Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal à procura de boleia do 'boom' do Brasil

Ir para baixo

Portugal à procura de boleia do 'boom' do Brasil Empty Portugal à procura de boleia do 'boom' do Brasil

Mensagem por Vitor mango Qua maio 19, 2010 4:37 am

Portugal à procura de boleia do 'boom' do Brasil

por HUGO FILIPE COELHO e SUSANA SALVADORHoje
Portugal à procura de boleia do 'boom' do Brasil

José Sócrates recebe Lula da Silva em Lisboa e a Galp assina acordo com a Petrobras.

Na primeira vez que se encontraram, em 2005, Lula da Silva pediu o empenho de José Sócrates na legalização dos imigrantes brasileiros. Cinco anos passados, os papéis invertem-se. O primeiro-ministro português recebe o Presidente brasileiro hoje em Lisboa e quer convencê-lo a levar Portugal à boleia do boom económico brasileiro.

A curta passagem de Lula por Portugal é a etapa final de uma viagem por cinco países que confirmou o peso e influência reforçada do Brasil no xadrez mundial.

O Presidente aterra em Lisboa ao final da tarde e parte de regresso ao Brasil à noite. Nessas poucas horas será recebido por Cavaco Silva e reúne-se com Sócrates, para assinar vários acordos cooperação na área da ciência, defesa, tecnologia e energias renováveis.

Porém, todas as atenções estão viradas para a economia. O Brasil é um dos países que recebeu melhor o impacto da crise e que, com China, Índia e Rússia, está a puxar pela economia mundial.

Sócrates quer aproveitar-se disso para arrancar Portugal do buraco da crise e quer a cooperação de Lula para aprofundar as trocas entre os países e chamar mais investimentos brasileiros a Portugal.

O porta-voz da presidência do Brasil, Marcelo Baumbach, até deu o mote ao dizer que a X Cimeira Luso-Brasileira "acontece num ambiente de novas oportunidades criadas pelo fluxo crescente de investimentos brasileiros em Portugal".

O marco da cimeira será a assinatura entre a Galp e a Petrobras de um acordo de pesquisa de petróleo em águas brasileiras. O Diário Económico adianta que esse é um prelúdio da entrada de capital brasileiro na petrolífera, num acordo que passa também pelos angolanos da Sonangol.

O sector da energia será ainda o pretexto para Sócrates e Lula debaterem as oportunidades do comércio triangular com África.

Depois de ouvir a PT recusar vender a sua participação na Vivo - a maior operadora móvel no Brasil - Lula deverá convidar os empresários portugueses a investirem do outro lado do Atlântico e a aproveitarem as oportunidades da organização do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016.

A aproximação entre Portugal e o Brasil também se faz na área da cultura. Sócrates e Lula vão concordar que 2011 será o ano de Portugal no Brasil e que 2012 será o ano do Brasil em Portugal.

Na ressaca do novo acordo ortográfico os dois líderes vão também falar sobre o plano de promoção da língua portuguesa. Os chefes de Estado e de Governo da CPLP vão reunir-se em Julho, em Luanda, e dali prometem recomendar que o português seja uma língua de documentação das Nações Unidas.

Lula regressa a um Brasil que está concentrado na corrida à sua sucessão, no final deste ano. Dilma Rousseff e José Serra, um dos dois terá a difícil missão de fazer esquecer o popular metalúrgico no Palácio do Planalto
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos