Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de soldado israelita por prisioneiros palestinianos para breve

Ir para baixo

Troca de soldado israelita por prisioneiros palestinianos para breve Empty Troca de soldado israelita por prisioneiros palestinianos para breve

Mensagem por Vitor mango Seg Dez 07, 2009 4:44 am

Troca de soldado israelita por prisioneiros palestinianos para breve
2009-12-05

A libertação de prisioneiros palestinianos contra um soldado israelita, Gilad Shalit, detido pelo Hamas na Faixa de Gaza, poderá ocorrer nas duas próximas semanas, admitiu um deputado trabalhista israelita.

O deputado Daniel Ben Simon garantiu que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está determinado a chegar rapidamente a um acordo.

"O acordo será tornado público daqui a uma ou duas semanas", garantiu Ben Simon durante um acto cultural em Beersheva, no sul de Israel, mas o gabinete do chefe do governo fez já um desmentido categórico.

"O primeiro-ministro nunca disse isso", comunicou o seu secretariado.

Israel e o Hamas mantêm um sigilo absoluto sobre as negociações para a liberação do soldado Gilad Shalit, de 23 anos e também com nacionalidade francesa, capturado em 25 de Junho de 2006 na fronteira da Faixa de Gaza por um comando palestiniano de vários grupos islamitas, incluindo o Hamas.

Daniel Ben Simon, no entanto, felicitou este "gesto de liderança" de Netanyahu, que substitui à frente do governo israelita o seu antecessor Ehud Olmert.

"Olmert não estava preparado para pagar o preço pedido para a libertação de Shalit e eu estou feliz por Netanyahu o fazer", declarou o deputado trabalhista.

O partido trabalhista, dirigido por Ehud Barak, actual ministro da Defesa, é membro da coligação governamental no poder em Israel.

O Hamas, movimento islamista palestiniano que controla a Faixa de Gaza, exige em troca da libertação do soldado israelita a libertação de várias centenas de prisioneiros palestinianos, entre os quais chefes políticos e militares da segunda Intifada dos anos 2000.

A esse respeito, Ben Simon garantiu que o líder palestiniano Marwan Barghuthi, símbolo da Intifada actualmente detido em Israel, estará entre os prisioneiros libertados no âmbito da troca.

"Está na lista", declarou o deputado, mas a questão é decidir se será expulso para o estrangeiro ou deixado com movimentos livres na Cisjordânia.

"Está em discussão libertá-lo em Ramallah ou enviá-lo para o estrangeiro por algum tempo", explicou Daniel Ben Simon.

Estas afirmações contradizem palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Avigdor Lieberman, que quarta-feira excluiu categoricamente que Marwan Barghuthi esteja na lista dos prisioneiros palestinianos a libertar em troca do soldado Shalit.

Barghuthi foi detido pelo exército israelita em 2002 e condenado, em Junho de 2004, a prisão perpétua por ter sido considerado culpado de envolvimento directo em quatro atentados anti-israelitas que custaram a vida a cinco pessoas durante a Intifada.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos