Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diplomata britânico revela 'proposta secreta' do Irã sobre ataques no Iraque Bridget Kendall Da BBC

Ir para baixo

Diplomata britânico revela 'proposta secreta' do Irã sobre ataques no Iraque  Bridget Kendall  Da BBC Empty Diplomata britânico revela 'proposta secreta' do Irã sobre ataques no Iraque Bridget Kendall Da BBC

Mensagem por Admin Sex Fev 20, 2009 12:10 pm

Diplomata britânico revela 'proposta secreta' do Irã sobre ataques no Iraque

Bridget Kendall

Da BBC News

John Sawers, embaixador britânico na ONU (arquivo)

O embaixador John Sawers disse que a oferta iraniana foi feita em 2005

O atual embaixador da Grã-Bretanha na ONU, John Sawers, disse à BBC que o governo do Irã tentou fechar um acordo com Londres para que forças iranianas deixassem de atacar soldados britânicos no Iraque, durante a ofensiva militar iniciada em 2003 no país.

Em troca, o governo de Teerã queria que a Grã-Bretanha parasse de se opor ao programa de enriquecimento de urânio do Irã.

Segundo Sawers, um grupo de representantes iranianos confirmou o envolvimento do país no Iraque em uma reunião da qual ele participou em um hotel em Londres em 2005. Na época, ele era o diretor político do Ministério do Exterior britânico.

"Vários iranianos vieram para Londres e sugeriram que nós tomássemos chá em algum hotel", disse. "Eles fizeram o mesmo em Paris, em Berlim e, então, nós (os que receberem os iranianos) comparamos nossas anotações."

"Os iranianos queriam fechar um acordo segundo o qual eles parariam de matar nossos soldados no Iraque em troca de poderem continuar com seu programa nuclear. (Eles disseram:) 'Nós paramos de matar vocês no Iraque, paramos de sabotar o processo político no país, vocês nos permitem seguir com nosso programa nuclear sem empecilhos'."

O governo britânico rejeitou a proposta, e o programa de enriquecimento de urânio do Irã foi retomado pouco depois.

Documentário

Os ataques contras soldados americanos e britânicos no Iraque tiveram seu auge em 2005, e a extensão exata da participação iraniana nos incidentes nunca foi conhecida em público.

Oficialmente, Teerã nega participação no conflito, e autoridades britânicas costumam sustentar suas acusações com "evidências circunstanciais".

As declarações de Sawers foram incluídas em um documentário produzido pela BBC - Iran and The West: Nuclear Confrontation ("Irã e o Ocidente: Confronto Nuclear", em tradução livre) - que vai ao ar no sábado, dia 21 de fevereiro, na Grã-Bretanha.

O documentário apresenta uma série de entrevistas que revelam que, pelo menos desde 2001, países do Ocidente e o Irã estiveram envolvidos em negociações de bastidores.

Estados Unidos

Entrevistados iranianos e americanos, por exemplo, deixaram claro que Teerã colaborou com Estados Unidos para derrubar o regime do Talebã e tentar retirar a rede extremista Al-Qaeda do Afeganistão.

A colaboração teria sido profunda a ponto de os iranianos sugerirem aos americanos possíveis alvos para bombardeio no Afeganistão.

Em relação ao Iraque, o documentário diz que o ex-presidente iraniano Mohammed Khatami ofereceu ajuda para afastar Saddam Hussein do poder em Bagdá, argumentando que o líder iraquiano era inimigo do Irã.

As relações entre Irã e Estados Unidos, que não mantêm laços diplomáticas, se deterioraram depois que o ex-presidente americano George W. Bush incluiu o Irã no chamado "Eixo do Mal" em um discurso em 2002.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos