Mundial Fórmula 1 2010
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Mundial Fórmula 1 2010
.
Corridas 'à moda antiga' e com Schumacher de volta
por PEDRO MIGUEL NEVES
Hoje
Temporada 2010 começa hoje, com proibição de reabastecimento e provas com "mais estratégia e interesse". E vários duelos
Michael Schumacher regressa, a Ferrari contrata Alonso, e Button, que defende esta temporada o título de campeão do mundo, vai correr pela McLaren.
A FIA muda as regras, proíbe os reabastecimentos e a condução volta a assumir um papel preponderante. Seria difícil imaginar um início de temporada mais emocionante para os fãs da Fórmula 1. E, depois de um Inverno dedicado aos testes, os motores dos bólides começam hoje a acelerar a sério, na qualificação para o Grande Prémio do Bahrein, a primeira prova da temporada.
"Finalmente, a época vai começar! Sinto-me como uma criança à espera do Natal. É estranho pensar que vou competir novamente na Fórmula 1 quando, há uns meses, teria recusado categoricamente essa oportunidade", confessou recentemente o heptacampeão Michael Schumacher, retirado desde 2006, e que está de volta aos circuitos com a Mercedes GP. É grande a expectativa para saber em que condições se vai apresentar o piloto alemão, que já venceu 154 Grandes Prémios na sua carreira, e se o Mercedes lhe vai permitir lutar pelo título.
Na opinião de Tiago Monteiro, ex-piloto de Fórmula 1, há outros condutores a partir na pole position. "O Hamilton e o Button são, sem dúvida, candidatos muito fortes. Os dois pilotos da Red Bull, Vettel e Webber, também. E depois há o Schumacher, que é um outsider, mas vai rapidamente aumentar o nível. E não nos podemos esquecer do Massa e do Alonso [Ferrari], que são pilotos muito fortes", afirma ao DN.É provável que 2010 assista a um crescente interesse na Fórmula 1, pois Schumacher "traz ainda mais atenção dos media e dos fãs", num ano que pode reservar muitas surpresas.
"É difícil fazer previsões, vai depender muito das alterações nos carros. A McLaren, a Ferrari e a Red Bull parecem ser as que estão melhores antes do arranque da temporada. Acredito que vamos assistir a uma luta pelo título entre muitos pilotos", explica Tiago Monteiro, actualmente a competir no WTCC. A proibição de reabastecer durante as corridas foi a grande alteração para 2010 (ver infografia), o que, no início das provas, "vai tornar os carros muito complicados de guiar" e, depois, "vai provocar andamentos muito diferentes na pista". "Os anos passados foram algo monótonos, mas acho que isso poderá mudar. Vai haver muitas tácticas diferentes, carros a sair com mais ou menos gasolina, há que ter em conta o desgaste dos pneus, enfim, acho que vai haver mais estratégia e mais interesse nas corridas", considera o piloto português.
Outro dado a ter em conta é o equilíbrio entre pilotos em algumas escuderias, e as rivalidades internas que poderão surgir para ser o número 1 da equipa.
"Penso que os duelos mais interessantes que poderemos ver em pista serão entre companheiros de equipa: Button/Hamilton, Alonso/Massa e Schumacher/Rosberg", assegura Tiago Monteiro, A época de 2010 vai ter uma grelha de partida expandida para 24 carros (12 equipas) e um novo sistema de pontuação. Os dez primeiros classificados (em vez de oito) somam pontos, com os três primeiros lugares do pódio a amealharem 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, os restantes sete pilotos somarão 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1.
In DN
Corridas 'à moda antiga' e com Schumacher de volta
por PEDRO MIGUEL NEVES
Hoje
Temporada 2010 começa hoje, com proibição de reabastecimento e provas com "mais estratégia e interesse". E vários duelos
Michael Schumacher regressa, a Ferrari contrata Alonso, e Button, que defende esta temporada o título de campeão do mundo, vai correr pela McLaren.
A FIA muda as regras, proíbe os reabastecimentos e a condução volta a assumir um papel preponderante. Seria difícil imaginar um início de temporada mais emocionante para os fãs da Fórmula 1. E, depois de um Inverno dedicado aos testes, os motores dos bólides começam hoje a acelerar a sério, na qualificação para o Grande Prémio do Bahrein, a primeira prova da temporada.
"Finalmente, a época vai começar! Sinto-me como uma criança à espera do Natal. É estranho pensar que vou competir novamente na Fórmula 1 quando, há uns meses, teria recusado categoricamente essa oportunidade", confessou recentemente o heptacampeão Michael Schumacher, retirado desde 2006, e que está de volta aos circuitos com a Mercedes GP. É grande a expectativa para saber em que condições se vai apresentar o piloto alemão, que já venceu 154 Grandes Prémios na sua carreira, e se o Mercedes lhe vai permitir lutar pelo título.
Na opinião de Tiago Monteiro, ex-piloto de Fórmula 1, há outros condutores a partir na pole position. "O Hamilton e o Button são, sem dúvida, candidatos muito fortes. Os dois pilotos da Red Bull, Vettel e Webber, também. E depois há o Schumacher, que é um outsider, mas vai rapidamente aumentar o nível. E não nos podemos esquecer do Massa e do Alonso [Ferrari], que são pilotos muito fortes", afirma ao DN.É provável que 2010 assista a um crescente interesse na Fórmula 1, pois Schumacher "traz ainda mais atenção dos media e dos fãs", num ano que pode reservar muitas surpresas.
"É difícil fazer previsões, vai depender muito das alterações nos carros. A McLaren, a Ferrari e a Red Bull parecem ser as que estão melhores antes do arranque da temporada. Acredito que vamos assistir a uma luta pelo título entre muitos pilotos", explica Tiago Monteiro, actualmente a competir no WTCC. A proibição de reabastecer durante as corridas foi a grande alteração para 2010 (ver infografia), o que, no início das provas, "vai tornar os carros muito complicados de guiar" e, depois, "vai provocar andamentos muito diferentes na pista". "Os anos passados foram algo monótonos, mas acho que isso poderá mudar. Vai haver muitas tácticas diferentes, carros a sair com mais ou menos gasolina, há que ter em conta o desgaste dos pneus, enfim, acho que vai haver mais estratégia e mais interesse nas corridas", considera o piloto português.
Outro dado a ter em conta é o equilíbrio entre pilotos em algumas escuderias, e as rivalidades internas que poderão surgir para ser o número 1 da equipa.
"Penso que os duelos mais interessantes que poderemos ver em pista serão entre companheiros de equipa: Button/Hamilton, Alonso/Massa e Schumacher/Rosberg", assegura Tiago Monteiro, A época de 2010 vai ter uma grelha de partida expandida para 24 carros (12 equipas) e um novo sistema de pontuação. Os dez primeiros classificados (em vez de oito) somam pontos, com os três primeiros lugares do pódio a amealharem 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, os restantes sete pilotos somarão 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1.
In DN
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Joao Ruiz- Pontos : 32035
Ayrton Senna faria este domingo 50 anos
Ayrton Senna faria este domingo 50 anos
por DN.pt
Hoje
O tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que faleceu em Maio de 1994 num acidente em Ímola, durante o Grande Prémio de San Marino, completaria este domingo 50 anos.
Nascido em São Paulo a 21 de Março de 1960, Ayrton Senna estreou-se na Fórmula 1 em 1984, na modesta equipa da Toleman Hart, e o primeiro Grande Prémio que disputou foi em Jacarepaguá, no Brasil, a 25 de Março. Na altura acabou por ter de abandonar a corrida devido a problemas no turbo do seu carro. No ano seguinte, já na Lotus, consegue as duas primeiras vitórias da sua carreira, em Portugal e na Bélgica, obtendo ainda sete pole positions.
A 24 de Março de 1991 consegue a sua primeira vitória "em casa", ao serviço da McLaren, no circuíto de Interlagos, no Brasil.
O primeiro título mundial de Ayrton Senna foi obtido em 1988, numa renhida competição com Alain Prost, vencendo 16 provas e obtendo 13 pole positions. O bicampeonato surgiu em 1990 e o tricampeonato em 1991. Ayrton Senna entrava assim para o restrito grupo de pilotos de Fórmula 1 que se sagraram tricampeões mundiais, tornando-se no mais jovem piloto de todos os tempos a alcançar esse feito.
A 1 de Maio de 1994, a morte de Ayrton Senna choca o mundo. Um aparatoso acidente em Ímola, durante o Grande Prémio de San Marino, rouba a vida a um dos mais fantásticos pilotos de todos os tempos.
Nascido a 21 de Março de 1960, em São Paulo, cedo revelou grande aptidão para conduzir, tornando-se rapidamente num ídolo mundial respeitado por colegas e adeptos da Fórmula 1. O seu lema, desde que ingressou na Fórmula 1, era "Vencer ou vencer", porque a vitória "é o único prémio de um piloto".
In DN
por DN.pt
Hoje
O tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que faleceu em Maio de 1994 num acidente em Ímola, durante o Grande Prémio de San Marino, completaria este domingo 50 anos.
Nascido em São Paulo a 21 de Março de 1960, Ayrton Senna estreou-se na Fórmula 1 em 1984, na modesta equipa da Toleman Hart, e o primeiro Grande Prémio que disputou foi em Jacarepaguá, no Brasil, a 25 de Março. Na altura acabou por ter de abandonar a corrida devido a problemas no turbo do seu carro. No ano seguinte, já na Lotus, consegue as duas primeiras vitórias da sua carreira, em Portugal e na Bélgica, obtendo ainda sete pole positions.
A 24 de Março de 1991 consegue a sua primeira vitória "em casa", ao serviço da McLaren, no circuíto de Interlagos, no Brasil.
O primeiro título mundial de Ayrton Senna foi obtido em 1988, numa renhida competição com Alain Prost, vencendo 16 provas e obtendo 13 pole positions. O bicampeonato surgiu em 1990 e o tricampeonato em 1991. Ayrton Senna entrava assim para o restrito grupo de pilotos de Fórmula 1 que se sagraram tricampeões mundiais, tornando-se no mais jovem piloto de todos os tempos a alcançar esse feito.
A 1 de Maio de 1994, a morte de Ayrton Senna choca o mundo. Um aparatoso acidente em Ímola, durante o Grande Prémio de San Marino, rouba a vida a um dos mais fantásticos pilotos de todos os tempos.
Nascido a 21 de Março de 1960, em São Paulo, cedo revelou grande aptidão para conduzir, tornando-se rapidamente num ídolo mundial respeitado por colegas e adeptos da Fórmula 1. O seu lema, desde que ingressou na Fórmula 1, era "Vencer ou vencer", porque a vitória "é o único prémio de um piloto".
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Joao Ruiz- Pontos : 32035
Houve estratégia e confusão na vitória de Button
Houve estratégia e confusão na vitória de Button
por RUI MARQUES SIMÕES
Hoje
Na Austrália, entre acidentes e picardias ('Schumi'-Alonso), ganhou o campeão
O mundo da Fórmula 1 passou as duas últimas semanas a reclamar mais emoção para o campeonato de 2010. Ontem, o Grande Prémio da Austrália (Melburne) fez-lhe a vontade. Houve acidentes, troca de farpas entre pilotos (Schumacher vs Alonso). E, no final, ganhou a estratégia do campeão mundial de 2009, Jenson Button, que venceu pela primeira vez este ano.
Em Melburne, arrancaram 24 carros, mas só 14 foram até ao fim. A corrida teve muitas incidências, ao contrário da primeira da época (há 15 dias, no Bahrein). No arranque, um toque entre Alonso, Button e Schumacher deixou o alemão sem asa dianteira. Depois, estreou-se o safety car, este ano, devido a um acidente de Kobayashi (Sauber). E, à 7.ª volta, surgiu a estratégia da McLaren e de Button. Com a pista molhada mas a chuva a rarear, o piloto inglês antecipou-se aos adversários e foi às boxes trocar os pneus intermédios pelos slicks [para pista seca].
O estratagema permitiu a Button galgar posições até ao 2.º lugar e, depois, o abandono de Vettel (problemas nos travões) fez o resto. O britânico rasgou o rótulo de "campeão por acaso", trazido de 2009, e festejou a primeira vitória pela McLaren, conseguida com uma "estratégia perfeita". "Quando entrei nas boxes pensei que tinha sido uma decisão catastrófica porque via tudo molhado. Mas foi a decisão certa e estou muito contente", comentou o inglês, no final.
Button venceu, mas os perseguidores também ficaram contentes. Kubica (Renault) foi 2.º, surpreendendo todos (até ele próprio): "Não esperava ir ao pódio." E os Ferrari também puderam celebrar: Massa é o único que foi ao pódio em ambas as corridas da época e Alonso continua a liderar o campeonato, com 37 pontos [à frente de Massa (33) e Button (31)].
No meio disto, ainda houve espaço para a polémica. Michael Schumacher foi 10.º e voltou a virar-se contra Alonso (a quem já tinha acusado de bloqueio na fase de qualificação): "Obviamente, aquele incidente [no arranque] decidiu a minha corrida."
Entretanto, Alonso respondeu às críticas de sábado: "Se queres queixar-te de bloqueio, fala com os comissários; se o fazes diantes das televisões é porque queres show e isso eu não quero."
In DN
por RUI MARQUES SIMÕES
Hoje
Na Austrália, entre acidentes e picardias ('Schumi'-Alonso), ganhou o campeão
O mundo da Fórmula 1 passou as duas últimas semanas a reclamar mais emoção para o campeonato de 2010. Ontem, o Grande Prémio da Austrália (Melburne) fez-lhe a vontade. Houve acidentes, troca de farpas entre pilotos (Schumacher vs Alonso). E, no final, ganhou a estratégia do campeão mundial de 2009, Jenson Button, que venceu pela primeira vez este ano.
Em Melburne, arrancaram 24 carros, mas só 14 foram até ao fim. A corrida teve muitas incidências, ao contrário da primeira da época (há 15 dias, no Bahrein). No arranque, um toque entre Alonso, Button e Schumacher deixou o alemão sem asa dianteira. Depois, estreou-se o safety car, este ano, devido a um acidente de Kobayashi (Sauber). E, à 7.ª volta, surgiu a estratégia da McLaren e de Button. Com a pista molhada mas a chuva a rarear, o piloto inglês antecipou-se aos adversários e foi às boxes trocar os pneus intermédios pelos slicks [para pista seca].
O estratagema permitiu a Button galgar posições até ao 2.º lugar e, depois, o abandono de Vettel (problemas nos travões) fez o resto. O britânico rasgou o rótulo de "campeão por acaso", trazido de 2009, e festejou a primeira vitória pela McLaren, conseguida com uma "estratégia perfeita". "Quando entrei nas boxes pensei que tinha sido uma decisão catastrófica porque via tudo molhado. Mas foi a decisão certa e estou muito contente", comentou o inglês, no final.
Button venceu, mas os perseguidores também ficaram contentes. Kubica (Renault) foi 2.º, surpreendendo todos (até ele próprio): "Não esperava ir ao pódio." E os Ferrari também puderam celebrar: Massa é o único que foi ao pódio em ambas as corridas da época e Alonso continua a liderar o campeonato, com 37 pontos [à frente de Massa (33) e Button (31)].
No meio disto, ainda houve espaço para a polémica. Michael Schumacher foi 10.º e voltou a virar-se contra Alonso (a quem já tinha acusado de bloqueio na fase de qualificação): "Obviamente, aquele incidente [no arranque] decidiu a minha corrida."
Entretanto, Alonso respondeu às críticas de sábado: "Se queres queixar-te de bloqueio, fala com os comissários; se o fazes diantes das televisões é porque queres show e isso eu não quero."
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"É mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos"
"É mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos"
por Lusa
Hoje
O gestor de marketing de Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, afirmou hoje que "é mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos do que patrocinadores" para o piloto alemão.
"A sua 'venda' não funciona como eu esperava, mas sim com muitas reservas", admitiu Willi Weber, que descobriu o talento de Schumacher para o automobilismo, ao jornal Bild.
Weber considerou que "existe um certo cansaço com Schumacher", acrescentando: "As pessoas pensam: Meu Deus, que equipa representa agora. Só o conheciam como sendo sempre um ganhador".
"Antes, havia bancadas cheias de bonés da Ferrari. Agora, podem contar-se pelos dedos de uma mão os bonés prateados (da equipa Mercedes). Não é fácil encontrar patrocinadores", afirmou.
Segundo Willi Weber, "esteja onde estiver, Sebastian Vettel (Red Bull/Renault) é o novo Schumi. Nos cartazes, na publicidade é agora o número um. Michael deixou um espaço que Sebastian soube ocupar".
Willi Weber admite que "é preciso um milagre para que Schumacher lute este ano pelo Mundial" e acrescenta: "Creio que será preciso chegar a 2011 para controlar a equipa".
In DN
por Lusa
Hoje
O gestor de marketing de Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, afirmou hoje que "é mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos do que patrocinadores" para o piloto alemão.
"A sua 'venda' não funciona como eu esperava, mas sim com muitas reservas", admitiu Willi Weber, que descobriu o talento de Schumacher para o automobilismo, ao jornal Bild.
Weber considerou que "existe um certo cansaço com Schumacher", acrescentando: "As pessoas pensam: Meu Deus, que equipa representa agora. Só o conheciam como sendo sempre um ganhador".
"Antes, havia bancadas cheias de bonés da Ferrari. Agora, podem contar-se pelos dedos de uma mão os bonés prateados (da equipa Mercedes). Não é fácil encontrar patrocinadores", afirmou.
Segundo Willi Weber, "esteja onde estiver, Sebastian Vettel (Red Bull/Renault) é o novo Schumi. Nos cartazes, na publicidade é agora o número um. Michael deixou um espaço que Sebastian soube ocupar".
Willi Weber admite que "é preciso um milagre para que Schumacher lute este ano pelo Mundial" e acrescenta: "Creio que será preciso chegar a 2011 para controlar a equipa".
In DN
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Joao Ruiz- Pontos : 32035
Vettel é o novo campeão do Mundo
.
Vettel é o novo campeão do Mundo
por dn.pt
Hoje
O piloto alemão da Red Bull venceu a prova de Abu Dahbi e conquistou o título que muitos pensavam que iria novamente para o espanhol Fernando Alonso.
Sebastian Vettel, 23 anos, piloto alemão da Red Bull, conquistou o seu primeiro título mundial de Fórmula 1, ao vencer este domingo no circuito de Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unidos. Fernando Alonso, da Ferrari, partia como grande favorito e bastava-lhe um quarto lugar. Mas não foi além da sétima posição.
Vettel, que se torna no mais jovem piloto a sagrar-se campeão de fórmula 1 (destronou Fernando Alonso), tinha sido vice-campeão o ano passado. O alemão estreou-se na fórmula 1 em 2007, nos Estados Unidos. Representou a BMW Sauber e a Toro Rosso, até que o ano passado transferiu-se para a Red Bull, onde substituiu David Coulthard.
Filme da corrida:
Termina a corrida. Vettel venceu e conquistou o título, somando 256 pontos. Alonso foi sétimo e ficou-se pelos 252 pontos.
- Volta 51: Vettel mantém-se firme na liderança e Alonso é sétimo.
- Alonso cada vez mais longe do título mundial a sete voltas do final.
- Faltam 10 voltas para o final da corrida. Tudo na mesma. Vettel corre para a consagração.
- Recorde-se que para Alonso ser campeão do Mundo precisa de ficar na quarta posição... isto se Vettel vencer a prova, como se prevê.
- Volta 40: Button foi às boxes e Vettel assume a primeira posição.
- Volta 39: Alonso é oitavo classificado.
- Volta 38: Fernando Alonso sobe à nona posição. Faltam 17 voltas para terminar a corrida
- Volta 36: Vettel volta a fazer a volta mais rápida, com 1m.42s564c
- Volta 36: Alonso é 10. classificado.
- Volta 29: Alonso mantém-se na 11.º posição e aguarda que os carros que estão à sua frente vão às boxes. Para Alonso ser campeão precisa de subir ao quarto lugar.
- Volta 27: Vettel faz a volta mais rápida, com 1m43s564c. Mesmo na segunda posição, caso a corrida terminasse agora, Vettel seria o campeão.
- Volta 25: Vettel foi mudar de pneus às boxes e ficou na segunda posição. Button lidera a corrida com 16,4 segundos de avanço, mas ainda não foi às boxes.
- Volta 24: Lewis Hamilton foi às boxes e desceu da segunda posição para sexto classificado.
- Volta 22: Fernando Alonso é 11.º. A Ferrari pede via rádio ao espanhol para ultrapassar Petrov.
- Volta 19: Heidfeld, da Sauber, faz a volta mais rápida, com 1m44s636c.
- Caso a corrida terminasse agora, Vettel seria campeão do Mundo. Mas o piloto da Red Bull ainda não foi às boxes.
- Volta 16: Fernando Alonso foi às boxes trocar de pneus e desceu para a 12.ª posição, mas à frente de Mark Webber.
- Se as posições se mantiverem, Fernando Alonso (quarto classificado) sagra-se campeão do Mundo.
- Mark Webber foi às boxes e desceu da quinta posição para 16.º.
- À passagem da 10.ªa volta, Vettel aumenta para 2 segundos a diferença para Hamilton. Alonso mantém-se na quarta posição.
- Vettel leva 1,2 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Lewis Hamilton, na sexta volta.
- Após a sexta volta, o safety-car recolheu às boxes e a corrida recomeçou.
- Vettel largou e manteve a pole position, com Hamilton e Button na segunda e terceiras posições. Alonso ficou na quarta posição. Um acidente logo na primeira volta entre Schumacher e Rosberg obrigou à entrada do safety-car e à limpeza da pista.
O novo campeão do mundo de Fórmula 1 será conhecido hoje, após o último grande prémio da temporada, que se realiza em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O espanhol Fernando Alonso é o grande favorito para conquistar o tricampeonato e até pode fazer a festa se não terminar a corrida, caso Lewis Hamilton não vença, Sebastan Vettel não vá além do terceiro lugar e Mark Webber termine abaixo da quinta posição.
Veja aqui o vídeo de Vettel emocionado após cortar a meta e sagrar-se campeão mundial:
In DN
Vettel é o novo campeão do Mundo
por dn.pt
Hoje
O piloto alemão da Red Bull venceu a prova de Abu Dahbi e conquistou o título que muitos pensavam que iria novamente para o espanhol Fernando Alonso.
Sebastian Vettel, 23 anos, piloto alemão da Red Bull, conquistou o seu primeiro título mundial de Fórmula 1, ao vencer este domingo no circuito de Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unidos. Fernando Alonso, da Ferrari, partia como grande favorito e bastava-lhe um quarto lugar. Mas não foi além da sétima posição.
Vettel, que se torna no mais jovem piloto a sagrar-se campeão de fórmula 1 (destronou Fernando Alonso), tinha sido vice-campeão o ano passado. O alemão estreou-se na fórmula 1 em 2007, nos Estados Unidos. Representou a BMW Sauber e a Toro Rosso, até que o ano passado transferiu-se para a Red Bull, onde substituiu David Coulthard.
Filme da corrida:
Termina a corrida. Vettel venceu e conquistou o título, somando 256 pontos. Alonso foi sétimo e ficou-se pelos 252 pontos.
- Volta 51: Vettel mantém-se firme na liderança e Alonso é sétimo.
- Alonso cada vez mais longe do título mundial a sete voltas do final.
- Faltam 10 voltas para o final da corrida. Tudo na mesma. Vettel corre para a consagração.
- Recorde-se que para Alonso ser campeão do Mundo precisa de ficar na quarta posição... isto se Vettel vencer a prova, como se prevê.
- Volta 40: Button foi às boxes e Vettel assume a primeira posição.
- Volta 39: Alonso é oitavo classificado.
- Volta 38: Fernando Alonso sobe à nona posição. Faltam 17 voltas para terminar a corrida
- Volta 36: Vettel volta a fazer a volta mais rápida, com 1m.42s564c
- Volta 36: Alonso é 10. classificado.
- Volta 29: Alonso mantém-se na 11.º posição e aguarda que os carros que estão à sua frente vão às boxes. Para Alonso ser campeão precisa de subir ao quarto lugar.
- Volta 27: Vettel faz a volta mais rápida, com 1m43s564c. Mesmo na segunda posição, caso a corrida terminasse agora, Vettel seria o campeão.
- Volta 25: Vettel foi mudar de pneus às boxes e ficou na segunda posição. Button lidera a corrida com 16,4 segundos de avanço, mas ainda não foi às boxes.
- Volta 24: Lewis Hamilton foi às boxes e desceu da segunda posição para sexto classificado.
- Volta 22: Fernando Alonso é 11.º. A Ferrari pede via rádio ao espanhol para ultrapassar Petrov.
- Volta 19: Heidfeld, da Sauber, faz a volta mais rápida, com 1m44s636c.
- Caso a corrida terminasse agora, Vettel seria campeão do Mundo. Mas o piloto da Red Bull ainda não foi às boxes.
- Volta 16: Fernando Alonso foi às boxes trocar de pneus e desceu para a 12.ª posição, mas à frente de Mark Webber.
- Se as posições se mantiverem, Fernando Alonso (quarto classificado) sagra-se campeão do Mundo.
- Mark Webber foi às boxes e desceu da quinta posição para 16.º.
- À passagem da 10.ªa volta, Vettel aumenta para 2 segundos a diferença para Hamilton. Alonso mantém-se na quarta posição.
- Vettel leva 1,2 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Lewis Hamilton, na sexta volta.
- Após a sexta volta, o safety-car recolheu às boxes e a corrida recomeçou.
- Vettel largou e manteve a pole position, com Hamilton e Button na segunda e terceiras posições. Alonso ficou na quarta posição. Um acidente logo na primeira volta entre Schumacher e Rosberg obrigou à entrada do safety-car e à limpeza da pista.
O novo campeão do mundo de Fórmula 1 será conhecido hoje, após o último grande prémio da temporada, que se realiza em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O espanhol Fernando Alonso é o grande favorito para conquistar o tricampeonato e até pode fazer a festa se não terminar a corrida, caso Lewis Hamilton não vença, Sebastan Vettel não vá além do terceiro lugar e Mark Webber termine abaixo da quinta posição.
Veja aqui o vídeo de Vettel emocionado após cortar a meta e sagrar-se campeão mundial:
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