Tias façam alguma coisa .... Mais de 150 mil filhos de pai incógnito em Portugal Há mais de 150 mil portugueses sem o nome do pai no Bilhete de Identidade.
3 participantes
Vagueando na Notícia :: Salas das mesas de grandes debates de noticias :: Professor Dr e mister Mokas faz a analise do Mundo
Página 1 de 1
Tias façam alguma coisa .... Mais de 150 mil filhos de pai incógnito em Portugal Há mais de 150 mil portugueses sem o nome do pai no Bilhete de Identidade.
Mais de 150 mil filhos de pai incógnito em Portugal
Há mais de 150 mil portugueses sem o nome do pai no Bilhete de Identidade. A maioria tem mais de 35 anos, até porque ser filho de pai incógnito é uma realidade que a lei forçou a diminuir.
Há mais de 150 mil portugueses sem o nome do pai no Bilhete de Identidade. A maioria tem mais de 35 anos, até porque ser filho de pai incógnito é uma realidade que a lei forçou a diminuir.
Ainda assim, segundo dados do Ministério da Justiça (MJ) fornecidos à agência Lusa, mais de oito mil crianças com menos de 15 anos não têm paternidade definida.
"Divergências entre progenitores, comportamentos de risco ou fatores sociais [como filhos nascidos de pais não casados antes de 1976] conduzem a que muitas vezes fique omissa a paternidade na declaração de nascimento", refere o MJ.
Antes do 25 de Abril, nascer fora do casamento era ser ilegítimo e muitas mulheres suportaram sozinhas a educação das crianças.
151 889 filhos de pai incógnito
"O peso da palavra era esmagador e de uma tremenda injustiça. A ilegitimidade era não reconhecer o filho e envergonhar-se de o ter tido", diz o pediatra Mário Cordeiro.
Dos 151 889 portugueses com paternidade desconhecida, 108 195 tem acima de 35 anos (mais de 70 por cento).
É o caso de Paulo, que prestes a completar 40 anos nunca foi assumido ou procurado pelo pai e tem no BI uma lacuna que surpreende muita gente.
"Quando casei, fui tratar da certidão de nascimento e a funcionária pensou que havia um erro. Ficou incrédula com a falta do nome do pai", conta à Lusa.
Paulo soube desde cedo a sua história. A mãe assumiu-lhe sempre que o pai não o quisera, contando-lhe todos os pormenores, inclusivamente quem era o homem que biologicamente o tinha gerado.
"Não tenho memória praticamente de nada da minha infância"
"Curiosamente sei bem quem ele é. Já me cruzei profissionalmente com ele várias vezes, até porque quis o destino que seguisse a mesma área. Já lhe falei, já lhe apertei a mão até, mas ele não sabe quem sou. Porque nunca quis saber", relata.
Garante que nunca teve vontade de o confrontar e que agora convive bem com a ausência de apelido paterno. Mas admite que a situação teve consequências: "Não tenho memória praticamente de nada da minha infância até aos sete anos".
Para o pediatra Mário Cordeiro, a verdade contada "de forma calma e progressiva" pode mitigar a desilusão e a dor: "Mas há sempre alguma dose de perplexidade e de sentimento de rejeição".
"As pessoas aguentam muito. E o passado não é necessariamente o futuro. As crianças não estariam condenadas à partida, porque poderiam encontrar outras pessoas de referência que representariam a figura psicológica do pai", defende.
Casos de rejeição de filiação são hoje mais raros, até por imposição legal, com a alteração ao Código Civil em 1976, que pretendeu salvaguardar os direitos fundamentais das crianças.
Além da falta de obrigação legal de filiação, na década de 70 a ciência não dispunha dos meios atuais de determinação da paternidade.
Vantagens da exigência da filiação
"Esta mudança teve um impacto enorme na qualidade de vida das crianças", refere a socióloga Vanessa Cunha, "na medida em que o estabelecimento da filiação poderá abrir a porta à construção de uma relação entre pai e criança, que de outra forma poderia não acontecer, pelo desconhecimento da situação, pela dúvida".
Também para Mário Cordeiro as vantagens da exigência da filiação são claras "para a criança, para a mãe e para a construção de um país baseado na responsabilidade e na exigência de rigor".
O pediatra sublinha que a nível europeu há até leis que "comprometem estrangeiros que 'façam filhos' quando estão de férias noutro país".
Atualmente, em Portugal, sempre que há um registo de nascimento com paternidade omissa é enviada certidão ao tribunal para processo de averiguação oficiosa.
Nos últimos três anos, entraram nos tribunais 6364 processos, uma média de cinco casos por dia.
E estes processos parecem estar a aumentar: em 2009 houve mais 598 processos do que 2008 e mais 895 do que em 2007. Nem todos conseguem ser resolvidos.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Nota da Direcção do Expresso
Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.
Vitor mango- Pontos : 118184
Re: Tias façam alguma coisa .... Mais de 150 mil filhos de pai incógnito em Portugal Há mais de 150 mil portugueses sem o nome do pai no Bilhete de Identidade.
Resumindo e concluindo - excelente comportamento do tal sexo que se reclama de forte... apenas para com os fracos e que precisa de regulamentação legal, para ter um pouco de vergonha na cara...
João Ruiz escreveu:Resumindo e concluindo - excelente comportamento do tal sexo que se reclama de forte... apenas para com os fracos e que precisa de regulamentação legal, para ter um pouco de vergonha na cara...
e a madame por acaso letrada e drª
No Brasil con heci duas madames e ambos os casos eram e foram obra para estudos de psicologia
Uma a madame EVA ( nome ficticio ) tinha uma filha de 14 anos ( nao é peiada á Diana ) e a madame por acaso letrada e drª ...sabia quem era o pai da criança que nunca se assumiu
A madame era insuniANTE culta e pensava eu kus meus botões o que leva um gajo a rejeitar Obra obrada
- nunca percebi mas tinha pistas ...talvez o medo e a nãso posse espeiritual
mas confesso0 que ..
A segunda madame comestivel foi vendida a uma tia quando tinha 14 anos
Segurou-se ao mango como o milho se agarra ao carolo
Tinha uma diferença de 14 kilatos anuais
Um dia quano o pai real morreu veio-me cair nos braços soluçando perdidamente
mais
A madame adquiriu á sua custa um alto lugar de secretaria no Governo
mais ainda
Tinha nove irmaos
mais ainda
Era ela que ia ao Supermercado e comprava para os pais os alimentos para a semana
Eiu sei porque era o meu carro que levava tudo para a casa alugada e paga pela madame
Uma madame que nao tenha uma relaçao de afecto paternal jamaizs e alguma vez consegue atingir orgasmicamente o ceu
O Freud que era um chato dizia que era a mãe que condicionava um gajo
No Brasil meus kridos tive a rara oportunidade de ver casos estranhos e sentimentais num mundo onde a sewxualidade feminina é mantida e dançada na rua assumindo as madamnes a sua vitalidade
ERROS tremendos que colocam as madames no campo oposto que ...
Re: Tias façam alguma coisa .... Mais de 150 mil filhos de pai incógnito em Portugal Há mais de 150 mil portugueses sem o nome do pai no Bilhete de Identidade.
150.000???? E eu que só comheço um. Mas mora longe, lá para o outro lado do Atlãntico!!!!
Viriato- Pontos : 16657
Tssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!
Lá vem vendetta poverina!!!!
Lá vem vendetta poverina!!!!
Também o conhece??? Que coicidência!!!!!
Viriato escreveu:Também o conhece??? Que coicidência!!!!!
E não conheço grande bisca!!!!
João Ruiz escreveu:Viriato escreveu:Também o conhece??? Que coincidência!!!!!
E não conheço grande bisca!!!!
Ser filho de pai incógnito, na maioria dos casos, não representa desonra alguma para o próprio nem para a mãe. Na quase totalidade das vezes, é pura cobardia do pai. Foi muito usado durante séculos nas relações furtivas entre patrões e empregadas. Hoje a lei não permite. Exige investigação. Mas como a nossa justiça é aquela que sabemos, tudo fica mais ou menos na mesma. No caso presente, soube-o por mero acaso. Não é propriamente um ataque pessoalizado.
Ser filho de pai incógnito, na maioria dos casos, não representa desonra alguma para o próprio nem para a mãe. Na quase totalidade das vezes, é pura cobardia do pai. Foi muito usado durante séculos nas relações furtivas entre patrões e empregadas. Hoje a lei não permite. Exige investigação. Mas como a nossa justiça é aquela que sabemos, tudo fica mais ou menos na mesma. No caso presente, soube-o por mero acaso. Não é propriamente um ataque pessoalizado.
Tocou inteiramente no buraco
A santa Se na altura em que LUtero la foi o metodo da filharada que emprehava as madames era facil de resolver
Ia ao campo e batiam nas costas de um manel Qualquer
Tu maniel vais ser pai ( porra onde é que eu ja ouvi isto ?
amen