Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanhã vou comer peixe podre

3 participantes

Ir para baixo

Amanhã vou comer peixe podre Empty Amanhã vou comer peixe podre

Mensagem por Viriato Sex maio 07, 2010 10:50 am

Alguém já provou caneja???

Nunca tinha ouvido falar. Um amigo meu insiste há muito. Vou provar. A descrição é a que se segue. Se sobreviver, depois conto....

Com a caneja (pigmeu da família do tubarão) os ericeirenses confecionam um prato completamente upside down.
A caneja não é consumida fresca, mas apenas depois de ser submetida a uma cura que dura uma semana, ou duas, fazendo-a adquirir um aroma muito intenso e característico, a que os locais chamam "infundice".
De forma mais chocante, digamos que a caneja d'infundice liberta, antes da cozedura, um intenso cheiro a amoníaco (mais precisamente um cheiro um bocado a prodre).
Depois de apanhada, a caneja é amanhada e embrulha-se numa saca de serapilheira. Ao fim de três dias, tempera-se com um pouco de sal e volta-se a embrulhar durante mais quatro ou cinco dias, ao fim dos quais se junta mais um pouco de sal. Completado o tempo semana de cura, que deve ser feito em local escuro ou mesmo enterrada, a caneja liberta o tal cheiro insuportável, a infundice, que das duas uma: ou se adora ou se odeia!
Curiosamente, são mais os que adoram dos que os que odeiam!
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Amanhã vou comer peixe podre Empty Re: Amanhã vou comer peixe podre

Mensagem por Viriato Qua maio 12, 2010 3:07 pm

Tenho-me esquecido de referir a prova da caneja. Foi, para mim, uma agradável surpresa. Mas não para todos. Das 14 pessoas presentes, 5 (onde me incluo) ficaram devotos fans. 3 não desgostaram. As outras 6 (quase todas mulheres) detestaram, cuspiram e vomitaram. Come-se como bacalhau cozido e tem a mesma textura. Acompanha com batata cozida com casca e azeite. Tem um sabor intenso mas mais intenso ainda é o forte cheiro a amoníaco. Mas nada que não se ultrapasse com um bom tinto. Não sei quando voltarei a provar. Já muitas poucas pessoas e de idade, ainda o sabem confecionar. Está-se a criar uma confraria para manter a tradição. Claro que já me inscrevi....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Amanhã vou comer peixe podre Empty Re: Amanhã vou comer peixe podre

Mensagem por Vitor mango Qui maio 13, 2010 12:28 am

A caneja não é consumida fresca, mas apenas depois de ser submetida a uma cura que dura uma semana, ou duas, fazendo-a adquirir um aroma muito intenso e característico, a que os locais chamam "infundice".

brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Amanhã vou comer peixe podre Empty Re: Amanhã vou comer peixe podre

Mensagem por Vitor mango Seg Jun 10, 2013 1:40 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Amanhã vou comer peixe podre Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Amanhã vou comer peixe podre Empty Re: Amanhã vou comer peixe podre

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 10, 2013 4:55 am

.
Não nos chega já a podridão política? Ainda tinha de ressuscitar esta?


Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Amanhã vou comer peixe podre Empty Re: Amanhã vou comer peixe podre

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos