Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: Reinício da construção nos colonatos judaicos é "alarmante" - ONU

Ir para baixo

Médio Oriente: Reinício da construção nos colonatos judaicos é "alarmante" - ONU Empty Médio Oriente: Reinício da construção nos colonatos judaicos é "alarmante" - ONU

Mensagem por Kllüx Qui Out 21, 2010 6:39 pm

Médio Oriente: Reinício da construção nos colonatos judaicos é "alarmante" - ONU

Médio Oriente: Reinício da construção nos colonatos judaicos é "alarmante" - ONU _49597414_010459399-1


O enviado especial das Nações Unidas para o Médio Oriente qualificou hoje como “alarmante” o início da construção de mais 600 habitações nos colonatos judaicos da Cisjordânia, em menos de um mês.

Robert Serry disse, em comunicado, que “o reinício da construção nos colonatos, que é ilegal à luz do Direito Internacional, vai na direção oposta dos repetidos apelos da comunidade internacional às partes para que criem as condições que permitam a negociação e só provocará a redução da confiança”.

Hagit Ofran, militante da organização não governamental israelita Shalom Ajshav (Paz Agora), que acompanha o crescimento da colonização judia, disse à agência espanhola Efe que “começaram a ser construídas umas 600 habitações” nos colonatos da Cisjordânia desde o fim da moratória israelita que incidia sobre elas, a 26 de setembro.

Ofran assinalou que a construção “está a ser feita a grande velocidade, umas quatro vezes mais rápido do que antes da moratória, porque durante 10 meses não puderam construir muito e agora procuram fazê-lo assim que podem”.

Há ainda cerca de 13 mil construções que já têm todas as autorizações necessárias para começarem a ser edificadas.

Os colonos aceleraram as obras de construção, receosos de que o governo de Benjamin Netanyahu anuncie uma nova suspensão, para reativar as conversações com os palestinianos.

No passado dia 15, o Ministério da Habitação e da Construção israelita levantou um coro de críticas internacionais depois de ter organizado um concurso público para a construção de 238 habitações para judeus em dois colonatos em Jerusalém-Leste, território palestiniano ocupado desde 1967.

O governo dos Estados Unidos disse que está “dececionado” com o anúncio de novas construções, enquanto França e Federação Russa classificaram a medida como um “obstáculo” no caminho para a pacificação.

A Autoridade Palestiniana nega-se a continuar com as negociações de paz, que procuram criar um Estado palestiniano independente dentro de um ano, enquanto Israel continuar a aumentar os colonatos judaicos no seu território, no que é apoiada pela Liga Árabe.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos