Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos

2 participantes

Ir para baixo

Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos Empty Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 03, 2009 2:30 pm

Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos

Hoje

Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos Ng1199576

Os 230 trabalhadores que vão sair da Qimonda findo o período de rescisões e de despedimento colectivo têm, segundo a autarquia, uma nova esperança, com o grande número de empresas que estão a instalar-se no concelho

O processo de saída de 230 trabalhadores da Qimonda vai prolongar-se até à próxima semana, mas o presidente da Câmara garantiu ontem que, até 2010, serão criados "cerca de 5000 postos de trabalho no município".

Mário Almeida compreende que os cerca de 800 funcionários da fábrica de semi-condutores que estão em lay-off estejam "muito apreensivos", mas há um grande número de empresas a instalar-se em Vila do Conde e isso faz com que "aumente a esperança de conseguirem um novo trabalho".

O plano de viabilização da Qimonda foi aprovado no dia 29, mas de imediato foi iniciado um processo de saída de 230 trabalhadores, dado que o documento prevê a manutenção de apenas 770 dos actuais 1000 postos de trabalho.

A empresa vai apurar, "até ao final da próxima semana", quantos dos 800 trabalhadores que estão em lay-off pretendem rescindir o contrato, explicou Bruno Maia, da Comissão de Trabalhadores. Depois, será dado início ao processo de despedimento colectivo, para perfazer os 230 funcionários.

Apesar de não saber qual o número de pessoas que pretendem sair já da unidade de semi-condutores nesta fase, Bruno Maia explicou que "dezenas de pessoas já devem ter manifestado essa intenção junto da empresa".

Depois de firmadas as rescisões, os trabalhadores terão direito ao subsídio de desemprego e respectiva indemnização (um salário por cada ano de trabalho), que será paga de forma faseada, metade até "Abril e a restante até Outubro" do próximo ano.

Bruno Maia diz que este processo "vai resolver, por exemplo, casos de pessoas que já têm em vista outros empregos".

Para Mário Almeida, a dispensa'das 230 pessoas não é surpresa, mas lamenta casos de pessoas "que estão aflitas, sem saber o dia de amanhã e que andam a mendigar um emprego".

Ainda assim, o autarca vê "a criação de alguns milhares de postos de trabalho em Vila do Conde" como um "sinal de esperança".

Além do centro comercial Nassica, na freguesia de Modivas, que até Abril de 2010 "prevê a entrada de cerca de 1500 pessoas", a nova unidade privada de saúde - Hospital Sr. do Bonfim - começa a recrutar cerca de 900 funcionários já em "Janeiro do próximo ano", diz.

Também nas freguesias de Touguinhó e Rio Mau vão surgir duas indústrias, uma das quais criará 450 empregos, especificou o autarca, que não revelou o nome das empresas.

Por fim, o Mindelo ParK, espaço empresarial que prevê criar 2000 postos de trabalho.

DN

Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos Smilie34
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos Empty Re: Vila do Conde vai criar 5 mil novos empregos

Mensagem por Viriato Sáb Out 03, 2009 4:06 pm

Oh João. Não dê assim essas notícias a seco. O senhor Ronaldo pode-lhe dar uma coisa má. São autênticas punhaladas.....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos