Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Método «único no mundo»

Ir para baixo

Método «único no mundo» Empty Método «único no mundo»

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 25, 2009 5:20 pm

Método «único no mundo»
Vila Real


Método «único no mundo» Utad_st

Universidade de Vila Real cria método para cálculo da idade das árvores

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, desenvolveram um método, que classificam como «único no mundo», para datar árvores até aos três mil anos, anunciou hoje fonte da instituição.

A patente deste novo método já foi registada em nome da academia transmontana e do empresário André Soares dos Reis, proprietário do Grupo \"Oliveiras Milenares\".

José Lousada, coordenador do estudo e docente do departamento Florestal da UTAD, disse à Agência Lusa que a investigação começou em 2007, depois de terem sido contactados pela empresa que comercializa árvores \"Oliveiras Milenares\" com o objectivo de desenvolverem um sistema de datar árvores antigas.

De acordo com o docente, a datação de árvores relativamente jovens é, de um modo geral, fácil, sendo neste caso normalmente utilizados métodos ópticos para a avaliação da sua idade, como a contagem dos anéis de crescimento.

No entanto, acrescentou, a utilização deste sistema em árvores muito antigas tem sido \"impraticável\" pois, na maioria dos casos, a parte central das árvores e que corresponde à sua zona mais velha, entra em biodegradação.

Ou seja, \"fica oca no seu interior\" o que \"impossibilita a sua datação\".

Na prática, o cálculo é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro ou perímetro do tronco.

O investigador referiu ainda se recorre ao estudo de outras árvores, com características idênticas, para depois, de forma comparativa se ir preenchendo a parte interior como se fosse um puzzle.

José Lousada garantiu que a nova metodologia não provoca a destruição da árvore, pois não obrigando ao seu abate, e permite a sua utilização em árvores ocas, nem provoca lesões que comprometam a sua sanidade.

É ainda, segundo frisou, \"um sistema extremamente rápido, comparativamente aos métodos tradicionais\", como a contagem dos anéis de crescimento ou a análise de radiocarbono da madeira.

O investigador referiu que as árvores portuguesas mais antigas são as oliveiras.

Para assinalar este invento, o empresário Soares dos Reis fez a oferta simbólica ao seu concelho, Oliveira de Azeméis, de uma oliveira com 460 anos, e que já foi datada com o novo método.

Esta oliveira foi colocada em frente aos Paços do Concelho, onde decorrerá, a 29 de Outubro, uma cerimónia de certificação e de apresentação oficial da patente.

Lusa, 2009-09-22

Método «único no mundo» Smilie34Método «único no mundo» Smilie34Método «único no mundo» Smilie34Método «único no mundo» Smilie34Método «único no mundo» Smilie34
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos