Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah

2 participantes

Ir para baixo

Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah Empty Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah

Mensagem por Admin Qui Jul 17, 2008 1:29 am

Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah

Crispin Thorold
De Beirute para a BBC News



Libaneses comemoram libertação de prisioneiros de Israel
Prisioneiros libaneses libertados foram recebidos como heróis
Esta quarta-feira foi um dia de fortes emoções em ambos os lados da fronteira entre o Líbano e Israel.

Em Israel, foi um dia de sofrimento e raiva. No Líbano, o triunfo e o desafio eram os sentimentos dominantes.

Esse senso de vitória era particularmente forte no comício promovido pelo grupo xiita Hezbollah no sul da capital libanesa, Beirute.

Dezenas de milhares de pessoas se amontoaram em uma praça, com a bandeira amarela e verde do Hezbollah e também com a bandeira do Líbano nas mãos.

A lealdade desses seguidores fiéis do Hezbollah foi recompensada com uma rara aparição pública do líder do movimento, Hassan Nasrallah, que estava lá para receber os cinco militantes libertados por Israel no início do dia.

"A era das derrotas passou, e a era das vitórias chegou", disse Nasrallah. "Esse povo, essa nação deixou uma forte e clara imagem hoje para seus amigos e inimigos, de que não pode ser derrotada."

O mais polêmico dos prisioneiros libaneses a ser libertado por Israel é Samir Qantar. Ele foi preso em 1979 pela morte de três israelenses, entre eles uma menina de quatro anos.

"Eu voltei hoje da Palestina. Mas, acreditem, eu não vou voltar até que tenha retornado à Palestina", disse Qantar. "Eu prometo ao meu povo e a meus queridos na Palestina que eu e meus caros camaradas na corajosa resistência islâmica estamos voltando."

"União"

Os cinco prisioneiros libaneses libertados por Israel foram recebidos como heróis em seu país. Logo após serem transferidos para o lado libanês da fronteira em veículos da Cruz Vermelha, eles trocaram de roupa e vestiram uniformes militares.

Os homens caminharam sobre um tapete vermelho, ao som de música marcial.

Houve cenas parecidas em Beirute, onde eles foram recebidos pelos principais políticos libaneses, inclusive o presidente, Michel Suleiman, o primeiro-ministro, Fouad Siniora, e o presidente do Parlamento, Nabih Berri.

Esse evento ganha importância pelo fato de esses três políticos pertencerem a diferentes facções. Pelo menos superficialmente, foi um momento de união em um país profundamente dividido.

No entanto, na verdade os eventos do dia foram mais a respeito do Hezbollah do que da unidade nacional ou dos cinco prisioneiros libertados.

Desde a retirada de Israel do sul do Líbano, em 2000, o Hezbollah prometeu que iria conseguir a libertação todos os libaneses mantidos em prisões israelenses. Esta era uma das duas razões apresentadas pelo grupo para justificar sua contínua "resistência" contra Israel.

Agora, esse objetivo foi atingido e o movimento deverá relembrar os eventos desta quarta-feira como uma grande vitória, que será comparada à retirada israelense do Líbano.

É também o fim simbólico da guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah. Aquele conflito foi iniciado no dia 12 de julho, quando militantes do Hezbollah fizeram uma emboscada contra uma patrulha israelense.

Eles seqüestraram Ehud Goldwasser e Eldad Regev, os dois soldados israelenses cujos corpos foram devolvidos a Israel nesta quarta-feira.

O Hezbollah diz que esse ataque foi executado para tentar obter a liberdade dos prisioneiros libaneses mantidos em Israel.

Israel foi à guerra para resgatar seus dois soldados e punir o Hezbollah pela incursão em seu território.

"Resistência"

Um alto membro do Hezbollah disse à BBC que os dois soldados foram capturados vivos. Segundo essa fonte, eles foram feridos durante o ataque na fronteira, mas só morreram depois.

Essa informação não pode ser confirmada de maneira independente. Até que os caixões chegassem à fronteira, na manhã desta quarta-feira, não se sabia nem se os dois soldados estavam vivos ou mortos.

Se a troca de prisioneiros é uma vitória para o Hezbollah, como o grupo afirma, ela teve um preço alto para o Líbano e para Israel.

Mais de 1.125 libaneses e cerca de 160 israelenses morreram durante o conflito.

Essa troca de prisioneiros não vai levar a uma aproximação entre os dois lados.

O Hezbollah mantêm suas armas e afirma que tem o direito de continuar com sua "resistência" contra Israel. O grupo também exige que a área de Sheeba, ocupada por Israel em 1967, seja devolvida ao Líbano.

Esse território é disputado internacionalmente e até que seu status seja resolvido, o Hezbollah vai continuar a argumentar que tem o direito de lutar contra Israel.

Do lado israelense, também parece não haver disposição para qualquer tipo de acordo mais amplo com o Hezbollah. Israel e Síria estão em meio a negociações indiretas e é pouco provável que haja discussões - muito menos um acordo - entre o Líbano e Israel até que haja progresso em relação à Síria.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah Empty Re: Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah

Mensagem por Admin Qui Jul 17, 2008 1:53 am

Quando eu disse no ex Tinto Vaga liberdade que o Hesboladsh era a consciência do Líbano ia-me pregando na Cruz ...e ameaçaram-me mesmo com os calores do branco ( que nunca foi vinho ...
Eu Era no fundo um terrorista , porque Israel tem todo o direito de ter bombas H , invadir , matar tudo o que lhe apetecer meter os F16 e destruir tudo o que for no pais oposto para bem da civilização
E apontavam-me o dedo
Ve meu tapado de merda , aqueles judeus de smoking a rezar de encontro ao muro ..-.Foi God pah que lhes garantiu que aquela terra era deles
Deles Todinha
Todinha
Tudo o que é árabe não merece sequer piar que deve logo ser metido na prisia onde estão 12000 prisioneiros de guerra
Pois
Só que nisto de guerras quando se mete a MERDA da religião ( e aqui peço as mais profundas desculpas á dita porque as há boas ) de ter que lidar com gente tão fanática tapada e bronca
Nós num e noutro lado estamos a lidar com Seres Humanos
Registem
Seres Humanos
Se usam Turbantes ou cabeceiam de encontro á porra de um muro comido pelo sangue da Historia ( caguei nisso
...ena pá hoje pareço uma sanita ,,,
Pois ..
Só que o tempo da-me sempre razão ...
A América entregue ao Bush com as mais sofisticadas armas de que há memoria eles acharam que invadir o Iraque era canja e depois dizer a Israel
Pa a gente tem o Iraque no papo o Irão FOICE a Síria fica para vocês e o petroleo serve para pagar as armas que gastamos a despejar no Iraque
Nesta mentira LOUCO alinharam 3 filhos da Puta ( sorry mulheres do negocio antigo ....´~
Eram eles
O Blair ..o cagão do Aznar convencido que a Espanha seria grande ...o mafioso do Italiano vigarista ainda por cima ...e neste cenário o Barroso em bicos dos pés gemia que queria uns negócios no Iraque ...coisa que o nosso Presidente não deixou ( e ainda bem senão estávamos fod*** com os árabes
Ou seja
Com o Marcelo rebelo de Sousa aos gritos na TV
isto é canja
# dias para invadir
Outros 3 para limpar as sanitas e numa semana vamos ter petroleiro a jorrar pelas paredes
~E o dito Marcelo agarrava nos livros espalhados em cima da mesa
...Bem temos aqui o Kamasutra ..um clássico da Keka
Este livro editado pelo Ze Camarinha esse monstro do engate no Algarve
Este ...chamado Lusíadas ja velhinho tem muitos erros de ortografias por culpa dos Brasileiros
temos aqui a táctica do 4x2x editado pelo meu amigo Scolari o homem que mais fez no consumo do vinho tinto
e não queria falar do Loureiro dos Santos
Porque o gajo nao sabe nada de nada disto de guerras e guerrilhas
Meus caros ( e Marcelo apontava o dedo ao Paulo Portas que Ministro da Guerra metia solda dinhos de Chumbo a falar de guerras e armas

Descarregando o autoclismo
======================================
Meus keridos
Dizia o meu avozinho
Um povo só se conquista pelo coração e nunca há porrada
É como uma gaja boa
A gente não se chega ao pe da pequena e grita
- Vai uma rapidinha ?
Boar mango !
Bora ?????????????????????
Fujam pá se ela acorda logo ...estamos perante uma profissional
Pois !
Quando o mango chegou ao Brasil com uma mão á frente e outra atras para resolver um complexo problema eu era só sorrisos meiguices e dialeticas com as madames
Porque o meu vovo me dizia
mango numa Sociedade as gajas teem acordos secretos inter pares e sabem tudo de tutti
Trigo limpo farinha amparo
Em poucas semanas sabia tudo ...sem nunca puxar da bazuca
O Brasil era meu
Agora era só colonizar o pais sem ter necessidade de ir ao Açores fazer uma declaração de guerra

è pá isto já vai longo
Vou tomar o pequeno almoço
bye
[b]



aviso aos mirones
Este forum é das coisas mais livrews da peninsula Hiberica onde cada qual pode dizer o que pensa do pensamento alheio com a ressalva de que se for á canela e não á bola sera agarrado pelos tomates
pois
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah Empty Re: Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Jul 17, 2008 8:34 am

QUEM, o SAMPAIO? O PRESIDENTE JUDEU?
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah Empty Re: Troca de prisioneiros não leva a aproximação entre Israel e Hezbollah

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos