Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E#ditorial Haaretz Bloqueio a Gaza

Ir para baixo

E#ditorial Haaretz  Bloqueio a Gaza Empty E#ditorial Haaretz Bloqueio a Gaza

Mensagem por Vitor mango Sex maio 28, 2010 6:09 am

Navios decorados com bandeiras e cartazes de apoio a palestinos residentes da Faixa de Gaza, carregado com bens de consumo para uma população que está sob cerco por cerca de quatro anos, estão a ameaçar Israel. A resposta do governo israelense e suas preparações para bloquear a flotilha de paz "dar a impressão de que Israel não Gaza, está sob um cerco brutal.

Israel é cada vez mais dificuldade para explicar a lógica por trás do bloqueio para o resto do mundo. Se ele se destina a impedir disparos de foguetes Qassam contra Israel, então qual foi a razão para a Operação Chumbo? Se Israel quer usar o bloqueio para colocar mais pressão sobre o povo de Gaza até que se levantam contra o Hamas e derrubá-lo, ou para estimular o Hamas para responder à pressão de Israel, em seguida, os quatro últimos anos têm mostrado que esta política falhou.

Além disso, o sofrimento que Israel está fazendo com que 1,5 milhão de pessoas para esse efeito não é somente desumano, mas extremamente prejudicial ao estado de Israel ao redor do mundo. Se a pressão exercida sobre Gaza é realmente a única medida eficaz, que é o ponto da nova lei que visa a agravar as condições de prisão para membros do Hamas atrás das grades? Parece que o governo é incapaz de desenvolver uma estratégia adequada para libertar seqüestrados soldado Gilad Shalit, e está se agarrando a qualquer palha para demonstrar algum tipo de "ação".

Mas o governo israelense sabe exatamente o preço que deve pagar para libertar Shalit. Ele já realizou negociações indiretas com o Hamas e ainda anunciou que estava disposto a libertar um grande número de prisioneiros que são membros do grupo islâmico. O acordo foi adiada devido a um número de presos que cometeram crimes extremamente graves que Israel se recusa a liberar.

firme recusa de Israel a libertar os presos está se tornando mais caro o seu movimento até o momento. Relações com a Turquia se deteriorou significativamente devido à política de Israel em Gaza.

Vários países europeus que também vêem o Hamas como uma organização terrorista criticar a política de bloqueio. produtos israelenses estão sendo boicotado, enquanto a opinião pública mundial não aceita mais o cerco. O número de pessoas, incluindo diplomatas e figuras públicas, que participam na flotilha Gaza auxílio-bound, mostra claramente isso.

Israel argumenta que não há fome em Gaza e que os produtos vital entrar na Faixa de regularidade. Israel disse ainda que estava disposta a entregar o conteúdo dos barcos para a Faixa de Gaza, mas através de Ashdod e usando a Forças de Defesa de Israel, e não os barcos diretamente.

Se assim for, isso indica que Israel não se opõe à ajuda em si, mas a demonstração de apoio para as pessoas de Gaza. No entanto, esta demonstração de apoio poderia ter sido evitado, desde o início teve Israel suspendeu o bloqueio sem sentido e permitiu que os habitantes de Gaza para viver uma vida normal.

Mesmo que Israel consiga impedir a flotilha de chegar Gaza, ainda terá de lidar com outras manifestações de apoio. O governo faria bem para decidir de imediato para retomar as negociações indiretas com o Hamas, para ser mais flexível sobre a libertação de prisioneiros e para levantar o cerco a Gaza. Este preço pode muito bem vir a ser inferior ao custo dos danos ao estado de Israel.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos