Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OPEP prevê abrandamento da procura mundial de petróleo em 2009

Ir para baixo

OPEP prevê abrandamento da procura mundial de petróleo em 2009 Empty OPEP prevê abrandamento da procura mundial de petróleo em 2009

Mensagem por Admin Ter Jul 15, 2008 9:36 am

OPEP prevê abrandamento da procura mundial de petróleo em 2009
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) prevê uma desaceleração do crescimento da procura mundial de petróleo, com um aumento de 1,20% neste ano e de 1,03% em 2009, segundo o Relatório Mensal sobre o Mercado do Petróleo, elaborado pelo cartel e divulgado hoje.

Rita Paz

A Organização publica pela primeira vez um cálculo sobre a evolução da procura no próximo ano e destaca que o seu crescimento será menor que a média dos últimos 20 anos. "A procura mundial de petróleo registou um forte crescimento nos últimos 20 anos, com uma média de 1,2 milhões de barris diários", diz o documento. "No entanto, a nova estrutura do preço e o enfraquecimento da economia mundial contribuíram para abrandar o crescimento da procura de petróleo em muitas regiões."

Assim, os analistas da OPEP corrigiram em baixa a sua previsão sobre a procura em 2008, ao avaliá-la em 86,81 milhões de barris diários, o que representa um aumento de 1,03 milhões de barris diários (1,20%) face a 2007.

Para 2009, os peritos esperam um aumento mais moderado da procura, de 900 mil barris por dia, com um consumo de 87,71 milhões de barris diários em média - número que coincide com o previsto pela Agência Internacional da Energia (AIE), no último dia 10.

Assim, tal como a AIE, a OPEP destaca que o aumento do consumo ficará a cargo das economias emergentes, já que, nas nações industrializadas, está prevista uma retracção da procura por petróleo.

No fornecimento, a organização petrolífera espera que a oferta dos seus concorrentes suba em 900 mil barris diários no próximo ano, ou seja, será suficiente para cobrir o aumento da procura, graças sobretudo a uma maior extracção de petróleo do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Cazaquistão e Azerbeijão.

Essa extracção compensará amplamente o declive na produção do mar do Norte e no México, segundo os analistas do cartel.

Ao mesmo tempo, o relatório prevê um aumento do fornecimento de biocombustíveis a nível mundial, assim como do abastecimento de GNL (Gás Natural Liquefeito) e de petróleos não-convencionais.

Neste cenário, a OPEP prevê que caia em mais de 700 mil barris diários o volume de petróleo que o mundo requererá dos países-membros do cartel em 2009, que passará de 32 milhões de barris diários em 2008 para 31,2 milhões em 2009. Este é o primeiro retrocesso significativo da procura desde 2002, salienta o relatório.

O menor consumo do petróleo da organização, junto com o previsível aumento da sua capacidade excedente de extracção até 15% no final do próximo ano, "deverá aliviar as condições do mercado e ajudar a moderar os preços", diz o documento.

Mas, "apesar de o mercado poder beneficiar desses fundamentais, a descida dos preços dependerá de outros factores, como as tensões geopolíticas, os movimentos nos mercados financeiros e as restrições no sector de refinação, que foram determinantes nos actuais preços", adverte.

DE
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos