Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja na Bulgária receberá ajuda do Vaticano

Ir para baixo

Igreja na Bulgária receberá ajuda do Vaticano Empty Igreja na Bulgária receberá ajuda do Vaticano

Mensagem por Vitor mango Sáb Jun 27, 2009 1:36 am

Igreja na Bulgária receberá ajuda do Vaticano
A situação dos cristãos na Terra Santa foi outro dos assuntos discutidos na última assembleia da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais

Na Bulgária, a Igreja teve de recomeçar quase do zero após a queda do comunismo na Europa. As suas numerosas necessidades serão financiadas pela Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO). A garantia foi dada pelo secretário-geral desta agência da Santa Sé, Pe. Leon Lemmens, aos microfones da Rádio Vaticano.

A ajuda económica àquele país da Europa Oriental foi um dos pontos da agenda da reunião semestral de responsáveis da ROACO, que se realizou em Roma entre os dias 22 e 24 de Junho.

Segundo explicou Lemmens, "durante o regime comunista a Igreja Católica foi duramente perseguida" na Bulgária. "A Igreja greco-católica foi suprimida - continuou. Quase todos os sacerdotes, todos os religiosos e as religiosas, e também os bispos, foram presos; alguns morreram, outros foram assassinados; também há mártires católicos búlgaros."

A Igreja na Bulgária é, actualmente, uma "realidade pequena": os cerca de 80 mil membros representam 1% da população do país. Mas a ROACO propôs-se ajudá-la, porque, nas palavras do seu secretário-geral, "o amor universal de Roma não se esquece das pequenas comunidades católicas espalhadas pelo mundo".

A importância da paz na Terra Santa para a concórdia mundial

Outro dos temas do encontro foi a situação dos cristãos na Terra Santa e em todo o Médio Oriente. O assunto foi abordado através das intervenções do Patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, e do cardeal Leonardo Sandri.

Sobre esta questão, Lemmens destacou a importância da permanência da comunidade cristã na Terra Santa, memória viva - e não só de pedras - da vida de Jesus e dos seus discípulos.

Foi igualmente sublinhada a relevância desta presença em todo o Médio Oriente, porque foi nesse espaço que nasceram as três religiões monoteístas - judaísmo, cristianismo e islamismo; "viver juntos pacificamente tem uma importância enorme para a paz no mundo inteiro". "Esta é uma missão grande e permanente para os cristãos que vivem nesta parte do mundo", afirmou.

"Penso nos mosteiros, nas igrejas, nos hospitais, nas escolas e também nas universidades, que são, de facto, ‘jardins de paz' nos quais cristãos e muçulmanos vivem juntos", acrescentou.

E concluiu: "Apoiar os cristãos da Terra Santa é uma forma de dar vida à comunidade dos discípulos de Jesus, mas também uma ocasião para trabalhar pela paz no Médio Oriente e em todo o mundo".

A ROACO é um comité vinculado à Congregação para as Igrejas Orientais, presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. A sua missão consiste em canalizar a distribuição das ajudas materiais procedentes de outras partes do mundo.

Fazem parte da ROACO a Catholic Near East Welfare Association e a Pontifícia Missão para a Palestina (ambas localizadas nos Estados Unidos), assim como agências da Alemanha, França, Suíça, Holanda e Áustria.

Com Zenit
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117523

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos