Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Língua: Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português...

Ir para baixo

Língua: Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português... Empty Língua: Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português...

Mensagem por Kllüx Dom Mar 21, 2010 8:51 am

Língua: Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português, defende diretor do Museu da Língua



O acordo ortográfico fortalecerá a difusão mundial do português e aproximará os países lusófonos, com a valorização da diversidade e da riqueza do idioma, disse à agência Lusa o diretor do Museu da Língua.

António Sartini afirmou que o acordo ortográfico pode desagradar a muitas pessoas, num primeiro momento, mas representa um importante passo "para que o belo idioma se desenvolva livremente em cada país".

"Nossa língua, tenho certeza, além de bela é sábia", salientou o diretor, que participará em Brasília na conferência internacional sobre o futuro da língua portuguesa, entre os dias 25 a 31 de março.

"Sou muito otimista com o futuro de nossa língua, pois o português é a sexta mais usada no mundo [a quinta como língua nativa], a terceira do ocidente, e cada vez mais se torna conhecida e reconhecida", sublinhou.

"O Brasil é uma das maiores economias do mundo, Portugal é um país extremamente importante no cenário mundial e europeu e a tendência é que os demais países também ocupem locais de destaque no continente africano e no mundo, quer por suas riquezas naturais, patrimoniais e históricas e, também, económicas, caso de Angola e o petróleo", disse.

Em Brasília, o Museu da Língua Portuguesa apresentará, durante a conferência internacional, uma exposição com parte de seu acervo permanente, como vídeos sobre a origem do português, e também criações especialmente pensadas para o encontro.

A mostra "Linguaviagem" será a primeira realizada pela instituição fora de suas instalações, em São Paulo, para apresentar um pouco da diversidade literária dos oito países de língua oficial portuguesa.

Sartini disse que a conferência internacional, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, será um espaço "privilegiado" de troca e de aproximação entre os países da CPLP.

Criado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa ocupa parte das centenárias instalações de uma estação do Metropolitano de São Paulo e um dos cartões de visita da maior cidade brasileira.

A instituição apresenta a história, a importância e as variações da língua portuguesa, além de promover cursos e eventos para professores, estudiosos e o público em geral.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Língua: Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português... Empty Re: Língua: Acordo ortográfico fortalecerá difusão mundial do português...

Mensagem por Kllüx Dom Mar 21, 2010 8:58 am

O futuro da língua portuguesa vai merecer uma atenção especial dos estados membros da CPLP, que debaterão em Brasília, de 25 a 31 de março, estratégias conjuntas para o fortalecimento, promoção e difusão do idioma.

Além dos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste -, participarão nas discussões representantes da Guiné-Equatorial, Ilhas Maurícias e Senegal, na qualidade de Estados observadores associados.

A Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial culminará com uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, no dia 31.

Os ministros dedicar-se-ão a analisar as propostas aprovadas durante o evento para encaminhar recomendações à próxima Cimeira da CPLP, em julho próximo, em Luanda.

O Brasil estará representado nesta reunião pelo ministro interino das Relações Exteriores, António Patriota, em substituição a Celso Amorim, que estará em Nova Iorque para o encontro internacional de doadores para o Haiti.

A conferência de Brasília é uma consequência da Cimeira da CPLP em Lisboa, em 2008, que aprovou uma declaração sobre a importância da projeção global da língua portuguesa.

Para acelerar o cumprimento das orientações dos chefes de estado e governo, o Conselho de Ministros da CPLP estabeleceu, em 2009, que a conferência seria realizada no Brasil durante a presidência portuguesa da Comunidade, que termina em julho próximo.

O evento será, portanto, co-presidido por Brasil e Portugal e ocorrerá em duas etapas.

Na primeira, de 25 a 27, serão ouvidos representantes da sociedade civil, como académicos, escritores, professores e editores sobre o fortalecimento do ensino do idioma e sua implantação em organizações internacionais.

A segunda etapa, nos dias 29 e 30, consistirá em reuniões das delegações governamentais dos países da CPLP para a discussão de um programa de ações.

Paralelamente, haverá seis mesas literárias que abordarão questões como o idioma na internet, o mercado editorial, o processo criativo, literatura e música, línguas nativas que convivem com o português e tradução.

"Além da discussão técnica e política era necessário apresentar uma programação paralela na área cultural, que é muito dinâmica. Com essas mesas, pretendemos colocar, ao lado da teoria, a prática", afirmou à Lusa o diplomata Felipe Fortuna, da Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira

A programação da conferência inclui ainda uma mostra de cinema, a exposição "Língua viagem - em português todos se encontram" e oito espetáculos musicais que reunirão, a cada apresentação, um cantor brasileiro e um cantor de outro país da CPLP.

A abertura da conferência internacional no Palácio do Itamaraty, no dia 25, será marcada pela leitura de trechos de obras literárias de autores de língua portuguesa pela cantora brasileira Maria Bethânia.

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos