Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um portugues paquistao chile INDIA

Ir para baixo

Um portugues paquistao chile INDIA  Empty Um portugues paquistao chile INDIA

Mensagem por Vitor mango Qua Set 01, 2021 4:45 am

Cavar em pé ou sentado
 
Nos anos sessenta chefiava um sector florestal ,  de uma empresa Sueca e , na vinda de um técnico a Portugal  fiquei admirado por ter sido chamado á sede em Lisboa porque o perito achava que eu tinha empregados a mais no corte de arvores . Argumentava eu , na altura , que só tinha quatro e todos o melhor que havia em esforço e dedicação .
Subi na escala e nos anos 80 era já consultor e andava a cheirar e a recomendar outros sectores florestais pelo mundo .
Cheguei ao Chile e a primeira nota assustadora que tomei foi ver 16 homens a cortar uma arvore
Era assim
Um  tinha uma corda e na ponta três bolas em ferro que girava e mandava  para o alto da arvore  . Logo que as bolas se enrolavam  no cimo do tronco  três trabalhadores puxavam a corda para manter a pressão necessaria . Dois trabalhadores alternados cortavam a arvore com um manchado ,  mais três aguardavam a altura de desramar e  os outros colocavam a junta de bois ou cavalos preparados para retirar a arvore do local .Um encarregado , de pernas afastadas e olhar vigilante e censor , impunha ordem nestes trabalhos
Cada trabalhador ganhava na altura 3 contos mês e todas as contas para rentabilizar este serviço esbarravam com o baixo custo da mão de obra .
Dali saí para o Paquistão com um calor torrido . Confesso que andar por aquelas bandas , foi um martírio . Os viveiros florestais eram sachados por  mulheres sentadas , com um pequeno sacho ,  debaixo da indulência que o calor obrigava . Tentei que o técnico local utilizasse um motocultivador . O problema é que ele desconhecia tal maquina. Assim  as mulheres tiveram garantido o emprego e a rentabilidade da empresa teve de esperar por melhores dias  .
Desmobilizado ,  passei á China e aqui vi centenas de chineses de bicicleta a transportar   sacos . Curioso perguntei para que queriam  eles os sacos .
Simples . Eles transportavam barro para misturar com a  terra areenta e assim aumentar a produtividade da mesma . A terra em causa ficava a 10 quilómetros Comecei a fazer contas , das vezes que teriam de andar de bicicleta ,  mas desisti quando vi parte da muralha da china com 9.000 quilómetros
Era mesmo trabalho de chinês .
Converso com um americano e vejo estufas gigantescas  para produzir alfaces em cultura hidroponica ( sem terra ) Tudo é mecanizado . As alfaces são produzidas tal e qual como nos aviários .
Os tabuleiros flutuam num canal de água que os vai transportando lentamente  e quando chegam ao fim ao fim de poucas semanas estão prontas .
A água é reciclada adicionados novos fertilizantes e o ciclo continua sem parar
As alfaces colhidas são etiquetadas e entram directamente para camiões
Um motorista sobe para o seu camião computadorizado e basta-lhe olhar para o écran do computador para saber tudo desde  as coordenados para onde leva o material e qual é o estado  ambiental do carregamento . Chegado ao entreposto , um computador acciona o descarregamento electrónico e os tabuleiros são encaminhados directamente para os locais de venda ao publico .
O pessoal envolvido é diminuto para produzir milhares e milhares de alfaces .
TAL técnica e eficiência assusta
São alfaces de aviário
Já não é alimento é mais remédio para mitigar a fome .
Todo o romantismo da agricultura familiar tende a desaparecer e o contacto com a mãe natureza tem um computador pelo meio .
Aqui põe-se o problema da rentabilidade
A sagrada pergunta é esta
Devemos cavar em pé , sentados ou deitados ?
A resposta é só uma
A enxada tem os dias contados , só por receita médica poderá  ser utilizada mais dia menos dia .

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Um portugues paquistao chile INDIA  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos