Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um iate, um cais, um copo de gin

Ir para baixo

Um iate, um cais, um copo de gin  Empty Um iate, um cais, um copo de gin

Mensagem por Viriato Ter Out 19, 2010 4:24 am

Um iate, um cais, um copo de gin

Um iate, um cais, um copo de gin  Horta-002-300x258

Voltei as costas ao bulício da parte velha da cidade, aos sacos que já cheiram a compras de Natal, à pressa das pessoas nas escadas rolantes dos armazéns e às iluminações da quadra que já estão nas ruas. Uma pequena viagem de Metropolitano é o suficiente para chegar ao Mar da Palha. Com a ponte Vasco da Gama à direita o Peter lá está à esquerda à minha espera. Um iate, um cais e um copo de gin – eis o lema que, desde sempre, fixei. Não tenho iate, cheguei aqui de Metro mas tenho à minha frente um cais e um copo de gin. Junte-se um livro e uma tosta feita com aquele pão tão especial e temos programa para uma tarde bem passada no Peter do Parque das Nações. Como já estamos no fim do Outono o dia começa a cair muito cedo. O cinzento vence o azul. Acendem-se as primeiras luzes do lado de lá. Sei muito bem que tenho à esquerda Alcochete e logo a seguir Samouco, Montijo, Barreiro e Seixal mas o meu espírito diz-me que ali em frente tenho na verdade a Ilha do Pico. As luzes do lado de lá podem ser da Madalena. Estou sozinho na mesa de quatro mas tenho à minha volta uma solidão povoada. Estão aqui comigo mesmo sem ninguém os ver a Eduardina, o Urbano Bettencourt, a Zezinha Lacerda, o Carlos Lobão, o Sidónio Bettencourt, o Emanuel Jorge Botelho, o Álamo Oliveira, o J.H. Santos Barros, o Emanuel Félix. E todos. E todas as vozes. E todos os livros. E todos os filmes a começar por «Gente feliz com lágrimas» de João de Melo e Zeca Medeiros. Sem um iate mas com um cais e um copo de gin eu posso convocar a paisagem e o povoamento dos Açores aqui no Parque das Nações. E ser feliz. Mesmo se for apenas nestes momentos de alegria breve numa tarde cor de cinza.

José do Carmo Francisco.


Aceito e compreendo o saudosismo e alguma nostalgia em relação ao Peter's original por parte de José do Carmo Francisco. Mas tenho lá passado com certa frequência. E aquele Peter's com vista sobre a Madaleno e o Pico (quando está visível), desapareceu. Já não há recados e postais nas paredes á espera de um destinatário que por lá passará. Com a distribuição de sinal instalado, as mesas estão cheias de portáteis trocando email's. Não há lugares disponíveis para nada. Conseguir um gin exige paciência, chatice ou as duas coisas. Tirando o marketing de camisolas com baleias, nada ali funciona. Embora seja também um sentimental, prefiro o da Expo. Mesmo sem a Madalena do outro lado do canal. Mas bem servido... é assim, depois de velho passo a ser exigente.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos