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Isto, sim, é serviço público

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Mensagem por Viriato Qua Set 29, 2010 9:34 am

Isto, sim, é serviço público

A RTP, no seu Telejornal das 13, acaba de passar uma reportagem de dois minutos sobre os receios de falência dos camionistas de Salamanca devido à introdução de portagens nas SCUT.

Publicado por João Magalhães
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Mensagem por Vagueante Qua Set 29, 2010 10:42 am

Viriato escreveu:Isto, sim, é serviço público

A RTP, no seu Telejornal das 13, acaba de passar uma reportagem de dois minutos sobre os receios de falência dos camionistas de Salamanca devido à introdução de portagens nas SCUT.

Publicado por João Magalhães

Serviço público, concerteza que não é.
Contudo, esta história das SCUTS anda muito mal contada por todos os intervenientes.
Acredito que os camionistas de Salamanca ou de Vigo sintam o problema do aumento dos custos nos transportes. Todavia, não me parece que seja caso para falência, tanto mais que não sabemos como é que o Estado português vai conseguir pô-los a pagar portagem.
Tanto quanto tem vindo a público, não haverá portagens físicas. Haverá portagens virtuais que implicam que o utilizador pague à cabeça ou posteriormente a portagem calculada electronicamente. Se todos cumprissem, o problema ficava resolvido por natureza, contudo, atendendo às características comuns aos portugueses e aos espanhóis, o que se perspectiva é uma falta generalizada de pagamento, o que vai provocar um corropio aos tribunais para obrigar a pagar importâncias ridículas em termos de custos judiciais.
Como conclusão deste raciocínio que, salvo melhor opinião acabo de expor, o Estado português, em vez da receita que esperava obter, vai ter uma despesa maior do que aquela que teria se tudo ficasse como está.
Mas admitindo que tudo vai funcionar correctamente, gostaria de saber como é que o governo pretende resolver o problema daqueles que ficam isentos do pagamento.
Passos Coelho tem feito muita asneira mas, neste caso das SCUTS, penso que a melhor solução seria a que ele defendeu, ou seja, introdução de portagens em todas as SCUTS sem excepção e com as isenções que actualmente existem nas auto-estradas.
Em resumo: As SCUTS deveriam ter um tratamento semelhante àquele que têm as auto-estradas.

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Mensagem por Viriato Qua Set 29, 2010 11:24 am

Vagueante escreveu:
Viriato escreveu:Isto, sim, é serviço público

A RTP, no seu Telejornal das 13, acaba de passar uma reportagem de dois minutos sobre os receios de falência dos camionistas de Salamanca devido à introdução de portagens nas SCUT.

Publicado por João Magalhães

Serviço público, concerteza que não é.
Contudo, esta história das SCUTS anda muito mal contada por todos os intervenientes.
Acredito que os camionistas de Salamanca ou de Vigo sintam o problema do aumento dos custos nos transportes. Todavia, não me parece que seja caso para falência, tanto mais que não sabemos como é que o Estado português vai conseguir pô-los a pagar portagem.
Tanto quanto tem vindo a público, não haverá portagens físicas. Haverá portagens virtuais que implicam que o utilizador pague à cabeça ou posteriormente a portagem calculada electronicamente. Se todos cumprissem, o problema ficava resolvido por natureza, contudo, atendendo às características comuns aos portugueses e aos espanhóis, o que se perspectiva é uma falta generalizada de pagamento, o que vai provocar um corropio aos tribunais para obrigar a pagar importâncias ridículas em termos de custos judiciais.
Como conclusão deste raciocínio que, salvo melhor opinião acabo de expor, o Estado português, em vez da receita que esperava obter, vai ter uma despesa maior do que aquela que teria se tudo ficasse como está.
Mas admitindo que tudo vai funcionar correctamente, gostaria de saber como é que o governo pretende resolver o problema daqueles que ficam isentos do pagamento.
Passos Coelho tem feito muita asneira mas, neste caso das SCUTS, penso que a melhor solução seria a que ele defendeu, ou seja, introdução de portagens em todas as SCUTS sem excepção e com as isenções que actualmente existem nas auto-estradas.
Em resumo: As SCUTS deveriam ter um tratamento semelhante àquele que têm as auto-estradas.


A única diferença que vejo entre SCUT's e auto-estradas é, de momento (creio que em breve esta diferença desaparecerá) o fim dos portageiros, garrafões de trânsito e outras incomodidades do género. Mas também, há poucos anos, havia filas enormes para ir ás finanças e outros serviços e hoje 20.000.000 de pagamentos são feitos pela Net. Para os estrangeiros existem cartões pré-pagos ou aderem ao chip. O que eu estranho é que seja o Vagueante, que como eu, constituímos a primeira geração que há 40 anos desbravou a informática neste país, a protestar.

Sobre os camionistas espanhois, tenho muita pena. Mas quando atravesso a Espanha também pago e não é pouco. E teria muito prazer em evitar as filas para fazê-lo. Preferiria fazê-lo com um dispositivo automático....
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Mensagem por Vagueante Qua Set 29, 2010 12:59 pm

Viriato escreveu:
Vagueante escreveu:
Viriato escreveu:Isto, sim, é serviço público

A RTP, no seu Telejornal das 13, acaba de passar uma reportagem de dois minutos sobre os receios de falência dos camionistas de Salamanca devido à introdução de portagens nas SCUT.

Publicado por João Magalhães

Serviço público, concerteza que não é.
Contudo, esta história das SCUTS anda muito mal contada por todos os intervenientes.
Acredito que os camionistas de Salamanca ou de Vigo sintam o problema do aumento dos custos nos transportes. Todavia, não me parece que seja caso para falência, tanto mais que não sabemos como é que o Estado português vai conseguir pô-los a pagar portagem.
Tanto quanto tem vindo a público, não haverá portagens físicas. Haverá portagens virtuais que implicam que o utilizador pague à cabeça ou posteriormente a portagem calculada electronicamente. Se todos cumprissem, o problema ficava resolvido por natureza, contudo, atendendo às características comuns aos portugueses e aos espanhóis, o que se perspectiva é uma falta generalizada de pagamento, o que vai provocar um corropio aos tribunais para obrigar a pagar importâncias ridículas em termos de custos judiciais.
Como conclusão deste raciocínio que, salvo melhor opinião acabo de expor, o Estado português, em vez da receita que esperava obter, vai ter uma despesa maior do que aquela que teria se tudo ficasse como está.
Mas admitindo que tudo vai funcionar correctamente, gostaria de saber como é que o governo pretende resolver o problema daqueles que ficam isentos do pagamento.
Passos Coelho tem feito muita asneira mas, neste caso das SCUTS, penso que a melhor solução seria a que ele defendeu, ou seja, introdução de portagens em todas as SCUTS sem excepção e com as isenções que actualmente existem nas auto-estradas.
Em resumo: As SCUTS deveriam ter um tratamento semelhante àquele que têm as auto-estradas.


A única diferença que vejo entre SCUT's e auto-estradas é, de momento (creio que em breve esta diferença desaparecerá) o fim dos portageiros, garrafões de trânsito e outras incomodidades do género. Mas também, há poucos anos, havia filas enormes para ir ás finanças e outros serviços e hoje 20.000.000 de pagamentos são feitos pela Net. Para os estrangeiros existem cartões pré-pagos ou aderem ao chip. O que eu estranho é que seja o Vagueante, que como eu, constituímos a primeira geração que há 40 anos desbravou a informática neste país, a protestar.

Sobre os camionistas espanhois, tenho muita pena. Mas quando atravesso a Espanha também pago e não é pouco. E teria muito prazer em evitar as filas para fazê-lo. Preferiria fazê-lo com um dispositivo automático....

Viriato parece não ter lido com atenção o que escrevi.
Em nenhum momento se põe em causa a capacidade informática de resolução do problema.
O que se põe em causa, é a adesão das pessoas de voluntariamente pagarem aquilo que a informática determinará.
No que me diz respeito, esse problema já nem se põe porque, a informática de que eu e Viriato fomos pioneiros, está desde há muito a debitar-me os custos de cada vez que passo na Via Verde.
Logo o problema não é informático.

Vagueante

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