Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanha suspende grandes obras públicas por um ano

Ir para baixo

Espanha suspende grandes obras públicas por um ano Empty Espanha suspende grandes obras públicas por um ano

Mensagem por Vitor mango Qui maio 20, 2010 1:05 pm

spanha suspende grandes obras públicas por um ano
publicado 19:36 20 Maio '10

* Texto

Primeiros-ministros de Espanha e de Portugal durante a 6ª Cimeira de líderes da UE-America Latina e Caraíbas. Governo de Zapatero adiou obras públicas durante um ano. Juanjo Martin,EPA
Em Espanha, as grandes obras públicas vão ser adiadas pelo menos durante um ano. O anúncio foi feito pelo Ministro do Fomento espanhol, José Blanco. Aqui incluem-se obras já adjudicadas, o que significa que o TGV também sofrerá consequências, na linha Madrid-Caia. Apesar da decisão espanhola, o primeiro-ministro português diz que Portugal continua empenhado na ligação ferroviária de grande velocidade, entre Madrid e Lisboa.
Espanha suspende grandes obras públicas por um ano
0 twitter
O ministro responsável pelos transportes e telecomunicações de Espanha anunciou ontem que todos os trabalhos sofrerão atrasos de "pelo menos um ano" sem identificar especificamente os projectos.

Hoje, um porta-voz do ministério do Fomento veio precisar que os atrasos de um ano, a que o ministro José Blanco se referia, representavam uma duração média e que os dossiers serão estudados "caso a caso".

"O caminho-de-ferro será prioritário para que seja afectado o menos possível", declarou o porta-voz, precisando que, de momento, não é possível dizer se a linha Madrid-Lisboa vai também sofrer o atraso de um ano.

Esta decisão é consequência dos cortes contemplados e previstos no plano de austeridade do Governo espanhol para controlar o défice, que supõe um corte de 3 mil e 200 milhões de euros nas verbas previstas para este ano nas grandes obras.

Portugal empenhado

Reagindo à decisão do Governo de Madrid, o primeiro-ministro português disse que Portugal continua a apostar na ligação ferroviária de grande velocidade entre Madrid e Lisboa, prevista para 2013.

"Mantemos o nosso empenhamento a favor da ligação entre Lisboa e Madrid", declarou José Sócrates à televisão pública espanhola.

PSD diz que "seria loucura prosseguir"

O PSD foi dos primeiros partidos a reagir a este propósito do Governo. O líder da bancada parlamentar social-democrata, Miguel Macedo, afirmou: "aquilo que já era uma verdadeira irresponsabilidade (o prosseguimento do projecto do TGV), será uma loucura se o Governo pretender prosseguir este projecto, depois de ser conhecida a decisão espanhola de suspender o TGV do lado de lá da fronteira".

O líder do PSD também se pronunciou. Pedro Passos Coelho diz que não é preciso esperar por exemplos do exterior, isto porque "a circunstância em que nós vivemos em Portugal já há muito que aconselhava a que esse projecto fosse suspenso", disse.

"Nós não temos nesta altura condições para estar a pedir ao país sinais contraditórios (...) pedir apoio para medidas duras que nos permitirão reduzir o défice e ao mesmo tempo manter esse tipo de iniciativas e portanto eu julgo que o país já percebeu, só o Governo é que parece ainda não ter percebido", concluiu Pedro Passos Coelho.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos