Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moçambique: China vai financiar modernização do aeroporto de Maputo

Ir para baixo

Moçambique: China vai financiar modernização do aeroporto de Maputo Empty Moçambique: China vai financiar modernização do aeroporto de Maputo

Mensagem por Kllüx Sex Jun 18, 2010 6:31 am

Moçambique: China vai financiar modernização do aeroporto de Maputo



A ultima fase da modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, orçada em 65 milhões de dólares, deverá arrancar ainda este ano com financiamento chinês, revelou hoje fonte moçambicana.

A verba “será disponibilizada” pelo Export-Import Bank of China (EXIM), cujo vice-presidente, Zhu Hongjie, se encontrou hoje com o primeiro ministro moçambicano, Aires Ali, indicou a agência noticiosa de Moçambique.

Fundado em 1994, sob a tutela direta do Conselho de Estado (o executivo do governo chinês), o EXIM é um dos bancos chineses mais envolvidos em África.

A modernização do aeroporto de Maputo é um dos três grandes projetos de desenvolvimento anunciados em Pequim, hoje, no terceiro dia da visita de Aires Ali à China.

Segundo a AIM, outro banco diretamente tutelado pelo Conselho de Estado chinês, o China Development Bank, vai “disponibilizar” 80 milhões de dólares para construir uma fábrica de cimento na província de Sofala e mais 20 milhões de dólares para uma unidade de processamento de algodão em Magude, no sul do país.

Aires Ali chegou quarta-feira a Pequim, acompanhado por quatro ministros: Finanças (Manuel Chang), Obras Públicas e Habitação (Cadmiel Muthemba), Transportes e Comunicações (Paulo Zucula) e Recursos Minerais (Esperança Bias).

O primeiro ministro moçambicano parte sábado para Wuhan, capital da província de Hubei, geminada com a província de Gaza, e na próxima segunda–feira visitará a Expo 2010, em Xangai.

Fonte diplomática disse à agência Lusa que a visita tem sido “um sucesso” e “ultrapassou até as espectativas” moçambicanas.

Nas conversações com o homólogo moçambicano, o primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou que “ao longo dos anos, a China concedeu uma incondicional ajuda económica e tecnológica a Moçambique e prometeu continuar a ajudar o país a melhorar o nível de vida do seu povo”, realçou a agência noticiosa oficial chinesa.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos