Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coréia lança onze mísseis

Ir para baixo

Coréia lança onze mísseis Empty Coréia lança onze mísseis

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 05, 2009 3:22 am

Coréia lança onze mísseis

Grande parte dos sete testes realizados era de mísseis de curto alcance, entre 400 km e 500 km (Foto: Reuters)
Somente ontem, os norte-coreanos lançaram sete mísseis, desafiando a ONU e os países vizinhos, como o Japão

Seul. Em pouco mais de dois dias, a Coréia do Norte lançou 11 mísseis de curto e médio alcance em testes militares realizados na costa leste do país, no litoral do mar do Japão. Sob críticas internacionais, após o teste nuclear de 25 de maio passado, o regime comunista mantém as ameaças a despeito de sanções impostas pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Com um histórico de disparar mísseis em momentos de atrito diplomático, a Coréia do Norte já havia anunciado que realizaria manobras militares durante o mês de julho, e pediu ao Japão que não se aproximasse de sua costa no período. Ontem, os EUA comemoram sua independência -enquanto o país asiático lembra os três anos do primeiro teste de seu mais potente míssil, o Taepodong-2.

Os Estados Unidos consideraram ´perigosos e provocativos´ os testes realizados desde quinta-feira pela Coréia do Norte. Relatórios dos ministérios da Defesa da Coréia do Sul e do Japão revelam sobre um possível ataque ao território americano do Havaí, no Pacífico. O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, anunciou que aprovou a ativação de um sistema antimísseis próximo ao Havaí para proteger o arquipélago de um possível lançamento norte-coreano. O presidente Barack Obama declarou que o país está ´totalmente preparado para qualquer tipo de contingência´ em relação a um possível lançamento de um míssil pela Coréia do Norte.

Dos sete testes realizados ontem, grande parte deles era de mísseis de curto alcance -entre 400 km e 500 km -, segundo o governo sul-coreano. O Serviço de Inteligência de Seul diz que, apesar da pouca potência, a Coréia do Norte possui algo em torno de 700 projéteis como os testados ontem, do tipo Scud, que tem capacidade para atingir a Coréia do Sul.

Entre os armamentos norte-coreanos, há ainda 320 mísseis Rodong, que podem atingir o Japão, e as variações do Taepodong - cujo alcance varia entre 4.000 km e 6.500 km, podendo atingir a costa do Alasca (EUA) ou passar pelo Havaí.

Reportagem da agência de notícias Associated Press, que cita fontes do governo sul-coreano, os militares do regime comunista atiraram seu sétimo míssil a partir de Wonsan, cidade no litoral do mar do Japão. O local foi usado em todos os testes recentes, para o lançamento de projéteis de curto alcance.

Os testes são realizados ininterruptamente desde as 8h locais (20h de sexta-feira em Brasília). O Japão teme que seja alvo de ataques, apesar das críticas e fortes restrições lançadas pela ONU após a detonação de bombas em testes nucleares no fim de maio. ´Nós não podemos descartar essa possibilidade´, afirmou o chefe de gabinete do governo japonês, Takeo Kawamura. Esta série de lançamentos é a primeira desde que a ONU impôs em 12 de junho novas e mais duras sanções. A organização vetou, por exemplo, o comércio de armas com o país comunista.

REPERCUSSÃO
EUA e UE pedem que Coréia volte às negociações

Washington. Os Estados Unidos urgiram a Coréia do Norte ontem a não agravar a tensão já existente entre ela e a comunidade internacional, afirmando que sua última série de mísseis lançados ´não ajuda´. ´A Coréia do Norte deveria se abster de ações que agravam a tensão e se dedicar às negociações sobre sua nuclearização, cumprindo seus compromissos da declaração conjunta do dia 19 de setembro´, declarou o porta-voz do departamento de Estado, Karl Duckworth.

´Este tipo de comportamento dos norte-coreanos não ajuda´, acrescentou. ´O que a Coréia do Norte deve fazer é cumprir com seus compromissos internacionais´, disse o porta-voz. O lançamento de mísseis na madrugada de ontem ´destaca a importância de implementar tudo o que foi previsto nas resoluções da ONU´, afirmou Duckworth.

UE condena

A União Européia (UE) condenou ontem o lançamento de pelo menos sete mísseis balísticos pela Coréia do Norte e considerou uma ´provocação´, informou o escritório do alto representante para Política Externa e Segurança Comum do bloco, Javier Solana.

´A União Européia condena o lançamento de mísseis, considera uma provocação e exige que a Coréia do Norte volte à mesa de negociações´, disse às agências a porta-voz de Solana, Cristina Gallach.

Os projéteis foram lançados entre 8h e 16h10 local de ontem (20h de Brasília da sexta-feira e 4h10 de Brasília), da base militar de Gitdaeryong, próxima à cidade litorânea de Wonsan, situada ao sudeste da Coréia do Norte, e têm um alcance de entre 400 e 500 quilômetros, confirmou na manhã de ontem o Governo da vizinha Coréia do Sul.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos