Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passos Coelho viabiliza Orçamento

Ir para baixo

Passos Coelho viabiliza Orçamento Empty Passos Coelho viabiliza Orçamento

Mensagem por Vitor mango Sex Out 15, 2010 1:57 am

Passos Coelho viabiliza Orçamento
15 de Outubro, 2010Por Helena Pereira e Sofia Rainho*
Depois de ter estado em cima da mesa o cenário de uma crise política, consequência do anunciado chumbo do Orçamento do Estado (OE) para 2011, e esgotadas todas as hipóteses de uma alternativa de governo no actual quadro parlamentar - como Cavaco Silva confirmou nas audiências que manteve com os partidos em Belém -, afinal, ainda poderá haver luz ao fundo do túnel.

Embora nem Sócrates manifeste abertura para recuar no aumento de impostos nem Passos Coelho abandone a ameaça de chumbo do Orçamento, os núcleos políticos de ambos os lados começam a dar mostras de que o acordo final é possível.

Entre os conselheiros de Passos Coelho cresce a convicção de que não haverá alternativa à viabilização do documento. E o caminho do líder do PSD está a ficar cada vez mais estreito. As pressões para que o PSD viabilize o OE subiram de tom esta semana.

Ao coro dos ex-Presidentes da República e de alguns ex-líderes do próprio partido, como Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes ou Manuela Ferreira Leite, juntaram--se as vozes de ex-ministros das Finanças, como Miguel Beleza ou Pina Moura, e também os principais banqueiros do país (ver texto ao lado) e o presidente da Comissão Europeia.

«Portugal precisa de ter um Orçamento que realize determinadas medidas em termos de credibilização relativamente aos mercados financeiros internacionais», defendeu Durão Barroso, confiando que haverá «bom-senso».

A decisão oficial do PSD só será tomada na reunião da Comissão Permanente na terça-feira, que será apresentada imediatamente a seguir à Comissão Política e ao Conselho Nacional.

Mas o aumento de impostos pretendido pelo Executivo de José Sócrates continua a ser uma pedra no sapato para futuras negociações. Será em sede parlamentar que o PSD irá apresentar medidas alternativas às propostas pelo Governo.

Tags:Política
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118212

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos