Vagueando na Notícia

Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Económico com Lusa 04/12/09

Ir para baixo

Económico com Lusa    04/12/09 Empty Económico com Lusa 04/12/09

Mensagem por ricardonunes Sex Dez 04, 2009 12:39 pm

Um rebelde taliban preso no Paquistão diz que o líder da organização terrorista Al-Qaeda foi visto no Afeganistão nos meses de Janeiro ou Fevereiro deste ano, avança hoje a BBC.

O prisioneiro talibã - que disse ter encontrado Bin Laden pessoalmente várias vezes antes do 11 de Setembro - afirmou ter estado com um 'contacto' da sua confiança, que disse ter visto o líder da Al Qaeda 15 ou 20 dias antes, do outro lado da fronteira, em território afegão.

"Em 2009, em Janeiro ou Fevereiro, eu encontrei um amigo que me disse que tinha estado com o xeque Osama, e que poderia conseguir que eu também me encontrasse com ele". Acrescentou, no entanto, que "o xeque (Bin Laden) não fica num único lugar. Aquele homem veio de Ghazni, então acho que era lá que o xeque estava".

Esse contacto foi identificado pelo detido como sendo um membro da tribo Mehsud, responsável por organizar reuniões entre Bin Laden e operacionais da organização terrorista que se encontram em outros locais.

As afirmações do prisioneiro, cujo nome não foi revelado por razões de segurança, não podem ser confirmadas. Mas, segundo um ex-analista da CIA, o relato é importante, plausível e deveria ser investigado.

"Se isto é verdade - e temos aqui um grande ‘se' - é algo extraordinário e muito importante. Sabemos que Osama bin Laden está vivo e sabemos que está algures na zona dominada pelos taliban ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão", avaliou Bruce Riedel.

"Todas as agências de inteligência ocidentais, CIA e M16, têm estado a procurar Osama Bin Laden nos últimos sete anos. Mas aqui agora temos alguém que nos diz, pela primeira vez, que viu e esteve com Bin Laden no passado recente", concluiu.

Económico
04/12/09 16:20
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo