Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Três anos por atirar sapatos

Ir para baixo

Três anos por atirar sapatos Empty Três anos por atirar sapatos

Mensagem por Vitor mango Sex Out 02, 2009 1:01 am

Três anos por atirar sapatos

13 Março 2009

Tornou-se um herói no Médio Oriente por ter atirado um par de sapatos a George W. Bush - um gesto que o transformou numa celebridade nos cinco continentes. Mas isso não evitou a sua condenação judicial. O jornalista Muntadar al-Zaidi, que se tornou internacionalmente conhecido no dia 15 de Dezembro, quando tentou agredir o ex-presidente norte-americano com os seus próprios sapatos, recebeu ontem a sentença do tribunal de Bagdad: foi condenado a três anos de prisão. Apesar das aparências, o juiz foi benevolente: o crime de tentativa de agressão de um chefe do Estado estrangeiro é punível no Iraque com prisão até 15 anos.

Durante o julgamento, o jornalista afirmou estar inocente, sublinhando que se limitou a ter "uma reacção tão natural como a de qualquer iraniano" perante o presidente dos Estados Unidos, que orquestrou a invasão do Iraque em 2003 para derrubar o regime de Saddam Hussein.

No momento em que atirou os sapatos em direcção à cabeça de Bush, Zaidi chamou-lhe "cão", sublinhando que se tratava de "um beijo de despedida" do povo iraquiano. Na cultura árabe, agredir alguém com um sapato é considerado um acto profundamente injurioso. O antecessor de Barack Obama, demonstrando ter bons reflexos, evitou ser atingido.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos