Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. Médio Oriente: Iraque apresentou plano regional de cooperação 2008-12-10 05:39:21 Washington, 10 Dez (Lusa) -

Ir para baixo

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. Médio Oriente: Iraque apresentou plano regional de cooperação 2008-12-10 05:39:21  Washington, 10 Dez (Lusa) - Empty © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. Médio Oriente: Iraque apresentou plano regional de cooperação 2008-12-10 05:39:21 Washington, 10 Dez (Lusa) -

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 11, 2008 2:30 pm

©️ 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Médio Oriente: Iraque apresentou plano regional de cooperação
2008-12-10 05:39:21

Washington, 10 Dez (Lusa) - O governo iraquiano apresentou terça-feira em Washington um ambicioso programa regional de cooperação em matéria de segurança e recursos naturais e energéticos para "eliminar o ódio e a desconfiança" entre os países do grande Médio Oriente.

"O Iraque estará no coração deste projecto", indicou o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, frente aos peritos de um centro de investigação de Washington, o United States Institute of Peace (USIP).

O programa destina-se a permitir construir estradas transfronteiriças para ligar o Mar Mediterrâneo ao Golfo, partilhar os recursos de água, melhorar o transporte dos hidrocarbonetos, promover projectos económicos comuns, suprimir as barreiras comerciais, lutar contra o terrorismo e prevenir os conflitos transfronteiriços.

O porta-voz iraquiano explicou que o seu país pode desempenhar um papel central graças às suas imensas reservas petrolíferas e à sua situação geográfica entre o Golfo e a Europa, já que abandonou o seu papel destabilizador e evolui para um sistema democrático multi-étnico e multi-confessional.

De acordo com Dabbagh, este projecto "de Parceria económica regional" suscita "um grande interesse" na região, nomeadamente na Turquia, Irão, Síria, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait.

O governo iraquiano começou a discutir informalmente com o Kuwait, a Síria e a Turquia mas não ainda com o Irão, este projecto que ajudará "a eliminar o ódio e a desconfiança", aproximando os grupos étnicos e religiosos da região.

Apresentando primeira vez o que qualificou como "a visão oficial" do governo iraquiano, Dabbagh considerou que é tempo do Iraque e dos seus vizinhos iniciarem "uma nova era".

LMP

Lusa/Fim
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos