Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja põe de lado referendo sobre casamento gay

Ir para baixo

Igreja põe de lado referendo sobre casamento gay Empty Igreja põe de lado referendo sobre casamento gay

Mensagem por Vitor mango Qui Nov 12, 2009 12:59 am

Igreja põe de lado referendo sobre casamento gay

por LusaOntem
Igreja põe de lado referendo sobre casamento gay

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) admitiu hoje, em Fátima, um debate alargado na sociedade portuguesa sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e não necessariamente um referendo.

" pergunta se deveria ser dada à sociedade portuguesa a hipótese de se pronunciar sobre este assunto, o padre Manuel Morujão respondeu: "Eu acho que o pronunciar-se pode ser por um debate alargado, não necessariamente pelo referendo".

Em conferência de imprensa, para fazer o ponto de situação dos trabalhos da 173.ª Assembleia Plenária da CEP, que termina quinta-feira, o responsável considerou, contudo, que existem outras prioridades no país, como a justiça social ou o desemprego.

O sacerdote aconselhou ainda "dar tempo ao tempo, parar para reflectir".

"Acho que é muito de aconselhar, não apenas nas passagens de nível sem protecção, pare, escute e olhe, e reflicta", declarou.

O porta-voz da CEP afirmou que este assunto ainda não foi abordado pelos bispos e acrescentou que ele consta numa nota pastoral que os bispos lançaram em Fevereiro, reiterando que "o casamento é uma instituição única e sem parceiros a esse nível".

Por isso, introduzir o estatuto de casamento para os homossexuais, com ou sem possibilidade de adoptarem crianças, é "uma ofensa ao verdadeiro casamento", defendeu.

Acrescentando que existe "outro tipo de uniões", o responsável reconheceu que a posição do líder parlamentar do PSD, que esta semana disse ser a favor de uma união civil registada para os casais de homossexuais, como alternativa ao casamento, se aproxima mais do pensamento da Igreja Católica.

Confrontado com o facto de haver homossexuais católicos que defendem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o responsável defendeu que "um católico deve aderir à doutrina católica", mas que esta "não vai por aí".

"Mas nesse ponto, há-de desculpar quem assim falar, não é católico", declarou, reconhecendo a "diversidade de opiniões".

Salientando que "ser homossexual não é pecado, como também não é virtude ser heterossexual", o responsável defendeu que "fundamental é cada um usar a sua sexualidade de um modo correcto".

O responsável reiterou a posição da Igreja Católica à possibilidade de adopção de crianças por casais homossexuais.

"Estão incluídos terceiros, os filhos adoptivos, que, a seu tempo, se vão sentir numa situação que não é o padrão normal da sociedade", afirmou.

"Podem até ter muita ternura para oferecer, mas os pais adoptivos são para os filhos e não os filhos para os pais", declarou.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos