Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS

2 participantes

Ir para baixo

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS Empty CAMUS, 50 ANOS DEPOIS

Mensagem por Viriato Seg Jan 04, 2010 7:57 am

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS Camus

Albert Camus (1913-1960) morreu faz hoje 50 anos. Filho de pai francês e mãe espanhola, nasceu em Mondovi, na Argélia, país onde cresceu, estudou, escreveu os primeiros livros e aderiu ao Partido Comunista. A denúncia da repressão na região de Kabilia fez dele um homem a abater. Em Março de 1940 partiu para Paris, tornando-se o mais famoso pied-noir das letras francesas. Em 1942, a publicação de L’Étranger trouxe-lhe a glória planetária. A ruptura com Sartre deu-se em 1952. O Nobel chegou em 1957. A 4 de Janeiro de 1960, aos 46 anos, morreu num acidente de viação perto de Le Petit-Villeblevin. Cronologia detalhada, feita por Eduardo Graça, aqui (*).


[Na imagem, Camus em Janeiro de 1959.]

posted by Eduardo Pitta


(*) http://aregradojogo.blogs.sapo.pt/

Um dos meus ídolos quando comecei a gostar de ler. E que o revisito muitas vezes....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS Empty Re: CAMUS, 50 ANOS DEPOIS

Mensagem por Viriato Qui Jan 07, 2010 3:15 am

A mãe de Camus enfim resgatada

por FERREIRA FERNANDES

Em O Estrangeiro, Albert Camus tem duas frases que são das mais perturbadoras que já abriram um livro: "Hoje, a minha mãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem." Camus morreu faz, hoje, 50 anos. Ou talvez tenha feito há três dias, não sei bem. Sei é que três anos antes dele morrer, deu uma conferência de Imprensa em Estocolmo. Acabava de ganhar o Nobel de Literatura. A sua pátria, a Argélia, estava a ferro e fogo e fugia-lhe entre os dedos. O estudante do liceu Bugeaud, o guarda-redes do Racing de Argel, o mediterrânico da margem Sul, estava dilacerado pela separação das duas comunidades da sua pátria. Para quase todos a solução simples convinha: ou francesa ou árabe. Mas ele gostava daquele "e" copulativo que, na política, tantas vezes traz a solidão. A direita francesa chamava-o traidor. A esquerda e os nacionalistas da FLN diziam-no dúbio. Naquela conferência de Imprensa, um jovem argelino interpelou-o. Camus lembrou a sua mãe, que nunca vira a França e vivia num bairro pobre de pieds-noirs (brancos) de Argel. E disse: "Eu creio na justiça, mas defenderei a minha mãe antes da justiça." Correu, então, que Camus se bandeara para os reaccionários. Agora, o Presidente argelino Bouteflika disse: "Qualquer um de nós daria essa resposta. O que prova que Camus é dos nossos." O tempo reconhece as mães e aponta os justos.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS Empty Re: CAMUS, 50 ANOS DEPOIS

Mensagem por Vitor mango Qui Jan 07, 2010 4:19 am

Naquela conferência de Imprensa, um jovem argelino interpelou-o. Camus lembrou a sua mãe, que nunca vira a França e vivia num bairro pobre de pieds-noirs (brancos) de Argel. E disse: "Eu creio na justiça, mas defenderei a minha mãe antes da justiça." Correu, então, que Camus se bandeara para os reaccionários. Agora, o Presidente argelino Bouteflika disse: "Qualquer um de nós daria essa resposta. O que prova que Camus é dos nossos." O tempo reconhece as mães e aponta os justos.

na altura em que li Camus engasguei-me porque nao estava a altura do pensamento do escritor
as vezes é precisso acelerarmos a passada para o acompanharmos
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

CAMUS, 50 ANOS DEPOIS Empty Re: CAMUS, 50 ANOS DEPOIS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos