Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Militares satisfeitos com plano de Obama

Ir para baixo

Militares satisfeitos com plano de Obama Empty Militares satisfeitos com plano de Obama

Mensagem por ricardonunes Qua Dez 02, 2009 11:41 am

O comandante das forças da NATO e dos EUA no Afeganistão, general Stanley McChrystal, afirmou esta quarta-feira que a nova estratégia de Obama para o conflito, que inclui o envio para o terreno de mais 30 mil militares, fará "uma enorme diferença" no combate à guerrilha taliban.

"As tropas adicionais vão fazer uma enorme diferença. Vamos poder actuar da melhor forma", afirmou o general McChrystal, adiantando que, mais que o reforço militar, será a mudança de atitude dos afegãos que irá determinar o sucesso da missão. "Não é o número de inimigos que matamos que importa, mas o número de pessoas que conseguimos convencer, o número de civis que conseguimos salvar, o número de casas que não serão destruídas e o número de crianças que poderão ir à escola em segurança", referiu.

Já o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, adiantou que o plano de Obama tem quatro fases fundamentais: limpeza, segurança, construção e devolução. Ou seja, o primeiro objectivo é eliminar a guerrilha taliban, seguido pelo restabelecimento da segurança nas zonas conquistadas, reconstrução e transferência da responsabilidade para as autoridades afegãs.

Obama, recorde-se, anunciou no discurso desta madrugada que os 30 mil militares envolvidos neste reforço deverão estar no terreno no prazo máximo de seis meses, sendo que o objectivo final é acabar com a guerra no prazo de três anos.


R.R. com agências
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos