Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EUROPEU 2012

Ir para baixo

EUROPEU 2012 Empty EUROPEU 2012

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 10, 2010 10:42 am

Grupos para o Europeu
08 Fevereiro 2010


Com Polónia e Ucrânia apuradas, 51 equipas discutem, de Setembro de 2010 a Novembro de 2011, as 14 vagas no Euro. Apuram-se os vencedores de grupo, o melhor segundo classificado, e os quatro vencedores de um play-off entre os restantes segundos . As federações têm até 9 de Março para fixar o calendário de apuramento.

GRUPO A

Alemanha

Turquia

Áustria

Bélgica

Cazaquistão

Azerbaijão

É talvez o grupo mais forte da fase de qualificação: a superpotência Alemanha frente a três selecções que tentam voltar aos melhores dias (Turquia, Áustria e Bélgica)... e dois pequenos do Leste. O grande duelo deve ser entre alemães e turcos, que têm uma grande comunidade emigrante em solo germânico.

GRUPO B

Rússia

Eslováquia

República da Irlanda

Macedónia

Arménia

Andorra

Rússia e Rep. Irlanda podiam parecer favoritos, mas, do Grupo B, só a Eslováquia está no Mundial 2010. Os russos querem voltar à ribalta, após o brilhante Euro 2008 (meias--finais), enquanto os irlandeses (de Trapattoni) tentam voltar a uma grande prova (falham-no desde 2002). Os restantes fazem número.

GRUPO C

Itália

Sérvia

Irlanda do Norte

Eslovénia

Estónia

Ilhas Féroe

A Itália é sempre vista como favorita, mas o Grupo C é o único que junta três equipas apuradas para o Mundial 2010 (a squadra azzurra, a Sérvia e a Eslovénia). Para lá das duas selecções nascidas das cinzas da antiga Jugoslávia, só a Irlanda do Norte poderá complicar a vida aos transalpinos.

GRUPO D

França

Roménia

Bósnia-Herzegovina

Bielorrússia

Albânia

Luxemburgo

Após a difícil qualificação para o Mundial, a França foi mais feliz no sorteio. A Roménia, que empatou, duas vezes, os gauleses, no último apuramento, é a principal candidata a complicar-lhes as contas. Bósnia e Bielorrússia pensam nos primeiros postos. E os jogos com a Albâ-nia podem ajudar a decidir tudo.

GRUPO E

Holanda

Suécia

Finlândia

Hungria

Moldávia

San Marino

A Holanda teve o mesmo feeling de Portugal: ruma à Escandinávia, para defrontar Suécia e Finlândia... rivais dos portugueses nos últimos apuramentos. Junto com a Hungria (também ex-adversária dos lusos), os nórdicos são mesmo as grandes ameaças à "laranja mecânica" - a única mundialista do Grupo E.

GRUPO F

Croácia

Grécia

Israel

Letónia

Geórgia

Malta

Parece a repetição do Grupo 2 de apuramento para o Mundial 2010. Grécia, Israel e Letónia juntam-se, de novo, e a Croácia rende a Suíça (vencedora de então). Agora, gregos (campeões europeus em 2004) e croatas são favoritos, israelitas e letões são candidatos... e a Geórgia pode roubar pontos.

GRUPO G

Inglaterra

Suíça

Bulgária

País de Gales

Montenegro

Inglaterra contra Gales: se fosse râguebi, seria um grande jogo; como é futebol, é apenas um duelo entre vizinhos, nota de rodapé do Grupo G. Os mundialistas ingleses e suíços são favoritos; a Bulgária tenta o regresso à ribalta (após 2004) e Gales e Montenegro so-nham com uma intromissão inédita.

GRUPO H

PORTUGAL

Dinamarca

Noruega

Chipre

Islândia

Portugal e Dinamarca reencontraram-se após o apuramento para o Mundial 2010 (de sucesso para ambos). Noruega quer voltar aos tempos dourados da década anterior (mundiais 1994 e 1998 e Euro 2000), enquanto o ascendente Chipre e a incógnita Islândia tentarão roubar pontos a todos.

GRUPO I

Espanha

República Checa

Escócia

Lituânia

Liechtenstein

Campeã europeia em título, a Espanha é a superfavorita no Grupo H e encontra duas selecções que procuram rejuvenescer e voltam aos sucessos dos últimos anos (República Checa e Escócia). Com o Liechtenstein como equipa mais fraca, a Lituânia (de José Couceiro) pode ser a outsider desta disputa.

In DN

EUROPEU 2012 000200E4

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

EUROPEU 2012 Empty Ocasião de ouro para geração de futuro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 10, 2010 10:49 am

Ocasião de ouro para geração de futuro

por SÉRGIO PIRES
08 Fevereiro 2010

EUROPEU 2012 Ng1252576

Portugal vai defrontar Dinamarca, Noruega, Islândia e Chipre. Já sem Deco, que abandonará após o Mundial, e com outros em fim de linha, que selecção chegará a 2012?

Não é o mais difícil dos grupos, mas não há margem para erros. O sorteio que se realizou ontem em Varsóvia colocou como adversários no apuramento de Portugal para o Euro 2012 a Dinamarca, de má memória na recente qualificação para o Mundial 2010, e um trio de perigosos outsiders: Noruega, Chipre e Islândia. Não são favas contadas, mas, olhando para o historial, Portugal tem todas as condições para se apurar, como primeiro, melhor segundo ou repescado para o play-off dos restantes oito segundos classificados.

Em suma, o caminho para chegar ao Euro polaco-ucraniano é composto por uma longa jornada nórdica, com uma paragem no Mediterrâneo. Porém, nesta viagem já não seguirá Deco e outros companheiros poderão juntar-se-lhe, evocando a idade e o cansaço, e colocar um ponto final no seu contributo para a "equipa das quinas" após a participação no Mundial da África do Sul.

Serve isto para dizer que, além dos quatro adversários no Grupo H, Portugal conta com outro, já recorrente noutras campanhas: a renovação do seu onze-base.

Além da cratera de talento deixada no meio-campo luso pelo abandono do "mágico" do Chelsea, Carlos Queiroz terá outros problemas para resolver. Na fase final do Euro 2012, jogadores nucleares como Ricardo Carvalho e Liedson terão 34 anos; Simão estará prestes a completar 33 e muito provavelmente já não terá a velocidade de outrora… Os guarda-redes Quim e Hilário já terão 36 anos, ao passo que jogadores como Miguel, Paulo Ferreira, Duda, Meira, Tiago ou Pedro Mendes estarão no lote dos trintões.

É nesse sentido que, mais tarde ou mais cedo, vão começar a surgir apostas como Rúben Micael, que parece destinado a substituir Deco como estratega, ou Varela, que pode juntamente com Nani e Cristiano Ronaldo redefinir o ataque de uma equipa que continua à míngua de pontas-de-lança. Deste lote de jovens promissores surgem também Fábio Coentrão e Miguel Veloso como boas soluções para o carenciado flanco esquerdo da defesa - ou até para jogarem um pouco mais à frente. Sendo que outros, como Beto, na baliza, ou João Moutinho, Danny e Nani vão certamente estar nas opções de Queiroz.

Resta esperar e ver se o apuramento para o Euro 2012 se confirma como uma oportunidade de ouro para a geração de futuro.

In DN

EUROPEU 2012 000203CF

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Hóquei em patins - Europeu 2012
» sabia que se adoecer no estrangeiro tem assistencia de borlix O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) surge em resultado das conclusões do Conselho Europeu de Barcelona de 2002 em todos os Estados da União Europeia , Espaço Económico Europeu e Suíça e
» Sionismo 2012: Um Guia para os Perplexos Combine Declaração de Independência de Israel, para que os colonos e primeiro-ministro Benjamin Netanyahu certamente aderir, com as conclusões da Comissão Levy e você começa o sionismo 2012. Por Carlo Strenger | Ju
» 2826 Diário da República, 1.ª série — N.º 105 — 30 de maio de 2012 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 22/2012 de 30 de maio Aprova o regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica A Assembleia da República
» O Conselho Europeu

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos