Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)

Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 12, 2010 3:58 am

A Festa das Aves

Dias 14 a 17 Maio de 2010, na aldeia de Vila Chã de Braciosa

A Festa das Aves decorrerá entre os dias 14 a 17 Maio de 2010, na aldeia de Vila Chã de Braciosa, situada no concelho de Miranda do Douro, dentro dos limites do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

A Festa das Aves foi delineada com o intuito de promover a valorização da natureza através das aves.

O objectivo primordial é sensibilizar para a preservação das aves através de uma diversidade de actividades que incluem caminhadas na natureza para observação e identificação de aves, identificação de ameaças e análise dos problemas de conservação e respectivas soluções.

Vão ainda ter lugar sessões de interpretação ecológica, palestras, tertúlias, mostra de filme documentários, eventos artísticos (música, teatro, contos e poesia), actividades para crianças (pintura-facial, jogos lúdico-pedagógicos, manualidades como oficinas de construção de pinhas alimentares, comedouros e bebedouros para aves, construção de ninhos artificiais, etc...), exposições (desenho científico, fotografia), entre outras.

Entre as inúmeras actividades propostas pretendemos que, cada vez mais pessoas, aprendam a apreciar as aves que convivem connosco no dia-a-dia.

http//www.aldeia.org

, 2010-05-11
In DTM

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Smilie34Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Smilie34Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Smilie34Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Preservação da avifauna do Parque Natural do Douro Internacional

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 18, 2010 8:36 am

Minimizar as electrocussões

Preservação da avifauna do Parque Natural do Douro Internacional

Decorrente da preocupação da EDP em preservar a bio-diversidade, no caso vertente a avifauna do nordeste Transmontano residente na área do Parque Natural do Douro Internacional, a EDP interveio na rede de média tensão, a 30 kV, nas freguesias de Póvoa, Ifanes e Paradela do concelho de Miranda do Douro.

Incorporando equipamentos de tecnologia recente, para eliminar ou minimizar os problemas de colisões e electrocussões.

A obra consistiu na instalação de dispositivos anti-colisão das aves com os condutores e anti-nidificação, anti-electrocussão e anti-poiso nos apoios.

Esta acção é tanto mais importante quão importante é o grupo de aves que se pretende proteger, com destaque para a cegonha negra, a águia real, o grifo, o abutre do Egipto, a águia de Bonelli, o falcão peregrino, o bufo real, algumas em perigo de extinção.

AA, 2010-05-18
In DTM

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) 0002053F

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Autarcas denunciam falta de pessoal no Parque Natural do Douro Internacional

Mensagem por Joao Ruiz Dom Out 17, 2010 4:02 am

.
Gestão do parque está »morta»

Autarcas denunciam falta de pessoal no Parque Natural do Douro Internacional

O presidente da Câmara de Mogadouro, Morais Machado, acusou o PNDI de não ter funcionários administrativos e vigilantes da natureza para assegurarem os serviços mínimos. «De cada vez que um técnico tem de sair para o terreno, as portas da sede encerram e não há atendimento ao público», lamentou.

O autarca disse ainda que “a situação está a deixar indignados agricultores, produtores florestais, turistas e público em geral”.

Morais Machado é apenas um dos quatro autarcas na área do PNDI que elaboraram um documento reivindicativo para entregar à ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, onde pedem a tutela daquela área protegida.

Os presidentes de câmara de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo pedem “alterações” ao regulamento do PNDI, para que haja uma maior participação das autarquias na gestão da área protegida, que no entender dos autarcas está “morta”. “As quatro câmaras que integram a área protegida têm capacidade para fazer a gestão”, considerou o autarca.

“O parque tem sido um emblema da região dada a sua rica e única fauna e flora. No que diz respeito à sua organização administrativa, a situação é um desastre” afirmou Morais Machado. Os autarcas garantem que nas condições actuais o parque “não traz benefícios” para as populações.

Já o presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, António Edmundo, é da opinião que o actual plano de ordenamento do parque “limita as populações nos seus direitos”. “Tem de haver mais investimento nas áreas protegidas”, frisou.

ICNB lembra concurso para admissão de vigilantes

Em resposta, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) garantiu que “procura manter o atendimento adequado ao público em todas as suas delegações”.

No que diz respeito à falta de vigilantes da natureza na área do PNDI, o ICNB afirmou que “está em curso um concurso para admissão de vigilantes”, os quais irão reforçar os serviços naquela área protegida.

Quanto ao encerramento da sede devido à ausência do técnico, o ICNB garantiu que isso “só aconteceu uma vez” e que os motivos foram de ordem pessoal”.

A "frágil situação das áreas protegidas" deverá ser discutida na Comissão Parlamentar de Ambiente, a pedido do PSD feito a 28 de Setembro. Serão ouvidos o presidente do ICNB e os directores das áreas protegidas.

O Parque Natural do Douro Internacional foi criado através do Decreto Regulamentar 8/98, de 11 de Maio, com o objectivo de conservar o património natural, promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida das populações locais, em harmonia com a conservação da natureza.

O parque ocupa uma área de 85.150 hectares e abrange o troço fronteiriço do rio Douro, numa extensão de cerca de 1222 quilómetros, sendo considerado pelos especialistas em avifauna um santuário em toda a Península Ibérica, já que ali nidificam espécies ameaçadas como a cegonha negra.

Lusa, 2010-10-16

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) 00020542

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Primeira Rota Turística Ibérica apresentada hoje

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 14, 2010 6:49 am

.
Juntando 11 sítios classificados

Primeira Rota Turística Ibérica apresentada hoje

A primeira Rota Turística Ibérica é apresentada esta terça-feira, em Vila Nova de Foz Côa, juntando 11 sítios classificados como Património da Humanidade, com o objetivo de ganhar dimensão internacional.

A «Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero», que se constituirá como o primeiro destino turístico ibérico, nasce no dia em que se comemora o aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro e do Centro Histórico de Guimarães.

Para além destes dois sítios, a iniciativa que tem como promotor a Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH) e junta ainda o Centro Histórico do Porto, o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Ávila, Atapuerca, Burgos, Las Médulas, Salamanca, Siega Verde e Segóvia.

DD, 2010-12-14

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) 0002033D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 15, 2010 9:15 am

.
Um roteiro no Norte da Península

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Douro_barco_lindo

Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero

A primeira rota turística ibérica nasceu ontem no Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa em Vila Nova de Foz Côa, baptizada como Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero.

Integra onze sítios classificados como Património Mundial (Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico do Porto, Centro Histórico de Guimarães, Parque Arqueológico do Vale do Côa, Ávila, Atapuerca, Burgos, Las Médulas, Salamanca, Siega Verde e Segóvia) e tem por objectivo, segundo os seus promotores, ganhar uma dimensão internacional na atracção turística e na promoção em mercados internacionais com elevada apetência no \"touring cultural\".

Tendo com emblema principal o vale do Douro, a rota pretende, sobretudo, divulgar zonas que actualmente não são conhecidas internacionalmente

Desde os centros históricos das cidades do Porto e Guimarães, a rota pretende sobretudo levar os visitantes ao Douro profundo, Régua, S. João da Pesqueira e Foz Côa, não esquecendo o Douro superior até Moncorvo ou as zonas da Terra Quente e Fria no distrito de Bragança. Um dos pontos importantes a dinamizar internacionalmente pela rota ibérica é o Vale Arqueológico do Côa, que se estende até terras de Espanha, Siega Verde, e que atrai milhares de turistas nacionais, mas internacionalmente ainda não consta dos roteiros.

Segundo os promotores, também a região minhota fará parte integrante da rota ibérica principalmente as zonas fronteiriças, onde procurará preservar e divulgar os valores e recursos naturais. Além do intercâmbio entre turistas dos dois países, os responsáveis da rota apostam na captação de turistas da América do Norte e Austrália, segundo eles um turismo de alto poder económico.

Também o turismo religioso fará parte da rota ibérica, estando em destaque os santuários de S. Bento da Porta Aberta e do Sameiro na região minhota como o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego e Capela Nova, obra de Nazoni em Vila Real.

Silva Peneda, presidente da Fundação Rei Afonso Henriques, entidade promotora do projecto, e do Conselho Económico e Social, afirmou que a rota pretende trazer até às regiões que a integram um turismo de qualidade e não de massas, porque \"há que transformar a excelência em valor no interesse do país da Península Ibérica e sobretudo do poder local\".

Ricardo Magalhães, chefe da Estrutura de Missão do Douro, diz que a criação desta rota não foi por acaso, pois, segundo ele, \"nesta região do Douro Superior encontra-se não só uma grande parcela do Douro Vinhateiro como o Parque Arqueológico do Côa, os parques naturais de Douro Internacional , Montesinho e Alvão, e mais oito sítios classificados na Rede Natura, aqui há de tudo desde património natural, cultural e arquitectónico, há que o potencializar de uma vez por todas\".


José Cardoso in DN, 2010-12-15
In DTM

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) 00020761

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Concurso para vigilantes do PNDI já abriu

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 21, 2011 8:22 am

.
Douro Internacional

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Vigilante_natur

Concurso para vigilantes do PNDI já abriu

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) vai ter dois novos vigilantes.

O presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) revela que já está aberto um concurso de recrutamento.

“Está em curso um concurso de vigilantes pois neste momento o parque não tem nenhum vigilante oficial, mas vamos contratar alguns” adianta Tito Rosa, acrescentado que “não são muitos porque a situação geral da administração pública não permite recrutamentos externos”.

O responsável máximo pelas áreas protegidas do país admite, também, algumas dificuldades no Douro Internacional, e aponta o caminho a seguir.

“Tem carências, mas uma das nossas prioridades para este ano é fazer algum investimento do ponto de vista da organização e da logística do PNDI” afirma. “Temos algumas dificuldades porque é uma zona menos desenvolvida e com fracos recursos. Não estamos a pensar fechar as nossas representações, mas queremos juntar esforços” acrescenta.

A falta de vigilantes no Parque Natural do Douro Internacional arrasta-se desde Outubro de 2009.

Um dos vigilantes entrou para a reforma e o outro pediu uma licença sem vencimento.

A vigilância daquela área protegida tem sido feita com recurso a elementos do SEPNA, da GNR, e de áreas protegidas vizinhas.

Brigantia, 2011-01-20
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Douro é o ponto de união

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 05, 2011 10:45 am

.
Douro é o ponto de união

Autarca defende gestão ibérica para as áreas protegidas do Douro Internacional

O presidente da Câmara de Miranda do Douro defendeu hoje a criação de um organismo ibérico para fazer a gestão conjunta do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e do da Arribas do Douro.

O autarca garantiu já ter apresentado a proposta em Madrid, junto do ministério do Ambiente espanhol, preparando-se agora para fazer o mesmo junto da tutela em Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, Artur Nunes disse que a proposta passa por uma gestão integrada dos dois parques naturais, para que o rio Douro seja um ponto de união em matéria ambiental.

Lusa, 2011-03-03

Idea Arrow


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Autarcas do Douro Internacional criticam gestão do Parque Nacional

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 24, 2012 5:09 pm

.
«Não está a cumprir os objectivos»

Autarcas do Douro Internacional criticam gestão do Parque Nacional

Parque ocupa uma área de mais de 85 mil hectares, mas não tem servido para nada e não está a cumprir os objectivos e anseios das populações, diz autarca de Mogadouro.

Os autarcas do Douro Internacional mostram-se insatisfeitos com o actual modelo de gestão da área protegida e pedem ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas maior atenção para a preservação do ecossistema.

“Durante muitos anos foram as populações residentes que preservaram o Parque com as plantações, na limpeza da floresta, na preservação de aves e o Parque afastou-se completamente das populações, esquecendo-se que existe por causa das populações”, critica Artur Nunes, presidente da Câmara de Miranda do Douro.

Moraes Machado, presidente da Câmara de Mogadouro, vai mais longe e afirma que o Parque Natural do Douro Internacional não tem servido para nada e não está a cumprir os objectivos e anseios das populações.

“Espero que o Parque do Douro Internacional continue a ser uma zona protegida, mas, neste momento, está sem beira nem beira”, lamenta Moraes Machado.

O Parque ocupa uma área de mais de 85 mil hectares, abrange o troço fronteiriço do Rio Douro, incluindo o seu vale e superfícies planálticas confinantes, e prolonga-se para sul, através do vale do Rio Águeda.

, 2012-12-20
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) Empty Re: Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos