Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paquistão..

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Paquistão.. Empty Paquistão..

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 09, 2009 11:23 am

Pelo menos 42 mortos e 100 feridos em atentado

por lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1201891

Pelo menos 42 pessoas morreram hoje devido à explosão de um mini-autocarro armadilhado junto a um mercado muito movimentado de Peshawar, a grande cidade do noroeste do Paquistão, segundo um novo balanço das autoridades.

O atentado, o segundo em Peshawar em duas semanas, provocou ainda mais de uma centena de feridos.

"Pelo menos 42 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas", disse no local o ministro provincial da Saúde, Zahir Ali Shah.

Aquela região tem sido alvo de atentados dos talibãs ligados à Al-Qaida, segundo a polícia.

DN

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por João Ruiz em Dom Jul 11, 2010 8:36 am, editado 1 vez(es)
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Paquistão - Pelo menos seis mortos em atentado no noroeste

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 16, 2009 11:09 am

Pelo menos seis mortos em atentado no noroeste

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1204885

Pelo menos seis pessoas morreram hoje num atentado perto de um edifício da polícia criminal, num bairro militar de Peshawar, noroeste do Paquistão, anunciou a polícia.

Este atentado é o sexto em 12 dias, igualmente marcados por uma série de ataques contra o quartel-general do exército perto de Islamabad e três instalações da polícia em Lahore, leste do país.

Estes ataques, reivindicados pelos talibãs, ligados à Al-Qaida, fizeram mais de 160 mortos.

"A bomba explodiu no bairro militar, perto de um edifício" da polícia criminal, indicou um oficial da polícia.

"Pelo menos seis pessoas, sobretudo civis, morreram e várias ficaram feridas, entre as quais detidos que se encontravam no edifício", referiram fontes da polícia no local do atentado.

As autoridades indicaram que o ataque foi "aparentemente" perpetrado por um suicida

DN

Rolling Eyes
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Brutal ataque dos talibãs desafia Hillary à chegada ao Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 29, 2009 5:41 pm

Brutal ataque dos talibãs desafia Hillary à chegada ao Paquistão

por ABEL COELHO DE MORAIS
Hoje

Paquistão.. Ng1210253

A secretária de Estado americana assegurou a Islamabad que Washington não abandona os seus aliados. Maioria das vítimas são mulheres e crianças.

Num evidente desafio aos Estados Unidos, os talibãs fizeram coincidir a chegada da secretária de Estado Hillary Clinton à capital paquistanesa, Islamabad, com ataques suicidas coordenados no Paquistão e no vizinho Afeganistão (ver página seguinte).

No Paquistão, um veículo armadilhado explodiu logo pela manhã no principal mercado da maior cidade do noroeste do país, Peshawar (ver infografia), originando uma verdadeira carnificina entre os comerciantes e a população, que realizava as compras do dia. As autoridades paquistanesas mencionavam ao final do dia a existência de, pelo menos, 92 mortos e de 217 feridos, muitos em estado grave, o que pode aumentar o número de vítimas mortais.

Este é o segundo atentado mais mortífero na história do Paquistão. A acção terrorista mais violenta sucedeu em Carachi, a 18 de Outubro de 2007, coincidindo com o regresso ao país da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, morta num outro ataque dos talibãs, dois meses depois.

O atentado no bazar de Mina coincidiu com uma importante deslocação de Hillary Clinton a Islamabad destinada ao relançamento das relações bilaterais para além "das questões de segurança e do antiterrorismo", referiu a diplomata americana. Exemplo dessas outras áreas é o apoio financeiro na ordem dos 125 milhões de dólares que os EUA disponibilizaram para a melhoria da rede eléctrica no Paquistão num pacote total de ajuda de 7,5 mil milhões de dólares.

Numa entrevista a uma tele- visão do Paquistão, Hillary sublinhou a necessidade de ultrapassar o clima de "desconfiança mútua" entre Washington e Islamabad. No passado recente, os EUA foram bastante críticos das opções de Islamabad no conflito com os islamitas, tidas por excessivamente conciliatórias.

Hillary manteve contactos com o seu homólogo paquistanês e com o primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani no primeiro de três dias da sua presença no Paquistão. Ao saber do atentado, a secretária de Estado assegurou que Washington não abandona os seus aliados e que o combate travado pelo Paquistão "é também o combate" dos EUA. Posições de solidariedade e condenação foram expressas pela União Europeia e pelo secretário--geral da ONU, Ban Ki-moon.

A explosão coincide com a ofensiva governamental sobre posições do Movimento dos Talibãs do Paquistão (ver caixa), uma das principais facções islamitas em guerra com Islamabad.

DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Atentado suicida mata 30 xiitas no Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 29, 2009 11:39 am

Atentado suicida mata 30 xiitas no Paquistão

por ABEL COELHO DE MORAIS
Hoje

Paquistão.. Ng1235853

Mais de 50 mil fiéis estavam nas ruas da cidade quando ocorreu o ataque. Surto de violência resulta de tensões interconfessionais e sucede numa conjuntura em que o Presidente Asif Zardari e o seu Governo surgem numa situação fragilizada.

Pelo terceiro dia consecutivo um atentado visou a comunidade xiita da cidade mais populosa do Paquistão, Carachi, durante uma das principais celebrações religiosas para esta minoria muçulmana, o Ashura ou Dia da Lamentação. O balanço provisório aponta para, pelo menos, 30 mortos e mais de 60 feridos.

O ataque sucedeu durante a passagem de uma procissão de crentes xiitas na Avenida Mohammed Ali Jinnah - o fundador do Paquistão -, uma das principais artérias daquela que é a capital comercial do Paquistão e um importante entreposto para o abastecimento das forças internacionais no vizinho Afeganistão.

Mais de 50 mil fiéis xiitas encontravam-se nas ruas de Carachi, envergando roupas escuras e flagelando o corpo e a cabeça com chicotes e lâminas, forma tradicional de penitência nesta data.

"Foi um ataque suicida. O bombista caminhava no meio da procissão quando se fez explodir", explicava depois o atentado o ministro do Interior, Rehman Malik.

Pela terceira vez no espaço de 72 horas, esta minoria do islão era visada por uma acção violenta reflexo da tensão recorrente que opõe os seguidores desta vertente aos seus opositores sunitas no Paquistão.

A clivagem entre muçulmanos neste país manifesta-se tradicionalmente sob forma violenta, recordando as agências que, em resultado destas, morreram mais de quatro mil pessoas nas últimas duas décadas. Os xiitas representam cerca de 20% dos mais de 176 milhões de paquistaneses.

Para a data do Ashura foram mobilizados dezenas de milhares de efectivos da polícia e do exército em todo o Paquistão para garantir a segurança num momento em que os xiitas assinalam a morte do imã Hussein, em 680 da era comum, na batalha de Kerbala. A data representa um marco central na separação entre xiitas e sunitas.

A explosão provocou uma intensa coluna de fumo negro e um movimento de pânico na multidão. Seguiu-se uma série de incidentes em que os fiéis xiitas atacaram agentes de segurança, assaltaram e incendiaram lojas e veículos.

Para o ministro do Interior, Rehman Malik, o responsável pelo ataque "não é muçulmano e é pior que um infiel".

O atentado de ontem em Carachi sucede num momento em que o Presidente Asif Ali Zardari e o seu Governo travam uma dupla batalha pela sobrevivência política e pela estabilização do país, procurando neutralizar alguns dos grupos islâmicos radicais, todos eles sunitas. Neste ponto, o exército prossegue desde meados de Outubro uma ofensiva na província do Vaziristão do Sul contra os bastiões do Movimento dos Talibãs do Paquistão, sem que se conheçam grandes sucessos. Em retaliação, num balanço das agências, os islamitas radicais com os seus atentados desde então vitimaram mais de 500 pessoas.

No plano político, Zardari surge mais fragilizado desde que o Supremo Tribunal há uma semana lhe levantou a imunidade e a mais quatro ministros do seu Governo, todos acusados de corrupção. Desde então, têm-se multiplicado os apelos à sua demissão. Em paralelo, Washington continua a pressionar Islamabad para que sejam neutralizados os sectores que apoiam os grupos talibãs no Afeganistão

In DN

Paquistão.. 00020439

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Talibãs negam morte do seu líder

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 31, 2010 3:07 pm

Talibãs negam morte do seu líder

Paquistão.. Ng1249246
Hakimullah, de barba na foto, numa conferência de imprensa, em Maio de 2008, um ano antes de assumir a chefia dos talibãs

Considerado o responsável operacional pela maioria dos ataques bombistas no Paquistão desde 2007, Hakimullah Mehsud sucedeu a seu irmão, Baitullah Mehsud, em Agosto de 2009 como dirigente dos islamitas radicais paquistaneses

O Movimento dos Talibãs do Paquistão desmentiu que o seu líder Hakimullah Mehsud teria morrido vítima de ferimentos devido a um ataque de mísseis americanos a 14 de Janeiro no Vaziristão do Norte.

A notícia posta a circular domingo citava duas televisões paquistanesas que teriam anunciado o funeral de Hakimullah Mehsud, líder dos talibãs desde Agosto de 2009 após a morte de seu irmão Baitullah Mehsud também num ataque de mísseis americanos.

A morte de Hakimullah, de 29 anos, fora anunciada na sequência do ataque de 14 de Janeiro, mas desmentida pelos talibãs que divulgaram, dias depois, duas gravações daquele para demonstrarem que se encontrava vivo. Mas o líder dos talibãs paquistaneses não voltou a ser visto depois daquela data.

Por seu lado, um porta-voz do exército paquistanês recusou-se a comentar a situação, indicando estar a recolher informações antes de se pronunciar sobre a sorte do islamita radical, considerado responsável operacional de muitos dos ataques terroristas dos talibãs desde 2007. Uma campanha que causou mais de três mil mortos em dois anos.

Os ataques com mísseis em território sobre controlo talibã aumentaram desde o ataque suicida de Dezembro último por um agente duplo jordano numa base americana a partir da qual são coordenadas as operações contra os islamitas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Atentado contra escola feminina mata alunas e soldados

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 04, 2010 5:36 am

Atentado contra escola feminina mata alunas e soldados

por LUÍS NAVES
Hoje

Paquistão.. Ng1250845

A deflagração de um engenho explosivo junto a uma escola feminina, na aldeia de Koto, região de Lower Dir, Nordeste do Paquistão, matou ontem três soldados americanos e pelo menos quatro crianças.

O balanço de vítimas era incerto, com oito mortos confirmados e 60 feridos, na sua maioria alunas. Muitas destas podiam estar soterradas nos escombros e circulavam informações de que alguns jornalistas ficaram feridos. O atentado foi reivindicado pelos talibãs paquistaneses.

A explosão ocorreu no momento em que a coluna de forasteiros (transportando trabalhadores humanitários, jornalistas e respectiva segurança) chegou à escola feminina, onde os visitantes deviam participar numa cerimónia de inauguração.

O atentado feriu gravemente um elevado número de raparigas e o alvo parece ter sido mesmo esta escola feminina, que os fundamentalistas já tinham destruído em 2009 e que foi reconstruída com ajuda humanitária americana. No Afeganistão e nas zonas tribais do Paquistão que lhe são vizinhas, os talibãs têm atacado todas as iniciativas de educação das crianças de sexo feminino.

Nesta zona foram destruídas dezenas de escolas para raparigas, mas este foi o pior incidente do género jamais registado.

A princípio, houve confusão sobre a identidade dos americanos mortos, que os talibãs identificaram como membros de uma empresa de segurança que protegia a ajuda humanitária. A embaixada americana em Islamabad esclareceu mais tarde que se tratava de militares que estavam na zona para treinar as tropas paquistanesas do corpo de fronteira, que tem sofrido mais com a insurreição. Até agora, oficialmente, não havia tropas dos Estados Unidos nesta região do Paquistão.

O governo paquistanês está muito pressionado pelos fundamentalistas, mas lançou no ano passado uma ofensiva militar contra os talibãs que controlam grande parte das regiões tribais do nordeste. Para Islamabad, a revelação da presença americana representa um novo embaraço, pois a imprensa tem sido hostil em relação às acções militares lançadas do exterior contra os radicais islamitas. As autoridades paquistanesas protestam contra estes ataques, mas sem grande convicção.

Na terça-feira, por exemplo, pelo menos 16 rebeldes talibãs foram mortos num ataque de aviões automáticos americanos não tripulados, nas zonas tribais do Waziristão norte. Na altura, foram disparados 18 mísseis contra múltiplos alvos, numa única aldeia.

Nas últimas semanas houve um aumento deste tipo de bombardeamento. No domingo, o New York Times escrevia que uma das vítimas dos ataques foi Hakimullah Mehsud, líder da insurreição talibã no Paquistão e alegado organizador do ataque suicida que matou no Afeganistão oito membros da CIA, no início do mês passado.

In DN

Paquistão.. Smile14

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Chefe militar dos talibãs detido pela CIA

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 16, 2010 11:41 am

Chefe militar dos talibãs detido pela CIA

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1256197

O chefe militar dos talibãs afegãos, o mollah Abdul Ghani Baradar, foi detido numa operação secreta conjunta dos serviços de informações norte-americanos e paquistaneses em Carachi, no Paquistão, noticia e edição eletrónica do New York Times (NYT).

Abdul Ghani Baradar foi detido há vários dias e atualmente está a ser interrogado no Paquistão, refere o jornal, citando entidades norte-americanas. Os interrogatórios são dirigidos pelos serviços paquistaneses, com a participação de americanos, adianta o diário

O mollah Baradar é descrito pelas fontes do jornal como a personalidade mais importante detida desde o início da guerra no Afeganistão, em finais de 2002, e considerado o N.º2 dos talibãs afegãos, depois do seu fundador o mollah Omar, próximo de Osama bin Laden.

Responsáveis norte-americanos não identificados disseram ao NYT que esta detenção poderá levar à de ouros dirigentes talibãs, nomeadamente o mollah Omar.

O jornal refere ainda ter sabido da prisão de Abdul Ghani Baradar na quinta feira, mas adiou a sua divulgação a pedido da Casa Branca para não comprometer uma recolha frutuosa de informações.

A divulgação da notícia surge depois de responsáveis norte-americanos terem admitido que a referida detenção era amplamente conhecida na região.

In DN

Paquistão.. Islam

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Re: Paquistão..

Mensagem por Anarca Qua Fev 17, 2010 4:20 am

O Paquistao eh o maior problema actualmente...

Aqui na India sabem que uma guerra com o Paquistao eh uma questao de tempo, pois aquele Pais muculmano esta fora de controle...
Anarca
Anarca
Admin

Pontos : 1203

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Norte-americanos acusados de "associação terrorista"

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 17, 2010 11:35 am

Norte-americanos acusados de "associação terrorista"

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1268202

Um tribunal paquistanês acusou hoje formalmente cinco norte-americanos, detidos em Dezembro último no Paquistão, de «associação terrorista», disse o advogado.

Os cinco tinham sido detidos em Dezembro último no Paquistão por alegados contactos com extremistas islamitas com ligações à rede terrorista Al-Qaida.

"Os principais artigos de acusação foram apresentados como previsto, estão todos relacionados com uma alegada associação com fins terroristas, eles incorrerem numa pena de prisão perpétua", disse o advogado de defesa, Shahid Kamal, em declarações aos jornalistas à saída da audiência no tribunal anti-terrorista de Sargodha, na região centro do Paquistão.

«Todos rejeitaram e negaram as acusações», disse à agência noticiosa francesa AFP um outro dos advogados, Hasan Dastagir.

«Entre as sete acusações, uma menciona o financiamento de uma organização proibida, outra o apoio a uma organização interdita e outra ainda acusa-os de conspiração para perpetrar um ato terrorista no Paquistão ou num país aliado», acrescentou.

Os cinco jovens norte-americanos, com idades entre os 18 e os 25 anos, de origem paquistanesa, etíope, Eritreia e egípcia, deixaram as respectivas famílias nos Estados Unidos e foram detidos a 09 de Dezembro de 2009 em Sargodha.

A próxima audiência no tribunal de Sargodha realiza-se a 31 de Março e o procurador deverá apresentar provas das acusações, disseram os advogados.

In DN

Paquistão.. 000203DA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Talibãs paquistaneses reivindicam atentado

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 05, 2010 2:44 pm

Talibãs paquistaneses reivindicam atentado

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1275949

O ataque suicida falhado de hoje contra o consulado dos Estados Unidos em Peshawar foi reivindicado por um porta-voz dos talibãs do Paquistão, aliados da Al-Qaida.

"Reivindicamos o ataque ao consulado norte-americano, em represália pelos ataques dos 'drones' (aviões não tripulados)" norte-americanos, que quase diariamente disparam mísseis no noroeste do Paquistão, contra os refúgios dos talibãs e da Al-Qaida, declarou Azam Tariq num telefonema para a agência noticiosa francesa AFP.

Segundo a embaixada dos Estados Unidos em Islamabad, pelo menos dois guardas de segurança paquistaneses seus funcionários foram mortos e numerosos outros ficaram feridos hoje no ataque ao consulado norte-americano em Peshawar.

O ataque foi realizado por 10 a 15 homens fortemente armados, entre os quais suicidas que fizeram explodir as suas bombas à entrada, indicou a polícia, que referiu um balanço de seis mortos: quatro assaltantes, um polícia e um outro homem não identificado. Os atacantes não conseguiram entrar no recinto do consulado.

"Os Estados Unidos condenam o ataque terrorista ao seu consulado em Peshawar", refere o comunicado da embaixada em Islamabad, que condena igualmente o atentado suicida que causou 41 mortos algumas horas antes no distrito de Lower Dir, mais a norte, num encontro de um partido político laico.

O porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) disse também que dispõem de "2800 a 3000 'fedayine' (os que se sacrificam)". "Vamos fazer mais ataques deste tipo, que terão como alvo os locais onde se encontram norte-americanos", adiantou Azam Tariq.

O TTP é o principal movimento talibã paquistanês, que jurou lealdade à Al-Qaida em dezembro de 2007 e, tal como Usama bin Laden, decretou a "jihad" (guerra santa) contra Islamabad devido à sua aliança com os Estados Unidos.

In DN

Paquistão.. Islam

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Abr 17, 2010 4:03 pm

Ataques bombistas em campo de refugiados

por DN.pt
Hoje

Paquistão.. Ng1281519

Pelo menos 50 mortos e 30 feridos foi o resultado de dois ataques bombistas no campo de refugiados de Kacha Pukha, nos arredores da cidade de Kahat, que acolhia pessoas que fugiam aos confrontos entre o exército paquistanês e os talibãs, na região fronteiriça com o Afeganistão.

Os dois ataques suicidas tiveram lugar dentro de um curto espaço de tempo, no momento em que 300 pessoas aguardavam a distribuição de alimentos. O campo oferecia refugio a habitantes do distrito de Orakzai, um dos mais fustigados por confrontos desde o final de 2009.

Os ataques aumentaram de intensidade a partir do momento em que os Estados Unidos e as autoridades paquistanesas uniram esforços no combate contra o terrorismo. Os talibãs aliados à Al-Qaeda têm levado a cabo ataques desta natureza que fizeram mais de 3200 vítimas nos últimos três anos.

O Presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, já ofereceu declarações nas quais condenou os ataques e disse aumentar a segurança desta área de forma a "proteger as pessoas de incidentes terroristas". O ministro da Defesa, Ahmad Mukhtar, classificou os acontecimentos como "altamente bárbaros e cobardes" e garantiu estarem a ser feitos todos os esforços para eliminar o terrorismo.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, tem classificado a área como uma das zonas mais perigosas do mundo, sendo que o Paquistão continua a ser um dos principais aliados dos EUA nas sua demanda pela estabilização do Afeganistão.


In DN

Paquistão.. 000203DA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Atentado nas zonas tribais matou 102 paquistaneses

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 11, 2010 8:40 am

Atentado nas zonas tribais matou 102 paquistaneses

por LUÍS NAVES
Hoje

Paquistão.. Ng1317021

Talibãs queriam atingir chefes tribais, mas não feriram nenhum. Mataram pessoas que esperavam entrega de comida e óleo

O balanço do atentado de sexta-feira na zona tribal do noroeste do Paquistão, junto à fronteira com o Afeganistão, subiu ontem para 102 mortos e 168 feridos, muitos dos quais em estado crítico. O ataque, realizado por dois suicidas e já reivindicado pelos talibãs paquistaneses, ocorreu na zona do mercado da localidade de Yakaghund, a uma hora de grande afluência. Foi o terceiro atentado deste ano com pelo menos 90 mortos e o pior no Paquistão desde Outubro.

O atentado de Yakaghund visava matar chefes tribais que deveriam estar àquela hora numa reunião no gabinete de Rassol Khan, o administrador adjunto da região tribal de Mohmand. Os chefes tribais e o administrador saíram ilesos do ataque.

Houve duas explosões, a primeira de menor potência e a segunda maior, de explosivos que estavam num veículo. Aparentemente, os dois terroristas tentaram escapar numa motorizada. A explosão atingiu em cheio um edifício administrativo e uma zona onde havia 70 lojas.

A maioria dos atingidos estava no centro administrativo à espera da entrega de comida e óleo ou para tratar de assuntos burocráticos. Uma prisão contígua ficou parcialmente destruída e alguns detidos aproveitaram para fugir. Também havia notícia de 15 desaparecidos. O edifício administrativo ruiu e temia-se que houvesse mais vítimas sob os escombros.

A zona tribal do noroeste tem sido alvo de numerosos atentados. No distrito de Mohmand, houve recentemente acções do exército paquistanês contra os talibãs. A atracção dos líderes tribais faz parte das tácticas de contra-insurreição, mas nesta zona não houve grandes sucessos. Um porta-voz dos talibã confirmou entretanto que o alvo do atentado eram os chefes tribais.

A violência terrorista no Paquistão intensificou-se em meados de 2007 e, em menos de três anos, já provocou a morte a mais de 3500 pessoas. No dia 1 de Janeiro, um atentado durante um jogo de voleibol provocou 100 mortos. Em Maio, em Lahore, um ataque a duas mesquitas da minoria Ahmadi fez 90 vítimas mortais.

Estas acções são a resposta dos talibãs paquistaneses à campanha militar paquistanesa nas zonas tribais, a que se juntam ataques americanos com aviões não tripulados. Os analistas afirmam que o número de atentados baixou ligeiramente, mas de um nível elevadíssimo: só no último trimestre do ano passado morreram mais de 500 pessoas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Paquistão.. Smilie35

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Piores cheias de sempre desalojam 500 mil no Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 02, 2010 4:02 pm

.
Piores cheias de sempre desalojam 500 mil no Paquistão

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1326010

Meio milhão de pessoas foram deslocadas pelas piores inundações na história do Paquistão e mais de 1,5 milhões afectadas, anunciou hoje um ministro provincial.

"As inundações deslocaram 500 000 pessoas e afectaram mais de 1,5 milhões na província de Khyber Pakhtunkhwa", no noroeste do país, declarou o ministro da Informação da província, Mian Iftikhar Hussain.

Este governante já fizera um balanço de 774 mortos, mas actualizou-o para "entre 1200 e 1500", acrescentando que estavam referenciados 129 desaparecidos.

As autoridades estão preocupadas com o crescente risco de epidemias devido às piores inundações dos últimos 80 anos, das quais resultaram mais de 1200 mortos.

Epidemias ameaçam populações

As autoridades paquistanesas estão preocupadas com o crescente risco de epidemias devido às inundações que assolaram o país.

Precipitações excepcionais provocaram inundações e deslizamentos de terra, que arrastaram milhares de habitantes e devastaram terras agrícolas numa das regiões mais pobres do Paquistão, já atingida pela violência atribuída aos talibãs e a movimentos ligados à rede terrorista Al-Qaeda.

Além das mais de 1200 vítimas mortais, as inundações causaram mais de 1,5 milhões de sinistrados.

As autoridades advertiram para a propagação da cólera e de gastroenterites devido à falta de água potável, precisando que vários locais em Swat estavam a ser evacuados.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Tragédia reabre guerra no clã Bhutto

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 09, 2010 3:07 am

.
Tragédia reabre guerra no clã Bhutto

por HELENA TECEDEIRO
Hoje

Paquistão.. Ng1328361

Visita de Presidente Zardari a Reino Unido criticada por sobrinha de Benazir. Filho adia entrada na política.

Quando chegou ao Reino Unido, na passada terça-feira, Asif Ali Zardari ia disposto a provar a David Cameron que o seu país não "promove o terrorismo", como o acusara o primeiro-ministro britânico durante uma visita à Índia. Mas esta polémica rapidamente foi esquecida quando o Presidente paquistanês se encontrou no centro das críticas por continuar a viagem à Europa quando o seu país vive as piores cheias dos últimos 80 anos, que já fizeram mais de 1600 mortos.

Foi este afinal o assunto que marcou a visita do viúvo da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto ao país onde a mulher estudou e onde o filho, Bilawal, terminou agora a licenciatura em História em Oxford. Acusado de ignorar o sofrimento do povo enquanto está "de férias" em hotéis de cinco estrelas, Zardari confrontou-se desde a chegada a Londres com protestos por parte da comunidade paquistanesa no Reino Unido (mais de um milhão de pessoas).

A caminho do comício que devia encerrar a sua viagem ao Reino Unido, em Birmingham, centenas de manifestantes esperavam Zardari, empunhando cartazes a dizer: "Milhares de pessoas morrem, o Presidente está de férias" ou "Milhares de mortos, milhões de sem-abrigo, o que faz rir o Presidente?" O Chefe do Estado do Paquistão - aliado do Ocidente na luta contra o terrorismo, mas que tem sido acusado de não estar a fazer tudo para lutar contra os talibãs que se refugiaram na sua fronteira com o Afeganistão - foi ainda alvo de um sapato, lançado por um manifestante, tendo escapado ileso.

Mas no interior do centro de conferências, os 1700 apoiantes do Partido do Povo do Paquistão (PPP) não só entoaram gritos de "Vitória para Zardari", como não escondiam a ansiedade para verem Bilawal Bhutto, o filho mais velho do Presidente e de Benazir (assassinada num atentado em Rawalpindi em Dezembro de 2007), que todos esperavam ver lançar ali a sua carreira política.

Mas Bilawal veio, entretanto, negar em comunicado a sua intenção de participar no comício. Nomeado pela mãe, em testamento, como seu sucessor político, o estudante de 21 anos preferiu participar, em Londres, na abertura de um centro de doações para as vítimas das cheias no Paquistão. Antes disso, Bilawal já viera defender o pai, garantindo que este estava a contribuir para recolher fundos a favor dos 15 milhões atingidos pelas cheias.

Tanto a viagem de Zardari ao Reino Unido, como o alegado lançamento da carreira política de Bilawal já haviam sido criticada por Fatima Bhutto, sobrinha de Benazir que vive actualmente em Carachi, no Paquistão. Num artigo publicado na revista Foreign Policy, a escritora garante que as cheias são "o Katrina de Zardari", numa comparação com o furacão que em 2005 colocou o Presidente George W. Bush no centro das críticas nos EUA devido às falhas na resposta às vítimas. A filha de Murtaza Bhutto, irmão de Benazir morto em 1996 num confronto com a polícia, acusou Bilawal de se querer autoproclamar futuro líder paquistanês.

Apesar da guerra no clã Bhutto, a BBC aponta ainda uma outra razão para as críticas a Zardari, sobretudo nos media paquistaneses: a tensão entre a classe política e a poderosa hierarquia militar na luta pelo poder no Paquistão.

In DN

Paquistão.. 0002038B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Um quarto do Paquistão foi atingido pelas cheias

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 16, 2010 3:35 am

.
Um quarto do Paquistão foi atingido pelas cheias

por PEDRO CORREIA
Hoje

Paquistão.. Ng1330670

Ban Ki-moon, em visita a campo de refugiados, promete reunir auxílio de emergência a seis milhões de pessoas necessitadas

A situação nunca foi tão dramática: um quarto do Paquistão está alagado na sequência de três semanas consecutivas de chuva constante - nada menos de 800 mil quilómetros quadrados. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, teve ontem oportunidade de ver com os seus próprios olhos o estado calamitoso em que se encontra o país, com 20 milhões de pessoas afectadas pelas inundações. Seis milhões dessas pessoas precisam de assistência urgente.

"Estou aqui para pedir à comunidade internacional que acelere o seu auxílio ao povo paquistanês. Vamos tentar mobilizar toda a ajuda necessária e sublinhar que o mundo apoia os paquistaneses nestes tempos difíceis", sublinhou o sul-coreano que lidera a ONU à chegada ao Paquistão, onde se avistou com responsáveis políticos do país e visitou um campo de refugiados.

As Nações Unidas prometem mobilizar um fundo de 460 milhões de dólares para o socorro imediato das populações mais necessitadas, a maioria oriunda das extensas zonas rurais do Paquistão. Em muito casos, são famílias que perderam casas e todos os haveres, além de verem os terrenos agrícolas transformados em gigantescos rios de lama que tudo arrastavam à sua passagem. O Governo paquistanês não hesita em classificar estas inundações como a pior catástrofe natural que desde sempre se abateu sobre o país, independente desde 1947. Há 1600 mortos oficialmente confirmados.

"As cheias destruiram vários milhares de dólares em colheitas e reservas de alimentos, o que representa uma perda colossal para a nossa economia", salientou o primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani.

A maior preocupação actual relaciona-se com a eventual proliferação de doenças: pelo menos 36 mil pessoas sofrem de diarreia aguda e já foi confirmado o primeiro caso de cólera.

A zona mais atingida pela intempérie foi o noroeste do Paquistão, habitual palco de combates entre forças do exército e a guerrilha talibã. Mas também as regiões de Punjab e Sind, no Sul, foram muito afectadas.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Bin Laden reitera apelo para ajuda às vítimas do Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 02, 2010 2:30 pm

.
Bin Laden reitera apelo para ajuda às vítimas do Paquistão

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1348962

O líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, reiterou hoje o apelo para ajuda às vítimas do Paquistão, numa mensagem áudio divulgada por 'sites islamitas', a segunda sobre o tema em menos de 24 horas.

Como o título "Ajudem os nossos irmãos no Paquistão", o líder da Al-Qaida retoma e desenvolve uma mensagem divulgada sexta feira, acentuando a falta de prontidão dos países árabes e muçulmanos na ajuda ao Paquistão, principalmente dos que têm mais recursos.

"A resposta não esteve à altura da catástrofe", apontou, lembrando que nenhum dirigente árabe ou muçulmano se deslocou ao Paquistão para verificar a dimensão da tragédia.

Bin Laden disse ainda que a riqueza petrolífera da Península Arábica "pertence a todos os muçulmanos" e defendeu que deve ser utilizada para ajudar o Paquistão.

A nova mensagem de mais de 13 minutos do líder da rede terrorista Al-Qaida foi divulgada hoje, mas já na sexta-feira Usama bin Laden tinha apelado à ajuda ao Paquistão, manifestando também a sua inquietação face às alterações climáticas.

Segundo a ONU, 21 milhões de pessoas foram atingidas pelas inundações no Paquistão e destas 12 milhões necessitam de ajuda urgente

In DN

Paquistão.. 0002038B

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Explosão mata 18 e fere 11 no Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 17, 2011 8:59 am

.
Explosão mata 18 e fere 11 no Paquistão

por DN.pt

Dezoito pessoas foram mortas e onze ficaram feridas numa explosão que destruiu esta manhã um autocarro numa região tribal do Noroeste do Paquistão.

O mini-autocarro fazia a ligação entre as localidades de Hangu e Kohat. A explosão matou as 17 pessoas a bordo e atingiu ainda outro autocarro que estava perto, matando uma pessoa nesse veículo e ferindo mais onze, noticia o The Guardian.

Há relatos contraditórios sobre as potenciais causas do incidente ocorrido numa zona onde os militantes islamitas atacam regularmente militares e civis: não há certezas sobre se foi uma explosão de uma bomba ou do depósito de gás, combustível usado por estes veículos.

In DN

Embarassed


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Pelo menos 80 mortos em atentado para vingar Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Sex maio 13, 2011 4:28 pm

.
Pelo menos 80 mortos em atentado para vingar Bin Laden

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1526355

Além dos mortos há a registar mais de uma centena de feridos em sequência de dois ataques bombistas contra um centro de treino militar em Charsadda, no noroeste do Paquistão.



Segundo a polícia paquistanesa, o ataque ocorreu quando uma moto e uma carroça armadilhadas com explosivos atingiram a porta principal do centro de treino militar de Charsadda, uma cidade a 30 quilómetros de Peshawar, causando a morte a dezenas de militares e civis. Os talibãs do Paquistão aliados à Al-Qaida reivindicaram o duplo ataque bombista, que dizem servir para vingar a morte de Bin Laden.

Aquele centro de treino militar está localizado perto de um mercado, tendo ficado destruídas cerca de 15 lojas em sequência das explosões, segundo a imprensa local. Todas as vítimas foram transportadas para os hospitais da região.

Os ataques de hoje foram os mais graves que tiveram lugar no Paquistão desde a morte do fundador da Al-Qaida, Usama Bin Laden, pelas forças especiais norte-americanas na cidade paquistanesa de Abbottabad, a 2 de Maio. A Al-Qaida e os talibãs do Paquistão prometeram vingar a morte de Bin Laden com ataques contra o governo paquistanês e as suas forças de segurança, que consideram serem cúmplices de Washington, e contra interesses norte-americanos.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Diplomata saudita morto a tiro no seu carro

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 16, 2011 10:37 am

.
Diplomata saudita morto a tiro no seu carro

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1528660

Um diplomata saudita foi hoje morto a tiro quando se encontrava na sua viatura perto do seu consulado em Karachi, no sul do Paquistão, disse à agência France Press uma fonte da embaixada da Arábia Saudita naquele país.

"Era um diplomata saudita, foi morto a tiro na sua viatura, que tinha matrícula diplomática, perto do nosso consulado", disse o responsável das relações públicas da embaixada da Arábia Saudita no Paquistão.

Outra fonte da mesma embaixada disse à AFP que a vítima era um responsável de segurança do consulado da Arábia Saudita, sem adiantar mais pormenores.

"O condutor estaria eventualmente a dirigir-se para o consulado a partir da sua residência quando dois homens armados, que seguiam numa moto, dispararam contra o carro", disse um agente da polícia paquistanesa citado pela Associated Press.

Este ataque surge cinco dias depois de desconhecidos terem atirado, a partir de uma moto, uma granada contra o consulado da Arábia Saudita em Karachi, sem causar qualquer dano, um ato interpretado pela polícia paquistanesa como uma eventual reação à morte de Usama bin Laden, a 02 de maio, por forças especiais norte-americanas no norte do Paquistão.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Homens armados matam cinco em autocarro

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 18, 2011 4:20 pm

.
Homens armados matam cinco em autocarro

por Lusa
Hoje

Um grupo de homens armados matou hoje cinco pessoas da minoria muçulmana xiita no que foi considerado um ataque sectário na região sudoeste do Paquistão.

No ataque, outras seis pessoas ficaram feridas quando os homens armados que se faziam transportar em motociclos atingiram um autocarro na cidade de Quetta, capital da província de Baluchistan.

Mohammed Sultan Gichki, agente das forças de segurança da região, explicou que o ataque, que não foi reivindicado por nenhum grupo, terá sido perpetrado por extremistas sunitas.

O Paquistão é um Estado de maioria sunita e embora a maior parte dos sunitas e xiitas convivam pacificamente, os extremistas de ambos os lados atacam frequentemente a outra parte.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Obama admite novo raide americano no Paquistão

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 22, 2011 5:16 pm

.
Obama admite novo raide americano no Paquistão

por Patrícia Viegas
Ontem

Presidente dos Estados Unidos chega amanhã à Europa para uma visita oficial de seis dias a vários países.

Barack Obama admite um novo raide americano no Paquistão, caso se descubra que o país alberga líderes terroristas como Ussama ben Laden, líder da Al-Qaeda, morto no dia 2.

"O nosso dever é proteger os Estados Unidos. Nós temos muito respeito pela soberania do Paquistão. Mas não podemos tolerar alguém que planeia activamente a morte do nosso povo e do povo dos nossos aliados e nem permitir que este tipo de planos floresçam sem que tomemos qualquer tipo de acção", declarou o Presidente dos Estados Unidos em entrevista à BBC.

Obama fez estas declarações na véspera de partir para a Europa, onde vai andar em digressão durante seis dias. Amanhã chega à Irlanda, nos dois dias seguintes estará no Reino Unido, depois na quinta e na sexta-feira está na cimeira do G8 em França, terminando a sua visita no sábado na Polónia.

O democrata, cuja mãe tem raízes irlandesas e o pai quenianas, é candidato à sua reeleição nas presidenciais de 2012. Obama foi eleito o 44.º Presidente dos EUA em Novembro de 2008, tendo sido o primeiro chefe do Estado negro a entrar na Casa Branca.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty 12 militares paquistaneses mortos em ataque de talibãs

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 23, 2011 2:54 am

.
12 militares paquistaneses mortos em ataque de talibãs

por Lusa
Hoje

Pelo menos 12 militares paquistaneses foram mortos numa base da Marinha em Carachi (sul) num ataque de talibãs aliados da Al-Qaida para vingar a morte de Osama bin Laden, segundo um novo balanço divulgado pelas Forças Armadas.

"Doze membros das forças de segurança foram mortos durante a operação [ainda] em curso, 11 da Marinha nacional e um de uma unidade de Rangers", declarou à agência noticiosa francesa AFP o comandante Salman Ali, porta-voz da Marinha do Paquistão, mais de 13 horas depois do início do ataque, lançado no domingo à noite (hora local).

O ataque foi reivindicado pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão para "vingar Osama Bin Laden", disse à AFP o porta-voz daquele movimento, Ehsanullah Ehsan.

Bin Laden foi morto a 02 de Maio, na cidade de Abbottabad, perto da capital paquistanesa, Islamabad, numa operação das forças especiais dos Estados Unidos.

In DN

Paquistão.. 000203DA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Detidos 5 informadores que ajudaram a caçar Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 15, 2011 4:27 pm

.
Detidos 5 informadores que ajudaram a caçar Bin Laden

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1553314

O governo do Paquistão deteve cinco informadores paquistaneses da Agência Central de Informações norte-americana (CIA) que ajudaram à localização do fundador da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto a 2 de Maio.

Segundo o The New York Times, os indivíduos deram informações à CIA para localizar aquele que era o inimigo número um dos Estados Unidos e entre eles encontra-se um oficial do Exército paquistanês que anotou a matrícula de alguns veículos que entravam no complexo de Abbottabad onde residia Bin Laden.

Estas detenções não contribuem para a melhoria das relacções entre os Estados Unidos e o Paquistão, que se têm degradado progressivamente desde a operação conduzida pela CIA que conduziu à morte de Bin Laden.

Os Estados Unidos já afirmaram publicamente que se reservam o direito de desenvolver ações unilaterais contra os rebeldes no Paquistão, que Islamabad defende que seriam uma violação da sua soberania.

Como represália da operação norte-americana contra Bin Laden em solo paquistanês, Islamabad pediu a retirada de 200 militares norte-americanos que trabalhavam como assessores no Paquistão.

De acordo com a versão electrónica do The New York Times, desconhece-se no momento o paradeiro de um dos informadores da CIA que foi detido no Paquistão, além da identidade dos detidos e data das detenções.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Espancado por denunciar tortura por agência de espionagem

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 20, 2011 3:44 am

.
Espancado por denunciar tortura por agência de espionagem

por DN.pt
Hoje

Waqar Kiani foi brutalmente agredido pela segunda vez alegadamente por membros ligados às forças de segurança do Paquistão. O jornalista do The Guardian investigou há algum tempo a detenção ilegal e tortura de militantes islamistas por parte de uma agência de espionagem paquistanesa, em colaboração com os serviços secretos do Reino Unido.

No sábado à noite, homens armados e vestidos com uniformes da polícia pararam o repórter de 32 anos, quando este conduzia em Islamabad, e ordenaram que saísse do seu carro. Os quatro homens agrediram Waqar Kiano com murros, bastões de madeira e um chicote. "Eles disseram 'Queres ser um herói? Vamos fazer de tio um herói. Vamos fazer um exemplo de ti'", contou o repórter, em recuperação. Há três anos, outro jornalista, Saleem Shahzad, foi espancado até à morte depois de ter desaparecido da capital, recorda o The Guardian.

O Paquistão é um dos países mais perigosos do mundo para a comunicação social. Em Julho de 2008, Kiani foi raptado, vendado e levado para uma casa segura, onde foi interrogado, espancado e queimado com cigarros. Foi libertado 15 horas depois, a quase 200km da capital do país, e ameaçado de que a sua mulher seria violada e o vídeo publicado no Youtube caso ele contasse a alguém o que lhe acontecera. Nessa altura, o repórter investigava a captura, detenção ilegal e tortura de militantes islamistas por parte da principal agência civil de espionagem do Paquistão, em colaboração com o britânico MI5, serviços para a segurança interna.

Nessa altura, Kiani percebeu que os homens trabalhavam para as autoridades oficiais porque conheciam detalhes da sua vida pessoal, nomeadamente os movimentos na sua conta bancária, e os encontros com outros jornalistas do The Guardian. O jornal britânico publicou a história sobre o que se passou com o repórter apenas há uma semana. Kiani deu depois uma entrevista a uma televisão local. Seguiu-se novo espancamento, neste sábado, e o jornalista tem a certeza que os factos estão relacionados.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Bomba numa bicicleta matou pelo menos 10 pessoas

Mensagem por Joao Ruiz Qui Ago 25, 2011 4:03 pm

.
Bomba numa bicicleta matou pelo menos 10 pessoas

por Lusa
Hoje

Uma bomba colocada numa bicicleta explodiu hoje no noroeste do Paquistão, matando pelo menos 10 pessoas e causando estragos nos edifícios em redor, adiantou a polícia.

O ataque ocorreu num hotel da cidade de Nowshera, confirmou Mohammad Hussain, responsável da polícia local. "A bomba explodiu no interior do hotel. Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 14 feridas", declarou, citado pela agência France Presse. Um porta-voz das autoridades adiantou depois que o balanço se tinha elevado para 10 mortos após a morte de um dos feridos.

A explosão aconteceu quando muitas pessoas estavam reunidas após a refeição de quebra do jejum do Ramadão. O engenho explosivo estaria colocado numa bicicleta guardada no pátio do hotel, que terá ficado destruído, segundo a polícia. Um hotel próximo e várias lojas terão também sofrido danos. Nowshera situa-se a cerca de cinquenta quilómetros no nordeste de Peshawar, a grande cidade do noroeste do Paquistão. Na sexta-feira passada, um outro atentado na mesquita de Jamrud, no distrito de Khyber, matou 51 pessoas.

A região do noroeste do Paquistão, próxima da zona tribal que faz fronteira com o Afeganistão, tem sido alvo de vários ataques de extremistas muçulmanos e talibãs paquistaneses. Estima-se que mais de 4.550 pessoas tenham morrido em atentados suicida e explosões de bombas no Paquistão nos últimos quatro anos.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Paquistão pede ajuda à Nato para eliminar bases talibãs

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 29, 2011 4:26 pm

,
Paquistão pede ajuda à Nato para eliminar bases talibãs

por Lusa
Hoje

O chefe do Estado Maior das Forças Armadas paquistanesas apelou hoje à NATO e ao Afeganistão para ajudarem na ofensiva contra as bases talibãs no noroeste do Paquistão.

"Nós iremos agir contra os terroristas que se encontram na nossa região, e a Nato e o Afenagistão devem também agir contra eles do outro lado das fronteiras", declarou o general Asif Yasin Malik, que supervisiona as operações militares na província de Khyber Pakhtunkhwa.

"O Paquistão não tolerará mais infiltrações nesta região. O Governo afegão e a NATO não deverão permitir que os terroristas aumentem no Paquistão", acrescentou.

A mesma fonte assegurou também que as suas tropas se manterão na região onde lançaram uma ofensiva há dois anos "até que a segurança fique totalmente assegurada".

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Primeiro-ministro recebe encomenda com anthrax

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 01, 2012 12:04 pm

.
Primeiro-ministro recebe encomenda com anthrax

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1804430

O pacote foi enviado para a residência de Yusuf Raza Gilani.

Um pacote com anthrax foi enviado para a residência do primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, há cerca de 20 dias em Islamabad, anunciou hoje a polícia que está a investigar o incidente.

Um responsável da polícia, Hakim Khan, afirmou que foi registada uma queixa depois de confirmação laboratorial da presença de anthrax no pacote.

A inalação de pó misturado com anthrax pode provocar graves doenças pulmonares e em situações mais graves ser fatal.

Esta parece ser a primeira tentativa de ataque bacteriológico deste género no Paquistão, que enfrenta atualmente uma vaga extremamente violenta de atentados de talibãs aliados à Al-Qaeda e cujo governo, muito impopular, está a ser atingido por suspeitas de corrupção.

Os serviços do primeiro-ministro não confirmaram a informação. Os escritórios e a residência do chefe do governo estão localizados na "zona vermelha" da capital, um perímetro com elevado nível de segurança numa cidade repleta de postos de controlo militares e policiais para prevenir atentados.

O pacote foi enviado no distrito de Jamshuru, na província de Sind (sul). "Enviámos uma equipa para investigar e procurar os culpados", assegurou um oficial da políc

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Iniciada demolição do refúgio de Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Fev 25, 2012 5:04 pm

,
Iniciada demolição do refúgio de Bin Laden

por Lusa
Hoje

Paquistão.. Ng1837069

As forças de segurança paquistanesas iniciaram hoje a demolição da casa onde Bin Landen foi morto em maio por comandos norte-americano na cidade militar de Abbottabad, anunciou a polícia.

"Foram mobilizados dois bulldozers. A demolição começou e está a ser efetuada por forças de segurança, incluindo militares", referiu um responsável policial no local que pediu anonimato.

Osama Bin Laden, ainda considerado como o líder máximo da rede islamita da Al-Qaida, foi morto neste complexo em 1 de maio, na sequência de uma ação militar de comandos especiais norte-americanos provenientes do vizinho Afeganistão, uma ação que suscitou uma enorme polémica no país.

Um membro dos serviços de informações paquistaneses também confirmou à AP que a demolição do complexo foi iniciada ao início da noite, sob fortes medidas de segurança, mas disse desconhecer os motivos que implicaram esta decisão, ordenada pelo governo de Islamabad.

In DN

Paquistão.. Icon_mrgreen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Nove soldados mortos em ataque talibã a quartel

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 29, 2012 5:50 am

.
Nove soldados mortos em ataque talibã a quartel

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas
Hoje

O Exército paquistanês revelou hoje que nove soldados morreram na sequência de um ataque a um quartel junto à fronteira com o Afeganistão perpetrado por rebeldes talibãs, que já reclamaram a autoria do atentado.

O responsável do exército, que prestou declarações à Associated Press sob anonimato por não estar autorizado a falar à imprensa, revelou que vários soldados ficaram feridos em consequência do ataque, que aconteceu numa zona tribal do Sul.

O porta-voz do grupo talibã responsável pelo ataque, Ahsanullah Ahsan, garantiu que foram mortos 12 soldados, tendo alguns deles sido também decapitados

In DN

Paquistão.. Images?q=tbn:ANd9GcTxoRnqjG8PqJ6GbTxJ8qqg493SHZngFsjFB1-CDVQYmlaqXG_sAoExoxg

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Secretário-geral da ONU condenou escalada de violência

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 31, 2012 9:51 am

.
Secretário-geral da ONU condenou escalada de violência

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
Hoje

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, disse no domingo que estava "horrorizado com a escalada de violência terrorista no Paquistão", na sequência das mortes de 19 religiosos xiitas e de 21 soldados sequestrados.

No domingo, 19 religiosos xiitas morreram no sudoeste do Paquistão, na sequência da explosão de uma carro bomba que atingiu três autocarros que transportavam um total de 180 peregrinos para o Irão, num incidente que causou ainda 25 feridos.

No sábado, os corpos de 21 militares do pessoal de segurança foram encontrados crivados de balas numa zona desabitada, três dias depois de terem sido raptados alegadamente por talibãs.

Ban Ki-Moon condenou "em particular a violência continuada sobre as minorias religiosas", de acordo com um comunicado do seu porta-voz, Martin Nesirky.

Por outro lado, "condenou veementemente" a morte dos 21 militares.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Paquistão.. Empty Re: Paquistão..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos