Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

America do Sul em mudança

Ir para baixo

America do Sul em mudança Empty America do Sul em mudança

Mensagem por Viriato Seg Mar 16, 2009 3:55 am

Mais um país (S. Salvador) aderiu á esquerda populista e, veremos, radical da América Latina. Mais uma peça a complicado puzzle mundial. Mas eu nunca esquecerei a origem deste movimento. Durante décadas, os EUA, deram cobertura e guarida a tudo o que era ditador nessa parte do mundo. Gente do mais sanguinário que existia. A reacção começa a ser visível....

El Salvador/Eleições

Mauricio Funes põe fim a 20 anos de hegemonia de direita


São Salvador, 16 Mar (Lusa) - Mauricio Funes, candidato da ex-guerilha de esquerda, venceu as eleições presidenciais de domingo em el Salvador, pondo fim a 20 anos de hegemonia da direita no pequeno país da América central.

"Sou o presidente eleito de todos os salvadorenhos", afirmou o candidato da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), derrotado em 1992, graças ao apoio de Washington, após uma guerra civil de 12 anos que fez 75.000 mortos.

Segundo resultados praticamente definitivos - 92 por cento de boletins contados -, este antigo jornalista, e vedeta da televisão, de 49 anos, venceu as eleições com 51,2 por cento de votos, contra 48,7 por cento do candidato do partido conservador no poder, Rodrigo Avila, que já reconheceu a derrota.

Mauricio Funes apresentou-se como "o verdadeiro presidente da verdadeira reconstrução do país, que começa pela reconstrução de pessoas". Sucede a Elias Antonio Saca, que não podia candidatar-se dado a Constituição proibir dois mandatos sucessivos.

A sua eleição foi festejada por milhares de apoiantes, sobretudo jovens, nas ruas das grandes cidades do país de pouco mais de seis milhões de habitantes.

"El Salvador está alvorada de uma nova era de mudança", afirmou um responsável que discursava sob fortes aplausos da multidão vestida de vermelho, cor do partido de Funes, num comício organizada perto da residência presidencial.

Funes, antigo correspondente da estação de televisão norte-americana CNN, tinha prometido que, se vencesse, El Salvador continuaria a ser um aliado de Washington.

Parlamentares norte-americanos tinham referido "ameaças potenciais" para os "interesses da segurança nacional" no caso de haver uma vitória da antiga rebelião, mas o responsável pelo Departamento de Estado para a América latina, Tom Shannon, anunciou que Washington respeitaria o resultado das eleições e trabalharia com o vencedor, fosse quem fosse.

Desde a intervenção decisiva de Washington contra a guerrilha, El Salvador está "americanizado", com uma economia "dolarizada" no próprio sentido da palavra, dado que a moeda nacional é o dólar norte-americano.

El Salvador, que acaba de retirar do Iraque o seu contingente de 200 militares, foi também o único país da América latina e permanecer no território iraquiano até ao final do mandato da ONU, 31 de Dezembro.

Fuentes tomará posse como Presidente a 01 de Junho. Não poderá governar só, visto que o FMLN não obteve maioria absoluta no Parlamento, apesar da vitória nas legislativas de Janeiro.


Fonte: Agência LUSA
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos