Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal vai acolher dois detidos de Guantánamo

Ir para baixo

Portugal vai acolher dois detidos de Guantánamo Empty Portugal vai acolher dois detidos de Guantánamo

Mensagem por Admin Sex Ago 07, 2009 9:35 am

Portugal vai acolher dois detidos de Guantánamo

Portugal vai acolher dois detidos de nacionalidade síria de Guantánamo, concedendo-lhes um visto por razões humanitárias.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Administração Interna confirmam a decisão do governo português de acolher em Portugal dois cidadãos sírios detidos em Guantanamo", lê-se no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros .

Segundo o comunicado, "a decisão sobre o estatuto legal a conceder a estas pessoas obedece ao disposto no artigo 68.º da lei 23/2007 de 4 de Julho", norma que, acrescenta o texto, é "aplicável no caso" e "prevê um visto especial que permite a sua entrada em território nacional".

A legislação apontada é a lei sobre imigração que, no seu artigo 68.º, prevê que "por razões humanitárias ou de interesse nacional (...) pode ser concedido um visto especial para entrada e permanência temporária no país a cidadãos estrangeiros".

Portugal tomou a iniciativa, em Dezembro passado, de acolher detidos de Guantanamo no contexto de uma iniciativa europeia para ajudar os Estados Unidos a encerrarem aquele campo de detenção de suspeitos de terrorismo criado em 2002 numa base militar norte-americana em Cuba.

Em causa estão cerca de meia centena de detidos ilibados de quaisquer acusações de terrorismo mas que não podem ser devolvidos aos seus países de origem dado o risco de perseguição.

A decisão agora tomada pelo governo português segue-se à aprovação, em Junho, de um quadro comum a nível europeu e da visita a Lisboa do enviado especial dos Estados Unidos para o encerramento de Guantanamo, Daniel Fried, que, confirma o comunicado, "apresentou ao governo português um pedido específico no tocante ao acolhimento de detidos de Guantánamo".

O texto hoje, sexta-feira, divulgado pelo MNE salienta que a decisão agora tomada concilia "as diferentes vertentes da questão", citando "a vertente humanitária e das relações externas, a salvaguarda dos aspectos relacionados com a segurança (e) as perspectivas de sucesso na integração dos ex-detidos escolhidos".

"O fecho do Centro de Detenção de Guantanamo tem um alcance inegável. Trata-se de um marco para a revitalização das relações transatlânticas e de uma vitória para todos aqueles que defendem e promovem o respeito dos direitos humanos no quadro da luta contra o terrorismo", conclui o texto.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos