Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Google impedido de recolher imagens em Portugal

3 participantes

Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Vitor mango Qua Ago 04, 2010 10:54 am

Google impedido de recolher imagens em Portugal

16h28m


A
Comissão Nacional de Protecção de Dados proibiu o Google de recolher
imagens em Portugal para o serviço Street View por considerar que não
está garantido o anonimato de pessoas e veículos.O Google
anunciou esta semana querer voltar a registar fotograficamente as ruas
portuguesas para o serviço Street View, mas a Comissão Nacional de
Protecção de Dados (CNPD) acha que não estão ainda reunidos os
requisitos legais necessários para a publicação online das imagens. A
porta-voz da CNPD, Clara Guerra, explicou à Agência Lusa que numa
reunião entre a comissão e o Google, a empresa deu garantias de que as
imagens de pessoas e de matrículas de veículos disponibilizadas no
serviço não permitiriam a sua identificação. O Google, adiantou,
ficou de prestar à comissão informações adicionais sobre a viabilidade
técnica de garantir o anonimato nas imagens, o que não se verificou. Por
esta razão e tendo em conta o anúncio recente do motor de busca de que
iria voltar a registar fotograficamente as ruas portuguesas para o
Street View, a Comissão Nacional de Protecção de Dados notificou a
empresa avisando que não estão reunidas as condições legais, uma vez que
esse serviço configura um tratamento de dados pessoais. O Google
tem a obrigação de notificar a CNPD previamente a qualquer tratamento
de dados pessoais, no qual se inclui a recolha de imagens. A
Comissão refere ainda que os dados pessoais recolhidos no âmbito do
serviço Street View são dados sensíveis porque se encontram inseridos na
categoria "vida privada", sendo sujeitos a controlo prévio.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117542

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Vagueante Qua Ago 04, 2010 11:24 am

Tendo em atenção o que tem estado a acontecer no país, começo a ficar preocupado com tanta vigilância e sem melhorias na segurança dos indivíduos.
Se observarmos bem, o actual regime democrático tem, sobre os cidadãos e suas vidas, muito maior controlo do que existia no tempo de Salazar e com muito maior insegurança, tanto no que diz respeito às pessoas como aos bens materiais.
Para além dos controlos passíveis de serem feitos através dos meios electrónicos instalados um pouco por todo o lado tais como Câmaras de filmar, Via Verde e tudo aquilo que está em projecto como os chips nos carros, ninguém sabe, em qualquer momento, se está ou não a ser observado através das escutas telefónicas.
Surge agora ainda a Google com instrumentos passíveis de identificar quem se desloca em qualquer estrada.
Não tendo eu, qualquer problema relacionado com escutas ou outra qualquer vigilância, até faço uso da VIA VERDE, penso que já chega de tanta vigia.
É necessário por cobro a este tipo de actividade sob risco de cairmos numa ditadura mais pesada do que aquela que tivemos durante 40 anos.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Viriato Qua Ago 04, 2010 11:43 am

Mas já lá estamos. Além da Via Verde não usa os ATM's? Não anda em transportes colectivos? Não frequenta super-mercados, não mete gazolina nas locais para isso criados? Não usa telamóvel? Não usa internet? Se o faz, está constatemente a ser filmado e registado. O Google é uma insignificância. Essa medida faz-me lembrar a China e a Koreia do Norte que tentam interferir nos e-mail's. Para mim, quem não deve não teme. E por mais que queira, não se livra do controlo. É a vida, como dizia o outro engenheiro...
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Vagueante Qui Ago 05, 2010 10:46 am

Viriato escreveu:Mas já lá estamos. Além da Via Verde não usa os ATM's? Não anda em transportes colectivos? Não frequenta super-mercados, não mete gazolina nas locais para isso criados? Não usa telamóvel? Não usa internet? Se o faz, está constatemente a ser filmado e registado. O Google é uma insignificância. Essa medida faz-me lembrar a China e a Koreia do Norte que tentam interferir nos e-mail's. Para mim, quem não deve não teme. E por mais que queira, não se livra do controlo. É a vida, como dizia o outro engenheiro...

Quem não deve não teme, diz o Viriato.
Não sei se a razão é absoluta.
Mas pensando no ditado e na passividade com que as pessoas o aceitam, teria que dizer que o mesmo se aplica a qualquer tipo de ditadura, seja ela de que tipo for.
Uma coisa eu tenho a certeza: A MINHA LIBERDADE NÃO ESTÁ DEVIDAMENTE DEFENDIDA.
Repare que eu não digo "liberdades" ou "libertinice".

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Viriato Qui Ago 05, 2010 11:27 am

Vagueante escreveu:
Viriato escreveu:Mas já lá estamos. Além da Via Verde não usa os ATM's? Não anda em transportes colectivos? Não frequenta super-mercados, não mete gazolina nas locais para isso criados? Não usa telamóvel? Não usa internet? Se o faz, está constatemente a ser filmado e registado. O Google é uma insignificância. Essa medida faz-me lembrar a China e a Koreia do Norte que tentam interferir nos e-mail's. Para mim, quem não deve não teme. E por mais que queira, não se livra do controlo. É a vida, como dizia o outro engenheiro...

Quem não deve não teme, diz o Viriato.
Não sei se a razão é absoluta.
Mas pensando no ditado e na passividade com que as pessoas o aceitam, teria que dizer que o mesmo se aplica a qualquer tipo de ditadura, seja ela de que tipo for.
Uma coisa eu tenho a certeza: A MINHA LIBERDADE NÃO ESTÁ DEVIDAMENTE DEFENDIDA.
Repare que eu não digo "liberdades" ou "libertinice".

Mas não me respondeu, caro vaguamente, como se evita todos os exemplos que lhe dei. Não os defendo. Constato a sua inevitabilidade. O que gostaria era que os dados recolhidos só podessem ser utilizados no estrito direito dos objectivos pretendidos. Agora lutar contra é impossível.

PS. Gostaria de acrescentar. Se amanhã, qualquer chip identificador de carros roubados, sem seguro, sem revisão obrigatória fosse implementado não me incomodava nada. Teria era de ser só utilizado para essas finalidades. E aí é que está o problema. Quando qualquer telefonema pode estar ao dispor de um jornalista, tudo falha. É aí, penso eu, que a nossa exigência deve ser absoluta.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Vagueante Qui Ago 05, 2010 12:00 pm

Porque será tão difícil escrever Vagueante?
Em curto espaço de tempo há dois membros a escrever incorrectamente. Estarão a vaguear com velocidade excessiva?

Respondendo ao Viriato, direi que, se não tivéssemos experiência das consequências de tanto controlo que, como sabe, tem sido usado para fins menos éticos e que têm sido motivo de verberação por parte do Viriato, não estaria preocupado.
Temos que conviver com jornalistas, com juízes, com advogados cujos comportamentos nem sempre são os mais correctos e as Leis, ou quem as aplica, não são satisfatórias. Daí entender que as informações que podem dar origem à devassa da vida de qualquer cidadão, devam ser devidamente ponderadas pelas organizações que têm como finalidade a defesa da privacidade e punir severamente quem transgride ou seja, quem usa indevidamente a informação que tem.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Viriato Sex Ago 06, 2010 5:07 am

Privacidade

Num país em que as caras dos detidos preventivamente podem ser livremente expostas na comunicação social, assumidos como criminosos perante a opinião pública, mesmo que depois venham a ser absolvidos;


Num país em que escutas telefónicas privadas são publicadas impunemente na imprensa, não obstante estarem sujeitas a segredo de justiça;


Num país em que os "paparazzi" fotografam sem limitações, do exterior, cenas em residências particulares de figuras públicas, sem autorização.


Nesse país, a Comissão Nacional de Proteção de Dados decide proibir que a Google Street Views filme as ruas das cidades, como se o conceito de privacidade fosse pior cuidado em outras metrópoles (onde se assume que esses direitos não estão a ser respeitados) como Nova Iorque, Londres, Berlim ou Paris.


Postado por Francisco Seixas da Costa
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 06, 2010 6:01 am

Nesse país, a Comissão Nacional de Proteção de Dados decide proibir que a Google Street Views filme as ruas das cidades, como se o conceito de privacidade fosse pior cuidado em outras metrópoles (onde se assume que esses direitos não estão a ser respeitados) como Nova Iorque, Londres, Berlim ou Paris.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117542

Ir para o topo Ir para baixo

Google impedido de recolher imagens em Portugal Empty Re: Google impedido de recolher imagens em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos