Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medvedev alerta para risco de conflito no Oriente Médio

Ir para baixo

Medvedev alerta para risco de conflito no Oriente Médio Empty Medvedev alerta para risco de conflito no Oriente Médio

Mensagem por Vitor mango Qua maio 12, 2010 12:22 am

Início do conteúdo
Medvedev alerta para risco de conflito no Oriente Médio
11 de maio de 2010 | 20h 18

. +

AE-AP - Agência Estado

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse hoje que as tensões entre árabes e israelenses ameaçam empurrar o Oriente Médio para mais uma catástrofe, e afirmou que Moscou pretende dar um impulso diplomático para melhorar as relações entre Israel e Síria. Medvedev fez as declarações ao lado do presidente da Síria, Bashar Al Assad, ao final de uma visita de dois dias a Damasco, na qual a Rússia se comprometeu a ajudar a Síria a desenvolver sua infraestrutura de petróleo e gás natural, num momento em que Damasco tenta recuperar seu papel como uma rota de energia entre o Golfo Pérsico e o Mediterrâneo.

Os presidentes russo e sírio também reafirmaram o direito do Irã a desenvolver um programa nuclear pacífico, num momento em que as potências mundiais pressionam por mais uma rodada de sanções contra o Irã, por causa da recusa da república islâmica em interromper o enriquecimento de urânio."As tensões no Oriente Médio ameaçam levar a uma nova explosão ou mesmo a uma catástrofe", afirmou o presidente russo. Na época da Guerra Fria, a Síria era aliada da União Soviética no Oriente Médio.

Acusações

Medvedev fez as declarações no mesmo dia em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de tentar provocar uma guerra entre seu país e a Síria. "Eles (os iranianos) estão espalhando mentiras para escalar as tensões e isso não tem nenhum fundamento" disse Netanyahu. "Nós queremos a paz e a estabilidade e oferecemos negociações com a Síria sem pré condições", disse Netanyahu.

No mês passado, o presidente de Israel, Shimon Peres, acusou a Síria de fornecer mísseis Scud ao grupo xiita libanês Hezbollah, dizendo que com o arsenal o Hezbollah pode atingir qualquer ponto do território israelense. A Síria negou a acusação e alertou que ela parece ter sido calculada para abrir espaço para uma ação militar futura.

Antes da visita de Medvedev a Damasco, o escritório de Peres, em Jerusalém, informou que o presidente russo havia concordado em entregar uma mensagem a Bashar Al Assad, com o objetivo de reduzir as tensões. Mas Medvedev não fez hoje nenhuma referência a essa possível mensagem.

Já o presidente sírio fez mais acusações a Israel por causa do conflito com os palestinos. "Expulsar palestinos de Jerusalém, atacar lugares sagrados e sitiar palestinos na Faixa de Gaza são passos e medidas que irão descarrilar completamente o processo de paz" disse Assad. Hoje, os presidentes russo e sírio tiveram uma reunião com o líder do grupo Hamas, Khaled Meshal, que vive exilado em Damasco. Após a reunião com Meshal, Medvedev partiu para a Turquia.

Estratégia energética

Medvedev foi recebido em Ancara pelo presidente turco, Abdullah Gul. Amanhã, a Rússia e a Turquia assinarão uma série de acordos de cooperação, incluídos pactos no setor de energia e um abrandamento nas regras de vistos para turistas e viajantes entre os dois países.

A Turquia afirmou à Rússia que aprovará até novembro a construção de um gasoduto no Mar Negro. O gasoduto deverá transportar gás natural da Rússia para a Europa por uma rota alternativa que incluirá a Turquia e garantirá um papel central para a Rússia como a principal fornecedora de energia ao mercado europeu. Com informações da Dow Jones.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117572

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos