Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)

2 participantes

Ir para baixo

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO) Empty Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por Vitor mango Sex Dez 04, 2009 1:57 am

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)
Uma viatura ligeira atropelou esta sexta-feira um pelotão, à porta do Quartel de Tancos. Os militares estavam a fazer exercícios, anunciou a SIC. De acordo com o Exército 14 militares ficaram feridos.

O acidente terá acontecido a cerca de 200 metros do quartel quando uma viatura desorientada entrou pelo local. Neste momento, o INEM encontra-se no local e de acordo com o Exército um dos feridos já foi transportado para o hospital.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117673

Ir para o topo Ir para baixo

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO) Empty Re: Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por ricardonunes Sex Dez 04, 2009 11:59 am

Cinquenta e dois militares da Base Aérea de Tancos faziam como é habitual um exercício denominado "Marcor" - marcha corrida - na estrada para Constância quando uma viatura comercial ligeira que se deslocava no mesmo sentido, perdeu o controlo e atropelou os militares.

Os militares envolvidos no acidente pertencem ao Curso de Combate ministrado na Escola da Tropas Pára-quedistas de Tancos e cumpriam a primeira semana de treino.

O Tenente-Coronel Hélder Perdigão, Porta-Voz do Exército, explicou que à saída da unidade, por volta das 07h00 da manhã, a cerca de 200 metros da unidade um carro desgovernado apanhou a cauda da coluna militar, provocando ferimentos em 16 dos paraquedistas.

Dado o alarme, várias equipas do INEM se deslocaram de imediato para o local onde estão a prestar os primeiros cuidados aos paraquedistas sinistrados. As equipas do INEM vieram da região de Abrantes, Entroncamento e Barquinha.

O Porta-Voz do Exército informou que parte dos militares sinistrados já se encontram nos hospitais militares e para os Hospitais de Abrantes e Torres Novas, tendo sido evacuados de helicóptero para Lisboa três militares que são os casos mais complicados e que inspiram mais cuidados.

Os três feridos graves deram entrada nos Serviços de Urgência do Hospital de Santa Maria e do Hospital de S. José para onde foram transportados numa ambulância do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

Versões contraditórias ao longo da manhã

Os Paraquedistas que efectuavam um exercício habitual, seguiam pela estrada onde também é habitual com uma frequência que é, segundo Hélder Perdigão, quase diária. O porta-voz do Exército, Tenente-Coronel Hélder Perdigão veio a meio da manhã confirmar que a coluna seguia sem coletes reflectores ao contrário de informações dadas ao início da manhã à RTP de que os militares seguiriam com coletes reflectores "conforme mandam as regras neste tipo de situações". "Efectivamente não usavam colectes. Vinham dois elementos à frente e dois atrás para sinalizar a coluna militar, de forma gestual", explicou o porta-voz do Exército

Faziam marcha no sentido de Tancos para Constância e foi precisamente nesse sentido que se deu o acidente.

O condutor da viatura que provocou o acidente saiu ileso do mesmo e a patrulha da Guarda Nacional Republicana tomou conta da ocorrência.

Condutor não apresentou taxa de alcoolemia

O comandante do destacamento de Torres Novas da GNR , Pedro Reis, informou o que se terá passado.

"Ao que tudo indica, o veículo ligeiro de mercadorias dirigia-se na direcção Tancos-Praia do Ribatejo e deparou-se com um indivíduo a fazer sinal para ele se desviar do sentido normal do trânsito, tendo o condutor efectuado essas manobra de recursos entrando na via de sentido contrário", disse.

"Ao retomar o seu sentido de marcha não se apercebeu quer estava na presença de um pelotão de 52 elementos formado em coluna por dois militares", adiantou.

De acordo com o comandante do destacamento de Torres Novas da GNR, o condutor foi submetido a testes para detectar substâncias psicotrópicas e álcool, que deram resultados negativos.

Condutor que atropelou militares diz que pelotão não estava identificado com coletes

Chama-se José Filipe e conduzia um veiculo comercial no percurso Tancos - Praia do Ribatejo onde ia fazer a habitual distribuição de jornais.

Eram 7h00 da madrugada e o local apresentava-se, segundo o condutor, escuro. José Filipe é peremptório a afirmar que os militares "não estavam identificados com coletes" numa versão que contradiz em absoluto a apresentada pelo exército através do seu porta-voz Tenente-Coronel Hélder Perdigão que garantiu à RTP que os militares usavam coletes reflectores "como mandam as regras neste tipo de situação".

"Estava escuro. Eles não vinham identificados com coletes nem com camisolas brancas. Tentei desviar-me mas não consegui e apanhei o pelotão", declarou José Filipe. O condutor clarificou que os militares vestiam t-shirts e calças verdes.

"As primeiras ambulâncias e as autoridades policiais a chegarem ao local podem comprovar que eles vestiam t-shirts e calças verdes. Eu bati na minha mão", falando da faixa em que seguia.

Estrada com muitos acidentes

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Barquinha, Carlos Gonçalves, confirma que "têm ocorrido muitos acidentes naquele local, alguns com gravidade, mas nunca envolveram militares em treino".

"Trata-se de um recta que atravessa o polígono militar. Têm ocorrido muitos acidentes envolvendo viaturas que circulam a grandes velocidades, mas nunca com militares em treino", disse o comandante.

RTPTancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO) ALeqM5gSVg4Lun6fJeGND7Q8W0H3o2EnSw?size=l
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO) Empty Re: Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por ricardonunes Sáb Dez 05, 2009 5:40 am

Cinco militares atropelados continuam hospitalizados

Onze dos 16 militares feridos num acidente em Tancos já tiveram alta e cinco continuam hospitalizados, confirmou hoje o porta-voz do Estado-Maior do Exército (EME).

Dos militares feridos, um encontra-se no hospital de Abrantes, um no de São José e três em Santa Maria. O recruta que deu entrada no Hospital de São José apresenta "politraumatismos graves", informou esta unidade de saúde.

Dos três feridos internados em Santa Maria, um foi transportado de helicóptero directamente de Tancos após o acidente, um segundo foi transferido do Hospital de Abrantes e outro do Hospital de Torres Novas.

Prognóstico mais reservado

Um dos pacientes internados no hospital de Santa Maria apresenta o prognóstico mais reservado. Os dois outros militares internados nesta unidade "estão a receber acompanhamento por parte do serviço de neurocirurgia", disse à Lusa o porta-voz do Estado-Maior do Exército, tenente-coronel Hélder Perdigão.

O acidente ocorreu quando uma viatura ligeira atingiu na sexta-feira, cerca das 07:30, uma coluna de militares que faziam exercícios na estrada para Constância, provocando 16 feridos.

A colunar militar tinha acabado de sair da Escola de Tropas de Pára-quedistas, pelas 07:00, quando foi atingida por uma viatura comercial ligeira "desgovernada", a cerca de 200 metros do portão da unidade.


Lusa
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO) Empty Re: Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por ricardonunes Qua Dez 09, 2009 11:43 am

Dois militares continuam em estado grave

Cinco dos 16 militares que ficaram feridos num acidente em Tancos na passada sexta-feira permanecem hospitalizados e dois continuam em estado grave.

"Os dois que estão um no Hospital de Santa Maria e outro no Hospital de São José, em Lisboa, foram internados com alguma gravidade e continuam a inspirar alguns cuidados", afirmou o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão.

Os restantes três que continuam internados "inspiram menos cuidados e, por isso, já foram transferidos para hospitais militares", acrescentou.

O acidente ocorreu ao início da manhã de sexta-feira quando os militares treinavam numa estrada municipal. Uma viatura que seguia em sentido contrário atingiu a coluna militar, ferindo 16 elementos.

O Exército abriu de imediato um inquérito sobre o incidente que "ainda não está concluído". Também a GNR está a averiguar as causas do acidente, mantendo-se o processo em segredo de justiça.

CM
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO) Empty Re: Tancos: Viatura atropela 14 militares (EM ACTUALIZAÇÃO)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos