Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

300 euros por umas calças rasgadas ( ler no publico tias e nada de ma lingua ...moda é moda ...

Ir para baixo

300 euros por umas calças rasgadas ( ler no publico tias e nada de ma lingua ...moda é moda ... Empty 300 euros por umas calças rasgadas ( ler no publico tias e nada de ma lingua ...moda é moda ...

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 25, 2010 11:42 am

...
Os livros e a leitura sempre nortearam – e ainda norteiam – a vida de Alberto Manguel. Aprendeu a ler por volta dos três anos e nunca mais parou. Quando era adolescente, leu em voz alta, durante vários anos, para Jorge Luis Borges, que tinha ficado cego. Mais tarde, começou a escrever sobre livros, leituras e leitores – e o seu “Uma História da Leitura” (publicado em Portugal em 1999 pela Presença) tornou-se um best-seller mundial.

Nasceu em Buenos Aires em 1948, criou-se em Israel, fez o liceu na Argentina, viveu em sítios longínquos como Taiti. Nos anos 1980 mudou-se para Toronto, no Canadá, e tornou-se cidadão canadiano. De há 10 anos para cá, vive no Sul de França.

As suas primeiras línguas foram o inglês e o alemão e só mais tarde viria o espanhol, explicou Manguel em Lisboa, durante uma conversa pública na semana passada com Francisco José Viegas, no âmbito do Festival Silêncio. “Os meus pais quiseram que eu tivesse uma aia checa de língua alemã que me falasse inglês. Eles, por seu lado, falavam espanhol e francês – o que significa que eu não falei com os meus pais até aos oito anos...” Sentido de humor e simpatia irresistíveis.

O eclectismo de Manguel não se limita à geografia e à linguística. Eterno leitor de Homero ou Dante, adora novelas policiais e ficção científica e não alinha nas modas nem nos cânones estabelecidos. “Há grandes obras, que reconheço que são grandes obras, mas que a mim não me interessam.”

Gosta muito de ler na cama e está “sempre a ler”. Todos os dias, antes de tomar o pequeno almoço, lê um canto de "A Divina Comédia" (“é o meu yoga”). Fala dos 40 mil livros que compõem a sua imponente biblioteca, instalada numa ruína medieval restaurada, como se de 40 mil filhos se tratasse (ele próprio tem três, já crescidos).

O ebook, explicou ainda, não é mais do que “uma tábua de argila com mais memória”, acrescentando que – cúmulo da ironia –, depois de termos abandonado os rolos de pergaminho para adoptar o codex com as suas páginas encadernadas, muito mais prático de ler, voltamos... a fazer scroll às páginas nos ecrãs de computador...


Não usa telemóvel, nem Internet, não tem email. Não os acha úteis. Os amigos ofereceram-lhe um site pessoal nos seus 60 anos (alberto.manguel.com), que “ao que parece, funciona muito bem”. No fundo, a Internet é como uma grande biblioteca – e ele já tem a dele.

A sua obra está praticamente toda ela dedicada ao lado maravilhoso da leitura, do acto de ler. A sua paixão pela leitura vem de onde? Nasce-se leitor ou uma pessoa torna-se leitora?
Penso que somos animais leitores. Vimos ao mundo com uma certa consciência de nós próprios e do que nos rodeia e temos a impressão de que tudo nos conta histórias: a paisagem, o rosto dos outros, o céu, em tudo encontramos linguagem. Tentamos desentranhá-la, tentamos lê-la. Nesse sentido, não podemos existir enquanto seres humanos sem a leitura. Inventámos a linguagem escrita, a linguagem oral, para tentarmos comunicar essa experiência do mundo, para nos contarmos histórias e através delas, falar dessa experiência.
No meu caso, o conhecimento do mundo passou sempre pelos livros. Tive uma infância um pouco particular: o facto de o meu pai pertencer ao corpo diplomático fez com que viajássemos muito e que eu não tivesse nenhum sitio onde me sentisse em casa. A minha casa estava nos livros. Regressar à noite aos livros que conhecia, abri-los e constatar com imenso alívio que o mesmo conto continuava na mesma página, com a mesma ilustração, dava-me uma certa segurança e um certo sentido do lar.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

300 euros por umas calças rasgadas ( ler no publico tias e nada de ma lingua ...moda é moda ... Empty Re: 300 euros por umas calças rasgadas ( ler no publico tias e nada de ma lingua ...moda é moda ...

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 25, 2010 11:44 am

Alberto Manguel
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para: navegação, pesquisa
Alberto Manguel

Alberto Manguel (Nascido em 1948 em Buenos Aires) É um canadense Argentina-Nascido escritor , tradutor e editor. Ele é autor de inúmeros livros de não-ficção , tais como O Dicionário de Lugares Imaginários (Co- escrito com Gianni Guadalupi em 1980) e Uma História da Leitura (1996) A Biblioteca à Noite (2007) e Homero, Ilíada e Odisséia : Uma Biografia (2008), e romances como Notícias de um país estrangeiro Came (1991). Embora quase todos os livros de Manguel foram escritas em Inglês , dois de seus romances (El regreso e Todos los hombres Mentirosos filho) Foram escritos em espanhol e ainda não foram publicados em Inglês . Manguel também escreveu críticas de cinema, como Noiva de Frankenstein coleções (1997) e de ensaios , tais como Into the Looking Glass Madeira (1998).

Por mais de vinte anos, Manguel editou uma série de obras literárias antologias em uma variedade de temas ou gêneros que vão desde erotica gay e as histórias da literatura fantástica e mistérios
.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos