Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Banco de Portugal

Ir para baixo

Banco de Portugal Empty Banco de Portugal

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 19, 2010 2:49 pm

.
Ferreira Leite condiciona sucessor de Constâncio

por LÍLIA BERNARDES
Hoje

Banco de Portugal Ng1257170

A ainda líder do PSD quer que os partidos da oposição tenham uma palavra sobre o novo governador do Banco de Portugal

Dever e objectivos cumpridos. Objectivos que não passavam por ganhar as eleições legislativas de 2009 - "porque ninguém as tinha ganho fosse qual fosse o líder" - mas pela reconquista da credibilidade do PSD. "Perdi as eleições mas falei a verdade. O primeiro- -ministro ganhou-as enganando os portugueses", disse Manuela Ferreira Leite, ontem, em entrevista à RTP1. A consciência tranquila, a imagem de quem se sente liberta de um fardo que carregou durante dois anos, a recusa em envolver-se na campanha eleitoral do senhor que se segue aos comandos do partido, a reafirmação de que não segregou ninguém, foram os outros que se afastaram, numa referência a Passos Coelho, e o querer manter-se como deputada ao "serviço" do País foram algumas das ideias que atravessaram o ecrã. O mesmo aconteceu nas críticas ao Governo de Sócrates. A ainda líder do PSD apresentou-se ela própria como uma pessoa de "princípios e de ética" políticos que disse "a verdade" aos portugueses sobre a realidade económica do País, alguém que "teve razão antes do tempo". Mas a valsa do adeus tem um compasso de espera. Antes da passagem do testemunho, quer ser ouvida sobre a sucessão de Vítor Constâncio à frente do Banco de Portugal, ao assumir que os partidos da oposição "têm uma palavra a dizer", relativamente "à exclusão de determinados nomes que começam a surgir como boatos, e exigir que uma instituição com o prestígio e a importância do Banco Central não possa ser entregue a qualquer pessoa" mas a alguém que congregue um perfil de "competência, isenção e independência".

De Vítor Constâncio referiu como negativo o facto de, por vezes, ter reflectido uma posição "muito colada ao PS", embora reconheça a sua "enorme competência técnica" para exercer o cargo de vice-presidente do BCE.

Se a primeira parte da entrevista foi dedicada à comunicação ao País do primeiro-ministro e ao caso das escutas, a segunda ronda de perguntas levou-a para o campo interno, de balanço da liderança, e para as eleições directas que se aproximam. Uma corrida com três candidatos que, conforme disse, apenas poderão contar com o seu voto mas sem apadrinhamentos. Mesmo assim, e para justificar a viabilização do Orçamento do Estado, garantiu que, apesar da fase de transição, o PSD estaria preparado para enfrentar umas eleições antecipadas. "Em democracia, não há vazios de poder. Não foi com medo de eleições que viabilizámos o OE", mas sim por "interesse nacional", confessando ter sido sensível ao apelo do Presidente da República. E fica um aviso ao futuro líder: o PSD será nos próximos anos obrigado "a assumir uma responsabilidade enorme" no equilíbrio de forças que sustentem a governabilidade, recusando a ideia de que afastara pessoas, numa referência a Passos Coelho.

"Não é verdade", garantiu. Afinal, foram elas que "tomaram a decisão de não colaborar", nomeadamente nas eleições para as legislativas do ano passado. Portanto, "não me avaliem por esse prisma", pediu. A frase que lhe foi atribuída de que não queria "a raposa dentro do galinheiro" (ou seja, Passos Coelho como deputado no Parlamento) já foi apagada da memória: "Não me lembro", disse.

In DN

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos