Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Esmeralda é uma sobrevivente", dizem psicólogas

Ir para baixo

"Esmeralda é uma sobrevivente", dizem psicólogas Empty "Esmeralda é uma sobrevivente", dizem psicólogas

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 23, 2010 4:02 pm

"Esmeralda é uma sobrevivente", dizem psicólogas

por JOÃO BAPTISTA
Hoje

"Esmeralda é uma sobrevivente", dizem psicólogas Ng1246034

Ontem, peritas garantiram que a menor está em sofrimento. Defesa refuta com o bom aproveitamento escolar da criança.

Para as psicólogas ouvidas ontem pelo Tribunal de Torres Novas não há dúvidas de que Esmeralda está em sofrimento psicológico por ter sido retirada aos pais afectivos em Dezembro de 2008 e obrigada a viver com o pai biológico.

Segundo o parecer das psicólogas, teria sido preferível a menor, de oito anos, ter ido viver com a mãe biológica, Aidida Porto, que reclama neste julgamento a guarda da filha. Aos sete anos, Ana Filipa foi obrigada a mudar de pais e avós, de amigos, de escola, de terra e até de nome, passando a ser tratada por Esmeralda.

Apesar de tudo, a criança não reage, não faz birras, não mostra revolta, tendo um comportamento social correcto e bom aproveitamento escolar. Para os psicólogos, esta apatia é um sinal de sofrimento. "Corre risco de sofrer um quadro depressivo grave, e os sinais poderão começar na adolescência", disse Anabela Fazendeiro, psicóloga do Departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Coimbra, que fez o acompanhamento psicoterapêutico de Esmeralda entre Março de 2007 e Abril de 2008. "A menina é muito inteligente, procura responder às expectativas dos adultos, mas apenas reagia funcionalmente com o pai biológico, não revelou qualquer laço afectivo com ele", declarou a perita. A psicóloga adiantou ainda que "a menina tinha uma relação com a mãe biológica que revelou traços mais afectivos do que com Baltazar, porque este representava a ameaça de ser afastada do casal Adelina/Luís que eram os pais de facto".

Sheila dos Santos, psicóloga do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Santarém que acompanhou a criança de Maio a Dezembro de 2009, disse, por seu lado, que Esmeralda não estava preparada para ser entregue ao pai biológico e acrescentou: "Depois de ter passado por tudo isto, podemos dizer que esta criança é uma sobrevivente."

Já José Luís Martins, o advogado de Baltazar, lembrou que a criança tem um aproveitamento escolar muito bom para refutar a tese de que está em sofrimento O julgamento continua no próximo mês.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos