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Mensagem por Vitor mango Sáb Mar 27, 2010 11:09 am

o Criacionismo à Evolução da Humanidade - V

As
disputas dos antropólogos

A ciência antropológica havia nascido e
os cientistas já haviam começado a atirar os trastes à cabeça, problema
religioso à parte. Em primeira instância levavam todas as de ganhar os
"fixistas", que contaram em suas fileiras não somente com Carlos Linneu,
mas também com Blumenbach e Cuvier, ou melhor, aos "morfologistas",
além de seus provisionais inimigos os "funcionalistas", isto é, os
discípulos de Georges Louis de Leclerc, conde de Buffon (1707-1778).

Buffon
foi uma espécie de inovador do método. Não têm razão os evolucionistas
que pretenderam fazer dele uma espécie de precursor de Charles Darwin ou
de Lamarck. Sua contenda com os lineanos refere-se ao critério de
classificação das espécies. Sua obsessão era que não havia de fixar-se
na conformação dos órgãos ou na presença de traços para atribuir um
animal a uma classe ou outra. "Os gêneros, as classes, as ordens não
existem mais que em nossa imaginação - costumava afirmar -, não são mais
que idéias convencionais; não existe mais que indivíduos, a espécie é
uma palavra abstrata e geral, que existe somente enquanto se considere a
Natureza na sucessão do tempo, e a melhor maravilha da Natureza não é o
indivíduo, mas a sucessão, renovação e duração das espécies".

Hoje,
contemplando o panorama da Antropologia durante o século XVIII e o
século XIX, com os olhos da mentalidade de nosso século, científica ou
não, ficamos algo perplexos do curioso e freqüentemente cômico
espetáculo das polêmicas e das disputas, das tomadas de posições
radicais, da assombrosa mistura de afirmações e negativas acerca de se o
homem tem ou não tem alma, se é um animal a mais ou um ser excepcional,
se foi criado ou não, e todos aportando sua opinião como se fosse a
última verdade.

A Europa era um fervilhar de idéias. Estava
acabando um mundo e começando outro. As paixões estavam exaltadas. Não
é, portanto, incompreensível que a Antropologia, mais além de seu
objetivo científico, foi erigida em uma espécie de bando disposto a
acabar de uma vez com a Teologia.

No século XVIII a palavra
"antropologia" é sinônimo de "descrição do corpo e da alma". O termo
passa ao domínio da linguagem filosófica alemã e é aplicado em seguida a
tudo referente ao homem. Hegel usa abundantemente dele. E à sua morte,
ocorrida em 1831, a interpretação esquerdista de sua doutrina deu lugar a
uma corrente de depurado materialismo ateu.

A antropologia
evolucionista

Marcada pela discussão evolucionista, a
antropologia do Século XIX privilegiou o Darwinismo Social, que
considerava a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo
evolucionário, em que as sociedades aborígenes eram tidas como
exemplares "mais primitivos". Esta visão usava o conceito de
“civilização” para classificar, julgar e, posteriormente, justificar o
domínio de outros povos. Esta maneira de ver o mundo a partir do
conceito civilizacional de superior, ignorando as diferenças em relação
aos povos tidos como inferiores, recebe o nome de etnocentrismo. É a
«Visão Etnocêntrica», o conceito europeu do homem que se atribui o valor
de “civilizado”, fazendo crer que os outros povos, como os das Ilhas da
Oceania estavam “situados fora da história e da cultura”. Esta
afirmação está muito presente nos escritos de Pauw e Hegel.

Teoria

Com
fundamento nestas concepções, as primeiras grandes obras da
antropologia, consideravam, por exemplo, o indígena das sociedades não
europeias como o primitivo, o antecessor do homem civilizado: afirmando e
qualificando o saber antropológico como disciplina, centrando o debate
no modo como as formas mais simples de organização social teriam
evoluido, de acordo com essa linha teórica essas sociedades caminhariam
para formas mais complexas como as da sociedade europeia.

Nesta
forma de apreender a experiência humana, todas as sociedades, mesmos as
desconhecidas, progrediriam em ritmos diferentes, seguindo uma linha
evolutiva. Isso balizou a idéia de que a demanda colonial seria
"civilisatória", pois levaria os povos ditos "primitivos" ao "progresso
tecnológico-científico" das sociedades tidas como "civilizadas". Há que
ver estes equívocos como parte da visão de mundo que pretendiam
estabelecer as diretrizes de uma lei universal de desenvolvimento.
Durkheim, por exemplo, entendia o estudo das manifestações totêmicas dos
nativos australianos como o modo de determinar a origem de todas as
religiões. Partindo de tais princípios, surgem os conceitos de progresso
e determinação.

Método

O método concentrava-se numa
incansável comparação de dados, retirados das sociedades e de seus
contextos sociais, classificados de acordo com o tipo (religioso, de
parentesco, etc), determinado pelo pesquisador, dados que lhe serviriam
para comparar as sociedades entre si, fixando-as num estágio específico,
inscrevendo estas experiências numa abordagem linear, diacrônica, de
modo a que todo costume representasse uma etapa numa escala evolutiva,
como se o próprio costume tivesse a finalidade de auxiliar esta
evolução. Entendiam os evolucionistas que os costumes se demarcavam como
substância, como finalidade, origem, individualidade e não como um
elemento do tecido social, interdepedente de seu contexto.


Última edição por Vitor mango em Sáb Mar 27, 2010 11:19 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Vitor mango Sáb Mar 27, 2010 11:18 am

Como sabem Lineu e Darwin fazem parte das estantes do mango e da minha ciencia
Normalmente tenho Horror ás prateleiras
mas trabalahnado em genetica e com inumeros problemas para resolver tenho a dizer a V. Exas varias dicas
De Agricultura estudei tudo ate cavalos porcos e vacas passando pelas arvores
Porque essa era a ideia na altura
De repente o pessoal começa a especializar-se em materia ..para saber mais
Copiando os americanos

Quando mandei a minha aluna para um dos maiores laboratórios dos EUA e pikena a quem ensinei Muita coisa vinha abismada
XOU mango cada engenhoca so estuda uma doença
De uma doença sabem tudo
Só que lhes falta o mapa mundi da ciência


manos basta um cagagecimo de grama num terreno para uma planta absorver para que a mesma fique kus tomates secos
E foi exactamente que quando fui para o Brasil EXIGI que o proje4cto teria que contar com um laboratorio
E ai reuni varios expecialistas do Brasil a cheirar a musica

Lineu começou por onde tinha que começar
Dar nomes ás coisas


depois falamos
Gritam por mim para um lanche das tias

Bye

Fiz a maior descoberta do Brasil em Copacabana quando tinha pela frente um petisco tremendo
As arvores morriam todas ....e nao sabíamos a causa
Vitor mango
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Mensagem por Viriato Sáb Mar 27, 2010 11:38 am

Vitor mango escreveu:
De Agricultura estudei tudo ate cavalos porcos e vacas passando pelas arvores
Porque essa era a ideia na altura


Gostei. Mas já agora pergunta a minha ignorância. Os cavalos são fanerogâmicas ou criptogâmicas???

Os meus respieitos ás Tias....
Viriato
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Mensagem por Vitor mango Sáb Mar 27, 2010 3:06 pm

os cavais sao coixe gama not cripto
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Com as honras devidas aqui vai um post do mano anarca..para o mango apertar Empty Re: Com as honras devidas aqui vai um post do mano anarca..para o mango apertar

Mensagem por Vitor mango Sáb Mar 27, 2010 3:12 pm

tive o desprazer de gramar em congressos com gajos muitoooooooooooooooooooooooo chatos cuja unica finalidade era demonstrar que nozes os qu trabalhavam realizando eramos uns ignorantes
A CIENCIA SEM OS XATOS TAMBEM NAO EXISTE ja que é preciso que alguem met6a ordem no galinheiro
as grandes descobertas no passado foram muitas vezes fruto do acaso
mas o ocaso necessita de oculos par a gente o ver bem
hoje isso é praticamente impossivel ja que a ciencia ja nao é obra de um iluminado mas de uma equipa bem oleada
Lineu começou por arrumar a prateleira e o Darwin se nao tivesse ido as ilhas bla bla jamais largaria umas bocas sobre a origem das especies


...a porrah do cha deu.me a volta a pança
depois falamos
Vitor mango
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