Estudo das Finanças diz que TGV aumenta endividamento
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Estudo das Finanças diz que TGV aumenta endividamento
Estudo das Finanças diz que TGV aumenta endividamento
por DN.pt
Hoje
Estudo apresentado no Orçamento de Estado revela que as linhas TGV de Lisboa-Porto serão dos investimentos públicos mais onerosos para a economia a longo prazo.
Segundo avança a edição de hoje do Jornal de Negócios, a dívida pública e o endividamento externo irão subir devido às duas linhas TGV Lisboa-Porto. Conforme adianta o jornal, a incorporação de material importado vai fazer crescer o endividamento externo e os elevados custos de investimento vão aumentar a dívida pública até que os lucros operacionais permitam amortizar os empréstimos.
As conclusões aparecem no estudo "Promoção de Investimento pelo Estado e Sustentabilidade das Contas Públicas", que compara os grandes investimentos públicos de acordo com vários critérios como o estímulo ao crescimento, potencial de criação de emprego e impacto na dívida pública e no endividamento externo, adianta o Jornal de Negócios.
O documento, que está parcialmente incluído no Relatório do Orçamento de Estado de 2010, é da autoria de Manuel Caldeira Cabral, da Universidade do Minho e de Joana Almodôvar, do Ministério das Finanças.
O Jornal de Negócios explica ainda que o estudo em questão revela que a linha Porto-Lisboa, com menos perspectivas de procura em comparação com a linha entre Madrid e Lisboa, prolongará o peso das dívidas externa e pública por um prazo alargado. Quanto ao trajecto de Vigo, segundo o mesmo jornal, não é sequer expectável que haja retorno do investimento, uma vez que a linha deverá dar prejuízo operacional.
In DN
por DN.pt
Hoje
Estudo apresentado no Orçamento de Estado revela que as linhas TGV de Lisboa-Porto serão dos investimentos públicos mais onerosos para a economia a longo prazo.
Segundo avança a edição de hoje do Jornal de Negócios, a dívida pública e o endividamento externo irão subir devido às duas linhas TGV Lisboa-Porto. Conforme adianta o jornal, a incorporação de material importado vai fazer crescer o endividamento externo e os elevados custos de investimento vão aumentar a dívida pública até que os lucros operacionais permitam amortizar os empréstimos.
As conclusões aparecem no estudo "Promoção de Investimento pelo Estado e Sustentabilidade das Contas Públicas", que compara os grandes investimentos públicos de acordo com vários critérios como o estímulo ao crescimento, potencial de criação de emprego e impacto na dívida pública e no endividamento externo, adianta o Jornal de Negócios.
O documento, que está parcialmente incluído no Relatório do Orçamento de Estado de 2010, é da autoria de Manuel Caldeira Cabral, da Universidade do Minho e de Joana Almodôvar, do Ministério das Finanças.
O Jornal de Negócios explica ainda que o estudo em questão revela que a linha Porto-Lisboa, com menos perspectivas de procura em comparação com a linha entre Madrid e Lisboa, prolongará o peso das dívidas externa e pública por um prazo alargado. Quanto ao trajecto de Vigo, segundo o mesmo jornal, não é sequer expectável que haja retorno do investimento, uma vez que a linha deverá dar prejuízo operacional.
In DN
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