Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cavaco diz que José Sócrates tem condições para governar

Ir para baixo

Cavaco diz que José Sócrates tem condições para governar Empty Cavaco diz que José Sócrates tem condições para governar

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Dez 12, 2009 3:25 pm

Cavaco diz que José Sócrates tem condições para governar

por FRANCISCO MANGAS
Hoje

Cavaco diz que José Sócrates tem condições para governar Ng1229349

Presidente da República recorda a sua experiência como primeiro-ministro de um executivo minoritário, que aprovou "leis importantes", e recusa "a retórica de dramatização" sobre a governabilidade

"Eu também presidi a um Governo minoritário" e nesses anos foram aprovados dois orçamentos de Estado e legislação importante, como a Lei de Base do Sistema Educativo, lembrou, ontem, Aníbal Cavaco Silva. O Presidente da República recusa assim entrar em "retóricas de dramatização excessiva" sobre a governabilidade do País. A situação, que "não é inédita", mas exige cultura de "responsabilidade" entre as forças políticas.

No final da inauguração do Palácio das Artes-Fábrica de Talentos, no Porto, (início da terceira Jornada do Roteiro para a Juventude) o Presidente da República foi claro na resposta aos que, no PS, pediram uma palavra sua sobre a "ingovernabilidade no Parlamento" : o Executivo minoritário de José Sócrates tem, na sua perspectiva, condições de governabilidade. E sublinhou que a Assembleia da República "é o lugar central" do nosso sistema democrático, porque "os deputados são os representantes do povo".

Como argumento de que não se está perante uma situação de ingovernabilidade, Cavaco Silva lembrou o passado recente. Especialmente os executivos minoritários Evangelistas (1995 e 2002) de António Guterres, e o tempo em que ele próprio desempenhara as funções de primeiro-ministro sem o seu partido, o PSD, ter maioria no Parlamento. "Sei bem o diálogo que tive de desenvolver. Algumas leis foram reprovadas e se calhar fiquei incomodado".

Mesmo sendo minoritário, esse governo "aprovou leis importantes", além de dois orçamentos de Estado. Entre a legislação relevante então aprovada, Cavaco Silva apontou a Lei de Base do Sistema Educativo e a lei de Segurança Interna. Perante este exemplo, o Presidente recusa alinhar "em jogos que possam aumentar a tensão no País".

Aos que apelaram à sua intervenção, alegando estar em causa o normal funcionamento das instituições - numa alusão ao ambiente muito crispado entre deputados na Assembleia da República -, Cavaco garante ser "o último a interferir nos debates parlamentares".

Alguns, disse ainda, "podem não gostar de tudo o que acontece" no Parlamento. "Mas a quem compete organizar o funcionamento dos seus trabalhos é à Assembleia da República". O Presidente seguirá, "uma rigorosa po- sição" de independência e imparcialidade. "Serei sempre um referencial de estabilidade".

O Presidente da República - realçou ainda - "é a válvula de segurança do funcionamento das instituições democráticas, é a reserva de último recurso e deve sempre preservar essa posição de independência e imparcialidade". Não querendo interferir e recusando a "dramatização excessiva", fez, contudo, um apelo ao "bom senso" e à "responsabilidade" entre as diversas forças partidárias.

"Neste tempo de exigência na negociação, no diálogo e no entendimento, é bom que, ao lado, esteja também a responsabilidade. Devemos esperar que, ao lado da cultura de negociação, exista a cultura de responsabilidade", sublinhou.

O Presidente começou o Roteiro para a Juventude, no Porto, com a inauguração do Palácio das Artes- Fábrica de Talentos, uma escola para jovem criadores.

In DN

Cavaco diz que José Sócrates tem condições para governar Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos