Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A hipocrisia do PCP

3 participantes

Ir para baixo

A hipocrisia do PCP Empty A hipocrisia do PCP

Mensagem por Viriato Ter Jan 05, 2010 12:48 pm

Surgem hoje como os paladinos na defesa do casamento gay. Mas esqueceram-se do que fizeram a Júlio Fogaça. E a outros que por razões de alinhamento político, cairam em desgraça...


Júlio de Melo Fogaça (1907-1980) foi um político e militante do Partido Comunista Português (PCP). Filho de comerciantes abastados, Fogaça nasceu em Alguber, concelho do Cadaval.

Integrou o Secretariado do PCP em 1935, mas no mesmo ano é preso e deportado para o Tarrafal, onde permaneceu até 1940, altura em que beneficiou de uma amnistia. De regresso a Portugal Continental, dirige o grupo que reorganiza o PCP, procurando retomar contactos com a Internacional Comunista (o partido tinha sido expulso daquela organização em 1939). É preso em 1942 e reenviado para o Tarrafal, de onde sairá em 1945, de novo graças a uma amnistia.

Em Julho de 1946 participa no IV Congresso do PCP, tendo sido eleito para o Comité Central.

Durante a década de 1950 adquire preponderância na estrutura interna do partido. Defenderá a tese do derrube pacífico do regime ditatorial português, posição adoptada no V Congresso do partido em Setembro de 1957.

Volta a ser preso em Agosto de 1960, só tendo sido libertado em 1970. É entretanto expulso do PCP em 1961 sob pretexto de homossexualidade e pela defesa da solução pacífica, posição que recebeu duras critícas do novo secretário-geral do partido, Álvaro Cunhal, que a classifica de "desvio de direita".

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, reaproxima-se do PCP. Faleceu em 1980, tendo doado o seu espólio à Academia das Ciências de Lisboa que instituiu um prémio de História com o seu nome.

Wikipédia
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

A hipocrisia do PCP Empty Re: A hipocrisia do PCP

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 05, 2010 2:51 pm

Olha para o que eu digo... não olhes para o que faço

Desde quando, comunismo é sinónimo de verdade e coerência????


Wink

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

A hipocrisia do PCP Empty Re: A hipocrisia do PCP

Mensagem por Vitor mango Ter Jan 05, 2010 3:05 pm

João Ruiz escreveu:Olha para o que eu digo... não olhes para o que faço

Desde quando, comunismo é sinónimo de verdade e coerência????


Wink

c omo sabem nao sou nuncva fui comuna por uma coisa anedotica mas que para mim nao é
Eles obedecem a uma bandeira que nao é a nossa ...na altura URSS
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

A hipocrisia do PCP Empty Re: A hipocrisia do PCP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos