Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tráfico de seres humanos

Ir para baixo

Tráfico de seres humanos Empty Tráfico de seres humanos

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 18, 2009 8:43 am

Números conhecidos do tráfico de seres humanos representam «ponta do iceberg»

Hoje às 13:35

Tráfico de seres humanos Ng1205587

O coordenador do Observatório contra o tráfico de seres humanos, Manuel Albano, desconfia que as 231 pessoas sinalizadas em Portugal podem ser apenas a «ponta do iceberg».

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1394373

- Coordenador do Observatório para o tráfico de seres humanos diz que os números conhecidos estão subestimados

- Manuel Albano diz que em Portugal já existem equipas especializadas para combater este problema

O coordenador do Observatório para o tráfico de seres humanos admite que a situação em Portugal pode ser bem mais grave do que a realidade conhecida.

Os números indicam que há 231 vitimas sinalizadas desde o ano passado e que 88 por cento são mulheres, em maior número solteiras e brasileiras.

«São crimes que envolvem muitas pessoas e situações, pela sua especificidade e carácter oculto demoram do ponto de vista da investigação, o que não significa que não estejam a ser apoiadas», afirma Manuel Albano.

O plano de combate ao tráfico de seres humanos, este domingo divulgado pelo Jornal de Notícias, sugere que sejam criadas na polícia equipas especializadas, mas esta é uma situação, como explica à TSF, Manuel Albano que de alguma forma já se verifica.

«Já hoje em dia há serviços especializados dentro dos órgãos de polícia criminal e a própria lei criminal estabelece a investigação do tráfico humano como prioritário», afirma.

TSF

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfico de seres humanos Empty Embaixador lamenta não ter sido ouvido

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 08, 2009 6:51 am

Embaixador lamenta não ter sido ouvido

por Carlos Rodrigues Lima
Hoje

Tráfico de seres humanos Ng1227584

Diplomata garante que embaixada da Moldávia estava disposta a colaborar e até escreveu ao procurador-geral da República

O embaixador da Moldávia em Portugal, Mihail Camerzan, lamentou, em declarações ao DN, que o Ministério Público (MP) não tenha pedido a colaboração da embaixada na investigação a uma rede de tráfico de pessoas. Se assim fosse, declarou o diplomata, estariam afastadas as suspeitas de corrupção e falsificação de documentos que o MP lhe imputa.E recordou que até chegou a escrever ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, dando-lhe conta de suspeitas sobre um indivíduo que acabou por ser acusado no processo.

Recentemente, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) concluiu uma investigação a uma rede de imigração ilegal, alegadamente dirigida por cidadãos moldavos. Foram acusadas 28 pessoas. No despacho de acusação, o procurador do MP imputa ao embaixador e a três ex-diplomatas a prática de crimes de corrupção, falsificação de documentos e auxílio à imigração ilegal.

Ora, Mihail Camerzan garante nunca ter cometido qualquer crime. "Nós estávamos disponíveis para colaborar", afirmou ao DN, dizendo que a embaixada recorreu ao serviços de tradução de Dorina Tintuic (a principal arguida do processo), por uma questão de necessidade: "Somos apenas cinco pessoas na embaixada para milhares de cidadãos do nosso país. Houve essa necessidade de recorrer a um serviço externo", declarou o diplomata.

Mihail Camerzan mostrou ainda ao DN um ofício enviado, em Junho de 2008, para o procurador-#-geral da República, no qual denunciou Celso Santos, um notário, de estar a veicular sem qualquer tipo de autorização a informação de que estaria habilitado para tratar de documentos em nome da embaixada da Moldávia. "Sempre quisemos colaborar e não era a imunidade diplomática que impediria as autoridades portugueses de nos contactar", concluiu o embaixador, que termina esta semana a sua missão em Portugal.

Depois de conhecida a acusação, a embaixada da Moldávia vai, segundo o embaixador, pedir através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, elementos do processo-crime. "É claro que estamos preocupados com a questão do tráfico de pessoas. É um problema internacional e estamos sempre dispostos a colaborar com as autoridades de cada país", afirmou o embaixador.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos