Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Irão e Síria criticam negociações israelo-palestinianas

Ir para baixo

Irão e Síria criticam negociações israelo-palestinianas Empty Irão e Síria criticam negociações israelo-palestinianas

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 02, 2010 2:19 pm

.
Irão e Síria criticam negociações israelo-palestinianas

por Lusa
Hoje

Irão e Síria criticam negociações israelo-palestinianas Ng1348958

A Síria e o Irão criticaram hoje o processo de paz israelo-palestiniano apoiado por Washington e anunciaram um reforço das relações bilaterais, durante uma visita do presidente sírio, Bachar al-Assad, a Teerão.

Assad reuniu-se hoje com o seu homólogo iraniano, Mahmud Ahmadinejad, para abordar "questões bilaterais e regionais, incluindo o Líbano, o Iraque e a Palestina", noticiou a agência ISNA, referindo que o presidente sírio deverá ser também recebido pelo guia supremo da República Islâmica, 'ayatollah' Ali Khamenei.

A reunião ocorreu dias antes de uma controversa visita de Ahmadinejad ao Líbano, onde o Irão e a Síria apoiam o movimento xiita Hezbollah, que luta contra Israel.

A visita de Assad a Teerão contraria as esperanças de Washington quanto à ajuda do presidente sírio no processo de paz israelo-palestiniano e contraria também a tentativa norte-americana de afastar Damasco do seu aliado iraniano, numa altura em que as relações entre os Estados Unidos e a Síria começam a melhorar.

Assad e Ahmadinejad reafirmaram publicamente a vontade de reforçar os laços entre os dois países, segundo declarações de ambos divulgadas pelo 'site' da presidência iraniana.

Os dois presidentes criticaram o processo de paz israelo-palestiniano que Washington tenta relançar desde o início de Setembro e que se encontra comprometido devido à recusa israelita em prolongar uma moratória sobre construções nos colonatos da Cisjordânia.

Assad considerou que "nada mudou no processo de paz palestiniano, que se destina unicamente a assegurar apoio interno a Barack Obama", segundo o referido 'site'.

Ahmadinejad defendeu a "consolidação da frente de resistência" a Israel, incluindo o Irão, a Síria e o Hezbollah libanês.

Os dois presidentes deverão assinar vários acordos bilaterais nos domínios da política, da economia e da segurança.

O Irão tem sido alvo de sanções internacionais, nomeadamente financeiras e comerciais, impostas pela ONU, devido à sua política nuclear.

O comunicado iraniano não menciona se nas conversações de hoje foi abordada a situação no Iraque.

Na quarta-feira, o antigo primeiro ministro iraquiano Iyad Allawi, em visita a Damasco, pediu a Assad para intervir junto de Teerão no sentido de travar as "ingerências" iranianas na atual crise política do Iraque.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos