Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TAP , PASSIVO DE 2345 MILHOES............

Ir para baixo

TAP , PASSIVO DE 2345 MILHOES............ Empty TAP , PASSIVO DE 2345 MILHOES............

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Abr 21, 2009 7:22 am

Pinto será reconduzido na liderança da companhia de aviaçãoPassivo da TAP sobe a quase 2,5 mil milhões de euros TAP , PASSIVO DE 2345 MILHOES............ Vazio
21.04.2009 - 12h59
Por Lusa, PÚBLICO
O grupo TAP fechou o ano de 2008 com um passivo de 2467 milhões de euros, num cenário em que inclui a consolidação das contas da brasileira VEM, indica um documento interno da empresa. Apesar do prejuízo de 280 milhões de euros gerado no ano passado, o ministro Mário Lino mostra-se confortável com a actual administração, liderada por Fernando Pinto, que deverá ser reconduzido no cargo.

Este passivo de quase 2,5 mil milhões de euros é inferior ao activo que valia 2261 milhões de euros no final do ano passado, situação que coloca a situação da TAP com um capital próprio negativo de 212,9 milhões de euros.

Perante esta situação, a empresa encontra-se em incumprimento face ao artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, que diz que o passivo das empresas não pode ser superior ao seu capital social.

O cenário descrito no documento datado de Dezembro de 2008, que apresenta um orçamento para 2009, engloba a empresa de 'handling' SPdH a cem por cento (94 por cento da TAP, SGPS e seis por cento da Portugália - PGA) e consolida os prejuízos da VEM, empresa de manutenção adquirida em finais de 2005.

Do total de passivo apresentado, mais de 1400 milhões de euros são provenientes da dívida de longo prazo (1.236 milhões) e de curto prazo (214,7 milhões).

O documento orçamenta para este ano um passivo de 2345 milhões de euros, que perante os activos, apresentará, segundo estimativas da TAP, um capital próprio negativo de 203,4 milhões de euros.

Para fazer frente a esta situação no grupo TAP, o Governo, enquanto accionista Estado, tem várias hipóteses. A primeira pode passar pela privatização da empresa através de um aumento de capital no montante nunca inferior a 200 milhões de euros. A segunda hipótese seria seguir uma via completamente de ajuda pública, mas para isso, o Governo terá de pedir uma autorização especial à Comissão Europeia, já que pelas leis comunitárias, é vedado qualquer tipo de financiamento público às companhias aéreas europeias. No pior cenário, a TAP pode pedir a insolvência da empresa.

A própria administração da TAP pode, no entanto, atenuar a situação financeira da empresa se conseguir vender a empresa brasileira de manutenção VEM ou 50 por cento do 'handling' (Groundforce). A 31 de Março, a companhia aérea portuguesa anunciou que vai avançar com um concurso para seleccionar uma instituição bancária de investimentos para vender 50,1 por cento da Groundforce.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu sábado que o aumento do capital da TAP continua a ser estudado pelo Governo e admitiu a possibilidade de procurar parceiros para resolver a situação da transportadora.

"Não ponho de parte a hipótese de encontrar parceiros que possam apoiar, juntamente com a TAP, a manutenção de uma companhia aérea portuguesa", admitiu Teixeira dos Santos. Quanto à possibilidade de aumentar o capital da empresa, o ministro diz que nada está decidido. "Tem de ser apurado, mas nenhuma decisão foi tomada", observou.

O Governo austríaco concedeu recentemente uma ajuda de 200 milhões de euros à Austrian Airways, prévia ao negócio de venda da companhia austríaca ao gigante alemão Lufthansa. No entanto, Bruxelas levantou "dúvidas" sobre a medida adoptada pelo Governo austríaco de assumir 500 milhões de euros de dívidas da Austrian, que no total tem um passivo de 1,5 mil milhões.

IMAGINEM, um PASSIVO de 2345 MILHOES!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos