Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak?

Ir para baixo

O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak? Empty O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak?

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 01, 2011 1:01 am


Em um café do Cairo, em 2009, um jornalista egípcio pede um colega israelense de publicar suas críticas Mubarak e depois nega a fazer observações - um exemplo de coragem e medo no Egito moderno.
Akiva Eldar por

Dois anos atrás, eu conheci o Dr. Hala Mustafa, editor-chefe da Democracia Review, publicada pelo grupo Al-Ahram, em um café à beira do Nilo. Nissan Amdur, então vice-embaixador de Israel no Egito, também participou da reunião. Fiquei muito surpreso que um jornalista egípcio sentava abertamente (e com os cabelos descobertos), com um diplomata israelense e um jornalista israelense. Mustafa me deu uma cópia de uma entrevista que ela deu ao jornal egípcio Al-Dostor, em que acusou o governo egípcio de abraçar presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, com uma mão e acariciando o Hamas com o outro. Ela não poupou Mubarak qualquer crítica quando chegou à sua dificuldade de compreensão das regras da democracia.

Mustafa disse-nos que ela nunca tinha visitado Israel, porque o governo egípcio não vê com bons olhos a essas viagens, e isso poderia afetar sua posição. Eu assumi que pelo mesmo motivo que ela preferiria que eu mantivesse seus comentários para mim. Ela me surpreendeu pela segunda vez, quando ela me incentivou a publicá-los. Fiz o que ela me disse e relatou a conversa brevemente nestas páginas. A surpresa final chegou em uma mensagem da embaixada egípcia: Mustafa negou categoricamente a criticar o governo a mim. Eu estava feliz que Amdur, o embaixador-adjunto, não tinha tomado a minha dica e permaneceram conosco durante quase todo o encontro.
ilustração - Amos Biderman - 1 de fevereiro de 2011

Ilustração
Foto: Biderman Amos

Esta história ilustra algo sobre a complexidade do Egito moderno. Por um lado, um jornalista egípcio snipes ao regime e compartilha seu descontentamento com as políticas do presidente com um colega israelense. Por outro lado, ela não se atreve a visitar Israel, por medo de perder seu emprego.

A capacidade de ganhar a vida não é algo completamente tomado para concedido por jovens egípcios. Um colega russo que conheci em Pequim, no final da era da glasnost me ofereceu um spot na análise dos regimes em fase de transição, explicando por que o chinês tinha se comportado de maneira mais sábia do que os soviéticos a este respeito. "Eles entendem", disse ele, "que antes de o governo permite que as pessoas abrem suas bocas, eles devem primeiro garantir que eles tenham um pouco de comida para colocar neles." Sua conclusão foi de que a reforma democrática desacompanhadas de reforma económica é uma receita para a anarquia.

Mubarak não conseguiram criar empregos para milhões de jovens egípcios. No entanto, gerações de governos americanos exigiram que - apesar da norma do Egito Terceiro Mundo de viver - ele aderir às normas aceitas ocidental dos direitos humanos. A ajuda que mais de 80 milhões de egípcios receber dos Estados Unidos é menor do que pouco mais de 7 milhões de israelenses receber. Em 2002, o Departamento de Estado, sob a administração Bush, lançou o Médio Oriente Iniciativa de Parceria com muita fanfarra. O fundo foi criado para promover projectos económicos e democráticos em sociedades civis nos países do Oriente Médio e Norte Africano. Segundo o site da Internet da organização, nos nove anos desde que o fundo foi iniciado, os Estados Unidos já distribuiu 580 milhões dólares por ele para 18 países.

Parece que os americanos compreenderam que dada a escassez de alimentos na região, eles teriam que ignorar deficiências na democracia. E assim, há apenas três meses, o Departamento de Estado publicou o seu Relatório de Direitos Humanos 2009. O capítulo sobre o Egito é tão grave quanto os que o precedem. Mas isso não impediu que o presidente Barack Obama de chamar Mubarak, no final de uma reunião na Casa Branca em agosto de 2009, "um líder, um assessor e um amigo."

Se não tivesse sido para as massas que saíram às ruas, desencadeando ondas de choque nos mercados bolsistas internacionais, esta amizade bravo simplesmente teriam sido entregues até Gamal Mubarak.

Aqui estão alguns trechos do relatório:.. "As forças de segurança prenderam e detiveram arbitrariamente pessoas, em alguns casos para fins políticos, e os manteve em prisão preventiva prolongada, o Poder Executivo exerce o controle sobre e pressionou o judiciário respeito do governo para as liberdades de associação ea religião permaneceram pobres durante o ano... O governo parcialmente restringido a liberdade de expressão..., na prática, através de perseguição, censura e prisões e detenções... o governo bloqueou o acesso a alguns sites e monitorado à Internet... durante o ano o governo continuou a implementar um regulamento que obriga agosto 2008 cibercafés para coletar informações pessoais dos usuários da Internet, incluindo nomes, endereços de email e números de telefone... Durante anos a polícia perseguidos, detidos, e alegadamente abusados blogueiros determinados ativistas da Internet. " Junto com esta má notícia, o Departamento de Estado informou um pouco mais indulgente abordagem de manifestações não violentas e às críticas do regime, e até o presidente, na imprensa independente. Vamos esperar que não irá em breve nostalgia de Mubarak.

A fortaleza da democracia

O regime dos EUA opera, naturalmente, ao longo de linhas diferente do que a egípcia. Seus políticos defender seus ideais e não são vulneráveis às tentações oferecidas por organizações que ajudam a arrecadar fundos e mobilizar os eleitores para eles.

Tomemos, por exemplo, o deputado Gary Ackerman, o deputado veterano de Nova York. Em um debate que teve lugar há apenas um ano no Congresso, este democrata judia mencionada no mesmo fôlego do terror palestino e os assentamentos israelenses, a escavação de túneis na Faixa de Gaza e as escavações na Bacia de Santa de Jerusalém. Era natural que na última eleição, Ackerman foi apoiada pela organização judaica americana paz, J Street.

Na semana passada, Ackerman publicou uma carta aberta em que ele anunciou que havia cortado os laços com J Street, porque os seus dirigentes tiveram pediu a Obama que se abstenha de vetar a decisão do Conselho de Segurança da ONU para os assentamentos prazo ilegítima e condenar Israel por expansão. Os chefes de J Street fez questão de ressaltar que eles suportam uma troca de territórios que levasse em consideração assentamentos próximos à Linha Verde. Ackerman J Street acusado de ajudar os inimigos de Israel para isolar o país em vez de culpar os palestinos por se recusarem a negociar um fim à ocupação. comportamento Ackerman não poderia estar relacionada ao fato de que seu distrito eleitoral contém muitos judeus que apóiam os assentamentos e postos avançados. Coisas assim só acontecem em países atrasados.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak? Empty Re: O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak?

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 01, 2011 1:09 am

caros amigos amigas e ..por ai dentro

Um mes antes de tienamem estava como espião na China e numa altura em que Pequim era uma cidade com 50 anos de atraso e nas estradas o autocarro parava porque os rurais matavam os porcos na estrada e no aeroporto o chao era de tábuas que rangiam qiuando a gente passava
Nessa altura era a juventude que se colava aos ocidentais para saberem tudo de tudo o que era a democracia
Denunciei-me eu mesmo dizendo que uma Multi queria investir na China e eu era a ponta da lança para cheirar
Bastou isso para a Tv e o pessoal se colar ao mango
VIVOOOOOOOOOOOOOOOOOO o MangOOOOOOOOOOOOOOOO
kem sabe sabe
Só que os estudantes queriam saber mais e mais
Depois veio Tienamkem e tudo se complixou
Recebi em Coimbra cartas de estudantes a pedirem coias e outros por SOS
calei-me e gelei
Porque ?
Porque poderia ser a PIDE deles para estar os TES do mango e saberem coisas
Ora eu nunca fui politico e nisto estou como o AMADO que nao fala do Egi+to porque esta em causa Portugal e ele nao é analista politico

maninhos eu desta crise do Egipto previ tuDOOOOOOOOOOOOOOOOO
Porque
Era previsivel com o MUbarak colado aos Judeus e a judiaria a manter sadicamente GAZA que qualquer gajo de egipto nao gostasse porque o ODIO Dos Islao aos Judeus é de faca e alguidar
Musbarak nao soube ou nao quiz fazer a mudança
Agora é tarde
É tarde para toda a gente
O que vai suceder?
bem simples
Recueme aos cravos de Abrl em 1975 e vejam os tugas a fazerem disparates os Comunas a invadirem as herdades os patroes a fugirem a bagunça e depois o mesmo exercito a ressuscitar das trevas e o Jaime Neves a dizr
PH***** ! acabou a bagunça
O exercito do REgipto como da Turquia nao quer ver islamismo basico nas suas fronteiras porque porque e porque

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O que está por trás de amizade de Obama com Mubarak? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117583

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos