Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Al Qaeda

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Al Qaeda Empty Al Qaeda

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 3:51 am

.
Barack Obama confirma morte de Bin Laden

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1516866

O Presidente dos Estados Unidos anunciou esta noite que o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto no Paquistão por serviços especiais norte-americanos.

Barack Obama avisou que a principal organização terrorista mundial poderá tentar vingar o seu chefe e colocou em alerta máximo "todos os edifícios e instalações oficiais norte-americanas quer no país quer no estrangeiro".

"Esta noite, estou em condições de anunciar aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos realizaram uma operação que matou Bin Laden, o dirigente da Al-Qeida, um terrorista responsável pelo assassínio de milhares de inocentes", afirmou Obama numa declaração solene feita na Casa Branca, especificando que o chefe da Al-Qaida foi morto ontem numa troca de tiros numa residência em que a presença de Bin Laden tinha sido detectada em Agosto passado.

No discurso feito a partir da Casa Branca cerca das 23:30 locais (04:30 em Lisboa) e dirigido aos Estados Unidos e ao mundo, Barack Obama explicou que depois de ter recebido informações fiáveis sobre a localização de Osama Bin Laden nas montanhas do Paquistão deu a ordem para atacar apenas na semana passada. Já hoje, "um pequeno grupo" militar americano conduziu a operação de ataque à residência onde se encontrava Osama Bin Laden e depois de uma troca de tiros, matou e recolheu o corpo do líder da Al-Qaida.

Obama explicou que Bin Laden foi localizado em Abottabad, norte do Paquistão, informação que antes do discurso presidencial a cadeia CNN citava fontes governamentais para indicar que Bin Laden tinha sido localizado numa vivenda nas imediações de Islamabad. "Esta noite, os Estados Unidos lançaram uma mensagem inequívoca: não importa quanto tempo passou, será feita justiça", disse Barack Obama.

Dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, no quais morreram cerca de 3.000 pessoas em Nova Iorque, no Pentágono e na Pensilvânia, a morte de Bin Laden cumpre um objectivo americano, mas Obama deixou um alerta de que a organização poderá querer vingar a morte do seu líder. "Devemos seguir, e seguiremos vigilantes tanto nos Estados Unidos como no exterior", afirmou Obama para quem não há dúvidas que a "Al-Qaeda continuará a tentar atingir o povo americano. A Casa Branca já revelou que todos os edifícios e instalações oficiais norte-americanas quer no país quer no estrangeiro estão em alerta máxima contra possíveis represálias.

Enquanto Barack Obama discursava, centenas de americanos concentraram-se nas imediações da casa Branca empunhando diversos símbolos americanos, entoando o hino do país e lemas patrióticos celebrando assim a morte de Bin Laden e numa manifestação que vai aumentando junto à residência oficial do presidente apesar de ser já madrugada em Washington.

Na operação, nenhum militar norte-americano ficou ferido.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1841951&seccao=EUA e Am%E9ricas

In DN

Al Qaeda Usaflag


Última edição por Joao Ruiz em Seg maio 02, 2011 10:36 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Televisão paquistanesa mostra foto de Bin Laden morto

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 3:58 am

.
Televisão paquistanesa mostra foto de Bin Laden morto

por DN.pt
Hoje

Al Qaeda Ng1516921

A GEO TV, televisão paquistanesa, mostrou uma fotografia alegadamente de Bin Laden morto. A imagem pode impressionar pessoas mais sensíveis.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou domingo à noite (hora local) que o chefe da Al-Qaida, Osama bin Laden, foi morto no Paquistão por serviços especiais norte-americanos.

Barack Obama precisou que o chefe da Al-Qaida foi morto numa troca de tiros numa residência em que a presença de Bin Laden tinha sido detetada em agosto passado

In DN

Al Qaeda Usaflag

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Cinco mortos na operação contra residência de Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 4:02 am

.
Cinco mortos na operação contra residência de Bin Laden

por Lusa
Hoje

Cinco pessoas, incluindo Osama bin Laden, morreram domingo numa operação dos serviços especiais norte-americanos contra a residência do líder da Al Qaeda a 50 quilómetros a norte de Islamabad, Paquistão, anunciaram responsáveis norte-americanos.

A operação, que foi levada a cabo por um pequeno grupo militar americano, - cujos responsáveis não quiseram precisar se envolveu membros da CIA ou militares das forças especiais - decorreu no domingo de madrugada.

Um filho do líder da Al-Qaeda, três homens, provavelmente mensageiros de Osama bin Laden, e uma mulher morreram durante o ataque que durou 40 minutos, disseram os responsáveis.

As mesmas fontes revelaram que duas outras mulheres ficaram feridas. Várias mulheres e crianças encontravam-se na residência de Osama bin Laden que foi morto numa troca de tiros com o grupo militar norte-americano. Na operação, nenhum militar norte-americano ficou ferido. "Foi uma operação particularmente perigosa", disse um dos responsáveis.

De acordo com responsáveis norte-americanos, Osama bin Laden foi detectado naquela residência, construída há cinco anos e que estava cercada por muros e arame farpado, em Setembro de 2010. Outra fonte disse anteriormente que Bin Laden tinha sido localizado em Agosto passado.

In DN

Al Qaeda 000203DA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty VEJA AQUI O VÍDEO que mostra o local onde Bin Laden estava escondido

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 4:07 am

.
VEJA AQUI O VÍDEO que mostra o local onde Bin Laden estava escondido

por DN.pt
Hoje

O chefe da Al-Qaida, Osama bin Laden, foi morto no Paquistão por serviços especiais norte-americanos.

Local onde estava escondido Bin Laden


In DN

Embarassed


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty VEJA AQUI O VÍDEO em que Obama confirma morte de Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 4:12 am

.
VEJA AQUI O VÍDEO em que Obama confirma morte de Bin Laden

por DN.pt
Hoje

"Esta noite, estou em condições de anunciar aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos realizaram uma operação que matou Bin Laden, o dirigente da Al-Qaida, um terrorista responsável pelo assassínio de milhares de inocentes", afirmou Obama numa declaração solene feita na Casa Branca.

Anúncio da morte de Bin Laden (discurso completo de Obama)


In DN

Al Qaeda 0002043F

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty VEJA AQUI OS VÍDEOS dos festejos nos Estados Unidos

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 4:17 am

.
VEJA AQUI OS VÍDEOS dos festejos nos Estados Unidos

por DN.pt
Hoje

Centenas de pessoas estão reunidas no local onde existiam as torres gémeas (Ground Zero), destruídas no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, e em Times Square, no coração de Manhattan, para comemorar o anúncio da morte de Bin Laden.

Festejos junto ao Ground Zero


Festejos na Illinois State University


In DN

Laughing


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty O que fazer com o corpo de Bin Laden?

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 5:54 am

.
O que fazer com o corpo de Bin Laden?

por DN.pt
Hoje

Osama bin Laden está morto mas continua a representar um desafio para a diplomacia dos EUA. O que fazer com o seu corpo é um dilema, pois é necessário evitar teorias da conspiração e que o seu local de enterro se transforme num local de reverência de adeptos do líder da Al-Qaeda.

Segundo o The Guardian, fontes diplomáticas norte-americanas indicam que Bin Laden deverá ser enterrado consoante as tradições islâmicas. Mas isso implica preparar e enterrar o corpo em 24 horas e, para já, os EUA estão a efectuar testes da ADN e querem manter o corpo sob sua posse para evitar "mitos sobre a fuga" do líder da rede terrorista mundial.

Os resultados dos testes de ADN saber-se-ão dentro de dias, mas até lá os EUA terão de encontrar uma solução para o corpo. A extensa família de Bin Laden na Arábia Saudita distanciou-se do líder terrorista e o governo saudita deverá estar ciente de que um eventual local para o enterro naquele país"vai transformar-se num santuário para os seguidores do Islão radical - e há muitos assim naquele reino". Os paquistaneses devem ter o mesmo tipo de preocupação, agravada pelo embaraço de o homem mais procurado no mundo ter estado escondido num "resort" situado a apenas uma hora da capital do país, Islamabad.

Há um precedente. Quando foi morto o terrorista jordano Abu Musab al-Zarqawi, que liderou a insurreição no Iraque contra a invasão dos aliados ocidentais, a Jordânia recusou o pedido da família para receber o corpo e a solução foi enterra-lo num local secreto em território iraquiano.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Foto de Bin Laden morto era "photoshop"

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 5:59 am

.
Foto de Bin Laden morto era "photoshop"

por DN.pt
Hoje

Al Qaeda Ng1516921

A GEO TV, televisão paquistanesa, mostrou uma fotografia alegadamente de Bin Laden morto. Mas afinal, de acordo com o jornal "El Mundo", era feita em "photoshop".

De acordo com o jornal espanhol "El Mundo", a fotografia mostrada por uma televisão paquistanesa era uma imagem tratada em "photoshop". O diário espanhol, inclusivamente, mostra a foto original que serviu de base para a montagem.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça e teve oportunidade de se render

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 6:07 am

.
Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça e teve oportunidade de se render

por DN.pt
Hoje

Al Qaeda Ng1517055

O ataque à casa de Bin Laden foi feito pelos SEALS, um dos corpos de elite mais bem preparados do mundo. Participaram 20 soldados e a operação durou 40 minutos.

O líder da Al Qaeda foi surpreendido com a operação montada pelos soldados americanos pertencentes aos SEALS. A operação começou com quatro helicópteros a sobrevoar a casa situada em Abbottabad, a 60 quilómetros da capital do Paquistão. Imediatamente, 20 soldados, com explosivos de mão e equipados com meios de visão nocturna iniciaram o ataque.

De acordo com a cadeia de televisão Fox, os soldados deram a oportunidade a Bin Laden para se render antes de o alvejarem com um tiro na cabeça. Nesta operação terá ainda morrido um filho de Bin Laden, uma mulher e um outro homem.

Entre as forças norte-americanas não existiram baixas, apesar de um helicóptero ter sido atingido. De acordo com relatos dos meios de informação norte-americanos, o helicóptero terá sido posteriormente destruído pelos SEALS quando a tripulação já estava a salvo. A operação durou cerca de 40 minutos.

Esta operação foi montada em conjunto pelo Comando Conjunto de Operações Especiais e a CIA. E foi aprovada no sábado pelo presidente Obama, depois de ter tido a garantia que era naquele local que Bin Laden se escondia.

Ainda segundo os meios de informação norte-americanos, a informação sobre o local onde Bin Laden se escondia já era conhecida das autoridades desde Agosto - o líder da Al Qeida deixou o refúgio nas montanhas para se instalar numa mansão de um milhão de dólares, oito vezes maior do que qualquer outra na região de Abbottabad.

O facto de se tratar de uma casa de luxo e não dispôr de Internet nem telefone motivou mairo desconfiança, assim como o facto de estar protegida com muros duplos de seis metros de altura, vários seguranças e rodeada de arame farpado.

Apesar de contraditórias, algumas notícias apontam que os serviços de inteligência paquistaneses participaram na operação. Mas o ataque foi unicamente realizado pelos SEALS, um dos corpos de elite mais bem preparados do mundo e cujo lema é "a dor é temporal, o orgulho dura toda a vida". As autoridades paquistanesas participaram em questões de apoio, mas não na operação militar.

In DN

Al Qaeda Usaflag

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Corpo de Bin Laden foi lançado ao mar

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 6:11 am

.
Corpo de Bin Laden foi lançado ao mar

por Lusa
Hoje

Um responsável norte-americano afirmou hoje que o corpo de Usama bin Laden, morto numa operação norte-americana no Paquistão, no domingo, foi lançado ao mar, noticiou a agência norte-americana AP.

Responsáveis da administração norte-americana afirmaram que o corpo seria tratado de acordo com a tradição e práticas islâmicas, que requerem um enterro no prazo de 24 horas, disse a mesma fonte.

Encontrar um país disposto a aceitar o corpo do terrorista mais procurado do mundo teria sido difícil, por isso os Estados Unidos decidiram lançar o corpo ao mar, acrescentou. O responsável, que pediu o anonimato, não esclareceu onde aconteceu o funeral.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Morte de Bin Laden blinda Obama para eleições presidenciais

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 6:15 am

.
Morte de Bin Laden blinda Obama para eleições presidenciais

por DN.pt
Hoje

A operação militar contra Osama bin Laden dá um "crédito imenso" a Barack Obama na campanha pela reeleição. A morte do líder da Al-Qaeda é mais uma derrota do "jihadismo", cujo "culto da morte" foi nos últimos meses ultrapassado pelos movimentos pró-democracia na contestação e derrube de regimes autoritários árabes.

A opinião é expressa por Lluís Bassets, director-adjunto do El País. Para Bassets, tudo muda na campanha para as eleições presidenciais nos EUA, no próximo ano: "A presidencia ficará blindada, graças a uma acção que afecta a segurança nacional, pedra angular de qualquer política com pretensões de hegemonia. Não se pode esquecer que até das próprias fileiras democráticas se colocava em dúvida a capacidade de Obama para se erguer como presidente com os instintos e a preparação para garantir a segurança dos norte-americanos. Isso está feito: o crédito de Obama é agora imenso."

O director-adjunto do El País destaca também as repercussões internacionais, em especial para o "jihadismo": a morte de Bin Laden representa a segunda "derrota sonora" do "culto da morte", que com os seus crimes não conseguiu mudar os regimes ditatoriais árabes e viu-se ultrapassado pelos movimentos pró-democracia e pró-ocidentais dos jovens, que lançaram as sementes para a queda das ditaduras no Egipto e Tunísia, que estão prestes a vencer no Iémen, continuam a lutar na Síria e Líbia e levaram o Rei de Marrocos a anunciar mudanças constitucionais.

"Tempos estranhos e paradoxais, velozes e contraditórios. Os EUA e o seu presidente, Barack Obama, impulsionados de novo para um momento de máximo prestígio e reivindicação do seu poderio, precisamente nos meses mais tristes de ausência de lideranças mundiais e de debilidade de Washington. Quem se opôs à guerra do Iraque culmina a guerra global contra o terror, descabeçando a cabeça da serpente, o líder desafiante do megaterrorismo. O que [George W.] Bush não soube nem conseguiu fazer é feito por este Prémio Nobel da Paz tão prematuro como discutido. Poucas horas depois de que [Muammar] Kadhafi ter estado a metros de ser liquidado por um golpe aéreo da NATO é Washington quem directamente se adianta com uma acção da máxima ousadia e eficácia em inteligência militar e em capacidade de acção", escreve Bassets.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Preço do petróleo cai mais de 1% após morte de Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 6:19 am

.
Preço do petróleo cai mais de 1% após morte de Bin Laden

por Lusa
Hoje

O barril de Brent caiu hoje mais de um por cento no mercado de Londres, depois de se conhecer a notícia da morte do líder terrorista da rede Al Qaida, Osama Bin Laden.

Os futuros do Brent para entrega em Junho seguiam a cair na ordem de 1,3 por cento esta manhã em Londres ao cotar-se a 124,35 dólares.

Pelas 09.45 o petróleo cotava-se a 124,99 dólares, menos 0,90 dólares que no fecho da semana passada.

Os especialistas em Londres atribuem acreditam que há pouca probabilidade de ocorrerem eventuais ataques de grupos terroristas ligados à Al Qaida, com a morte o seu líder Bin Laden.

Outros analistas avançam mesmo que a morte de Bin Laden poderá diminuir os riscos de segurança e ajudar o consumo petrolífero nos Estados Unidos.

Nas últimas semanas, o petróleo subiu consideravelmente devido à violência na Líbia e à instabilidade política nos países do Médio Oriente, embora a Arábia Saudita tenha aumentado a sua produção para combater o aumento dos preços do "ouro negro".

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty O que fazer com o corpo de Bin Laden?

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 6:22 am

.
O que fazer com o corpo de Bin Laden?

por DN.pt
Hoje

Osama bin Laden está morto mas continua a representar um desafio para a diplomacia dos EUA. O que fazer com o seu corpo é um dilema, pois é necessário evitar teorias da conspiração e que o seu local de enterro se transforme num local de reverência de adeptos do líder da Al-Qaeda.

Segundo o The Guardian, fontes diplomáticas norte-americanas indicam que Bin Laden deverá ser enterrado consoante as tradições islâmicas. Mas isso implica preparar e enterrar o corpo em 24 horas e, para já, os EUA estão a efectuar testes da ADN e querem manter o corpo sob sua posse para evitar "mitos sobre a fuga" do líder da rede terrorista mundial.

Os resultados dos testes de ADN saber-se-ão dentro de dias, mas até lá os EUA terão de encontrar uma solução para o corpo. A extensa família de Bin Laden na Arábia Saudita distanciou-se do líder terrorista e o governo saudita deverá estar ciente de que um eventual local para o enterro naquele país"vai transformar-se num santuário para os seguidores do Islão radical - e há muitos assim naquele reino". Os paquistaneses devem ter o mesmo tipo de preocupação, agravada pelo embaraço de o homem mais procurado no mundo ter estado escondido num "resort" situado a apenas uma hora da capital do país, Islamabad.

Há um precedente. Quando foi morto o terrorista jordano Abu Musab al-Zarqawi, que liderou a insurreição no Iraque contra a invasão dos aliados ocidentais, a Jordânia recusou o pedido da família para receber o corpo e a solução foi enterra-lo num local secreto em território iraquiano.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty O combatente anti-russo e o rosto do terrorismo contra os EUA

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 6:27 am

.
PERFIL: O combatente anti-russo e o rosto do terrorismo contra os EUA

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1516952

Herói mujaidine anti-russo e rosto do terrorismo contra alvos dos Estados Unidos, Usama bin Laden é considerado o principal responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001.

O líder da Al-Qaida, morto hoje numa operação militar norte-americana no Paquistão, nasceu em Riade, na Arábia Saudita, em 1957. Foi o 17.º filho dos 50 de Mohamed Bin Laden, um magnata da construção próximo da família real saudita.

A mãe, Síria, e o pai mantiveram uma educação islâmica estrita o que, segundo vários especialistas, acabou por condicionar o futuro de Usama. Pai de cerca de 20 crianças de cinco mulheres, Bin Laden casou-se com a primeira, uma prima, aos 17 anos e usou parte da fortuna para apoiar o combate contra a invasão soviética do Afeganistão, na década de 1980, mantendo-se ao lado do mentor, Abdullah Azzam.

No final da guerra e depois de ter sido recebido na Arábia Saudita como um herói mujaidine, Bin Laden forma a Al-Qaida (A Base). Quando o Iraque invadiu o Kuwait em 1990, a Arábia Saudita virou-se para os Estados Unidos e Bin Laden abandonou o país onde nasceu. Seguiu para o Sudão onde se reuniram muitos dos seus apoiantes.

O nome surge pouco depois relacionado com um grupo da "jihad" islâmica do Egipto, liderado por Ayman al-Zawahiri. Quando o grupo tentou assassinar Hosni Mubarak em 1995, foi expulso do Sudão. Bin Laden regressou ao Afeganistão onde, protegido pelo regime talibã, começa a instalar os primeiros acampamentos de treino para as ações globais da Al-Qaida.

Na lista dos mais procurados do FBI, Bin Laden é ainda conhecido como "o príncipe", "o emir", Abu Abdallah, Mujahid Shaykh, Hajj, e até "o director". O seu nome é relacionado com alguns dos principais ataques terroristas contra os Estados Unidos, incluindo os das embaixadas em Dar es Salaam (Tanzânia) e em Nairobi (Quénia) em 1998 e o ataque contra o USS Cole, em 2000.

Bin Laden é considerado o autor moral dos atentados contra as Torres Gémeas em Nova Iorque, em 2001, passando então a ser o principal alvo da "guerra contra o terror", iniciada pelo anterior Presidente norte-americano George W. Bush.

Várias vezes, no passado, chegou a falar-se da morte de Bin Laden mas, apesar da oferta de uma recompensa de 25 milhões de dólares, nunca foi apanhado. Morreu hoje numa operação militar norte-americana no Paquistão e o corpo foi lançado ao mar, noticiou a imprensa norte-americana.

in DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Vitória para os EUA e o mundo

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 7:13 am

.
Vitória para os EUA e o mundo

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1516889

O ex-Presidente norte-americano George W. Bush disse hoje que a morte de Osama Bin Laden é "uma vitória para os Estados Unidos", enquanto o seu antecessor Bill Clinton considerou o momento como "profundamente importante" para todo o mundo.

"Esta noite o presidente Obama chamou-me para me informar que as forças americanas mataram Osama Bin Laden", começou por dizer Bush ao salientar que tinha felicitado o chefe de Estado e "os homens e mulheres das forças militares e das agências de informações que dedicaram as suas vidas a esta missão".

"Eles merecem a nossa gratidão eterna", afirmou.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Um grande feito na luta contra o terrorismo

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 7:17 am

.
Um grande feito na luta contra o terrorismo

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1516963

A morte de Bin Laden "torna o mundo um lugar mais seguro" e constitui um grande feito nos esforços para pôr fim ao terrorismo, considerou hoje o presidente da Comissão Europeia.

Numa declaração conjunta divulgada hoje em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso e o presidente do Conselho da União Europeia, Herman van Rompuy, sustentam que "Usama Bin Laden era um criminoso responsável por ataques terroristas horrendos que custaram a vida a milhares de pessoas inocentes".

"A sua morte torna o mundo um lugar mais seguro e mostra que tais crimes não ficam impunes", referem.

Considerando a morte de Bin Laden "um grande feito" nos esforços para "libertar o mundo de terrorismo", os presidentes da Comissão e do Conselho garantem que a União Europeia permanece ao lado dos Estados Unidos, dos seus parceiros internacionais e dos seus "amigos no mundo muçulmano" no combate ao extremismo global e no esforço para construir "um mundo de paz, segurança e prosperidade para todos".

Também hoje, o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, já reagira ao anúncio da morte de Bin Laden, afirmando que, "apesar de a luta da comunidade internacional contra os terroristas não ter chegado ao fim, foi dado um passo importante no combate à Al-Qaida, para dar segurança a milhões de pessoas: cristãos, muçulmanos e todos aqueles que acreditam numa coexistência pacífica". "Acordámos num mundo mais seguro", disse.

In DN

Al Qaeda 14195

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Itália satisfeita pela morte de líder da Al-Qaida

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 7:20 am

.
Itália satisfeita pela morte de líder da Al-Qaida

por Lusa
Hoje

O Governo italiano expressou hoje em comunicado a sua "satisfação" pela "eliminação" de Osama bin Laden durante uma operação das forças norte-americanas no Paquistão.

"Trata-se de uma grande vitória para os Estados Unidos e para toda a comunidade internacional na luta contra a Al-Qaida e contra o terrorismo", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini, na declaração divulgadas na nota oficial.

Para o mesmo responsável, a vitória "só foi possível pela determinação dos Estados Unidos na caça ao responsável pelo episódio mais trágico do início do século, a 11 de Setembro de 2001, e outras inúmeras matanças" protagonizadas pela Al-Qaida.

"É uma vitória que premeia os esforços de todos nós, que ao lado dos Estados Unidos combatemos e continuamos a combater diariamente o terrorismo", acrescentou. Franco Frattini disse também que a morte de Bin Laden "é a vitória do bem contra o mal, da Justiça contra a maldade". "Uma vitória do mundo livre e democrático. Uma vitória que não tem de fazer baixar a guarda na luta contra o terrorismo, mas que permite olhar o futuro com maior confiança", concluiu.

In DN

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Governo alemão: Morte é "boa notícia" para quem defende a paz

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 7:52 am

.
Governo alemão: Morte é "boa notícia" para quem defende a paz

por Lusa
Hoje

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle, juntou-se hoje ao coro de vozes que felicitaram os Estados Unidos pelo êxito da operação que culminou na morte do líder da Al-Qaida, Osama Bin Laden.

"O facto de se ter acabado com as manobras sangrentas desse terrorista é uma boa notícia para todos os homens que defendem a paz e a liberdade no mundo", afirmou Westerwelle numa primeira reação da Alemanha. O chefe da diplomacia alemã sublinhou ainda que Osama Bin Laden foi "um dos terroristas mais brutais do mundo".

In DN

Razz

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Kremlin saúda notícia da morte do líder da Al-Qaeda

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 7:55 am

.
Kremlin saúda notícia da morte do líder da Al-Qaeda

por Lusa
Hoje

A Rússia saudou hoje a morte de Osama Bin Laden, os êxitos sérios dos Estados Unidos no combate ao terrorismo e propôs a Washington o reforço da cooperação na luta contra o terrorismo internacional.

"A Rússia foi dos primeiros países a enfrentar os perigos trazidos pelo terrorismo global e, infelizmente, sabe o que na realidade é a Al-Qaeda", declarou um porta-voz do presidente russo, Dmitri Medvedev, a propósito da notícia da morte de Bin Laden. "Todos os terroristas serão obrigatoriamente castigados", frisou a mesma fonte, citada pelas agências russas.

O Kremlin sublinha também que só a luta conjunta contra o terrorismo global dará resultados. "A Rússia está pronta a aumentar essa cooperação", conclui a mesma fonte.

As autoridades russas ordenaram entretanto o reforço da segurança da Embaixada dos Estados Unidos na capital russa.

In DN

Razz

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Sarkozy: É a "derrota histórica da praga do terrorismo"

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:10 am

.
Sarkozy: É a "derrota histórica da praga do terrorismo"

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1516877

O presidente francês considerou hoje a morte de Osama Bin Laden uma "derrota histórica da praga do terrorismo", mas salientou que não supõe o fim da Al-Qaida e que o combate contra a organização "deve continuar sem descanso".

"A França saúda a tenacidade dos Estados Unidos que procurava (Osama Bin Laden) há dez anos", disse o presidente francês que descreveu o líder da Al-Qaida como o "promotor de uma ideologia do ódio e chefe de uma organização terrorista que causou milhares de vítimas em todo o mundo".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou domingo à noite (hora local) que o chefe da Al-Qaida, Osama Bin Laden, foi morto no Paquistão por serviços especiais norte-americanos.

In DN

Razz

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Japão vai reforçar segurança das bases militares

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:13 am

.
Japão vai reforçar segurança das bases militares

por DN.pt
Hoje

O Japão vai reforçar a segurança das suas bases militares.

A medida foi tomada para prevenir eventuais represálias após o anúncio da morte do líder da Al Qaida, anunciou hoje o ministro japonês da Defesa, Toshimi Kitazawa, citado pela agência de notícias Jiji.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Página do FBI já dá Bin Laden como morto

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:17 am

.
Página do FBI já dá Bin Laden como morto

por DN.pt
Hoje

Al Qaeda Ng1517255

A página oficial do FBI continuava por actualizar cerca das 11h00 portuguesas. Só perto da hora do almoço foi alterada com a informação da morte de Bin Laden.

A fotografia de Bin Laden, acompanhada por um texto na secção dos terroristas mais procurados do mundo, continuava a a ser exibida no site oficial do Federal Bureau of Investigation cerca das 11h00 portuguesas, onde nunca era mencionada a sua morte.

O FBI, contudo, actualizou a página horas mais tarde e neste momento a fotografia já aparece com um cabeçalho a dizer "morto".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Cavaco enviou mensagem a Obama

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:21 am

.
Cavaco enviou mensagem a Obama

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1517283

O Presidente da República manifestou hoje solidariedade para com os EUA, afirmando que a morte de Bin Laden representa o fim do líder de uma organização terrorista que cometeu "alguns dos mais hediondos atentados da História da humanidade".

Numa mensagem dirigida ao Presidente norte-americano, Barack Obama, colocada na página da Presidência da República, Cavaco Silva manifesta a sua solidariedade para com os Estados Unidos da América, pelo "desenlace da operação militar de que resultou a morte do líder terrorista Usama bin Laden" e manifestando apoio à "luta contra o terrorismo" e à "rejeição de todas as formas de extremismo".

"A presente operação é resultado dos esforços persistentes dos Estados Unidos da América, do povo norte-americano e, em particular, da Administração de Vossa Excelência, na perseguição aos responsáveis por aqueles atentados e constituem um sinal da determinação de todos quantos acreditam na construção de um mundo assente nos valores do diálogo e da tolerância entre povos e culturas", refere.

Na sua mensagem, o chefe de Estado aponta Bin Laden como "o líder assumido de uma organização terrorista que se vangloria de ter perpetrado alguns dos mais hediondos atentados da História da humanidade, entre os quais o que, em 11 de Setembro de 2001, ceifou a vida de milhares de homens, mulheres e crianças indefesas, incluindo cidadãos portugueses".

Na missiva dirigida à administração norte-americana, Aníbal Cavaco Silva nota que "o desaparecimento do líder da Al-Qaida não significa, contudo, o fim desta organização, nem do terrorismo, o qual continuará a exigir a conjugação de esforços de toda a comunidade internacional".

In DN

Al Qaeda Portugal

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Talibãs paquistaneses prometem vingar líder

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:30 am

.
Talibãs paquistaneses prometem vingar líder

por Lusa
Hoje

Al Qaeda Ng1517187
Os talibãs ameaçam atacar alvos norte-americanos e o governo de Islamabad.

"Não podemos confirmar o martírio de Usama bin Laden, quando as nossas fontes o confirmarem, estaremos em condições de dizer alguma coisa", declarou o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, num contacto telefónico com a agência noticiosa francesa AFP.

"Se ele conheceu o martírio, vingaremos a sua morte e lançaremos ataques contra os governos norte-americano e paquistanês, assim como as suas forças de segurança, estas pessoas são realmente os inimigos do Islão", adiantou.

O TTP prometeu lealdade à Al-Qaida em 2007 e declarou nesse mesmo ano a "jihad" em Islamabad pelo seu apoio a Washington na "guerra contra o terrorismo" desde o final de 2001.

Desde então, o movimento é o principal responsável por uma vaga de cerca de 450 atentados -- suicidas na sua maioria -- que mataram mais de 4.200 pessoas no Paquistão nos últimos três anos.

O bastião do TTP, as zonas tribais do noroeste fronteiriças com o Afeganistão, é também o principal refúgio da Al-Qaida, que beneficia do apoio logístico dos talibãs paquistaneses no seus numerosos centros de treino. "Mesmo que Usama bin Laden se tenha tornado mártir, isso é uma grande vitória para nós pois morrer no martírio é o objectivo de todos nós", adiantou o porta-voz do TTP.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Especialista: Morte pode enfraquecer movimento

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:39 am

.
Especialista: Morte pode enfraquecer movimento fundamentalista, mas problema mantém-se

por Lusa
Hoje

Uma especialista portuguesa defendeu hoje que a morte de Usama bin Laden poderá a «médio ou longo prazo» contribuir para o enfraquecimento do movimento fundamentalista, mas o problema do terrorismo mantém-se

Maria do Céu Pinto, professora de Ciência Política na Universidade do Minho e autora de vários livros sobre o islamismo, justificou esta opinião ao afirmar que o "projecto fundamentalista protagonizado pelo Bin Laden não teve maior aderência do que em certas franjas radicais do mundo islâmico". Para Maria do Céu Pinto, isso é visível, por exemplo, nas próprias revoluções democráticas que aconteceram e estão a acontecer no mundo árabe. "O discurso islamista nem sequer é um dos grandes protagonistas destas revoluções e revoltas no mundo árabe, o que significa que a ideologia islâmica radical acabou por não ter a adesão que inicialmente se perspectivava após o [ataque] 11 de Setembro", disse.

A especialista considerou que esta eliminação do terrorista mais procurado internacionalmente apenas poderá provocar no imediato "alguns casos isolados" de manifestações extremistas no mundo árabe. "Não me parece que vá ser motivo de revoltas ou manifestações de pesar maciças no mundo árabe", disse. "A prazo pode diminuir a importância do terrorismo, embora esta morte de Bin Laden não seja sinónimo do fim do movimento, porque já existia e vai continuar a existir", acrescentou. Para Maria do Céu Pinto, o perigo que hoje existe vai continuar a existir nos próximos tempos "como existia até ontem", porque "o movimento tem uma vida própria que vai além da existência física ou espiritual de Bin Laden, que era apenas o seu protagonista, actor principal".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou no domingo à noite em Washington que Usama bin Laden foi morto no Paquistão por forças especiais norte-americanas. Segundo responsáveis, o líder da Al-Qaida foi morto durante o ataque a um complexo nos arredores de Islamabad, onde a sua presença foi confirmada no final de Abril.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Cronologia dos principais acontecimentos em torno ao líder da Al-Qaida

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 8:47 am

.
Cronologia dos principais acontecimentos em torno ao líder da Al-Qaida

por Lusa
Hoje

Usama Bin Laden, morto numa operação de forças especiais norte-americanas no domingo, está relacionado com alguns dos principais atentados terroristas no planeta, incluindo o de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos.

1957 - Bin Laden nasce, 17.º de 50 crianças, filho de um magnata da construção, na Arábia Saudita. O pai é imigrante do Iémen e a mãe é natural da Síria.

1979 - Vai para o Afeganistão ajudar os mujaidine no combate à invasão soviética do país. Torna-se o principal financiador de uma organização que posteriormente transforma na Al-Qaida (A Base).

1989 - Depois da retirada dos soviéticos, Bin Laden regressa à Árabia Saudita onde trabalha com a empresa de construção da família, a Saudi bin Laden Group. Usa a rede para enviar fundos para veteranos da guerra do Afeganistão.

1981 - É expulso da Arábia Saudita por acções antigovernamentais. O país acaba por lhe retirar a cidadania e a família deserda-o. Parte para o Sudão onde se refugia e onde começa a instalar os primeiros campos de treino da Al-Qaida.

1993 - Atentado contra o World Trade Center que causa seis mortos e fere centenas de pessoas. Seis radicais islâmicos, que Washington considera terem laços com Bin Laden, são condenados pelo atentado.

1996 - Sob pressão dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, o Sudão expulsa Bin Laden do país. Muda-se com três mulheres e dez crianças para o Afeganistão onde declara a «jihad» (guerra santa) contra forças dos Estados Unidos.

1998 - Atentados nas embaixadas dos Estados Unidos em Nairobi (Quénia) e em Dar es Salaam (Tanzânia) que causam 224 mortos. Um tribunal norte-americano condena Bin Laden, à revelia, pelo papel nos atentados, oferecendo uma recompensa de cinco milhões de dólares pela captura.

2000 - Atentado contra o navio USS Cole, no Iémen, que causa a morte de 17 marinheiros dos Estados Unidos.

2001 - Quatro dos alegados apoiantes de Bin Laden são condenados pelos atentados nas embaixadas em África.

Setembro de 2001 - A Al-Qaida organiza os ataques de 11 de Setembro contras as torres do World Trade Center e contra o Pentágono, que causam mais de três mil mortos. Bin Laden é considerado o principal suspeito. Operações militares não permitem a captura de Bin Laden nas montanhas de Tora Bora, no Afeganistão. Consegue escapar para o Paquistão.

2002 - Operações norte-americanas intensificam-se no Afeganistão a partir de março, especialmente em zonas montanhosas onde se suspeita que possa estar Bin Laden. O líder da Al-Qaida mantém-se inicialmente fora dos holofotes mas, mais tarde, envia duas gravações à televisão Al Jazeera com mensagens que os Estados Unidos consideram ser genuínas.

2003 - Bin Laden pede aos muçulmanos em todo o mundo para que se unam numa "abençoada e agradecida 'jihad'".

2004 - A 04 de janeiro, a Al Jazeera volta a transmitir uma gravação áudio que a CIA confirma ser de Bin Laden. Nesse gravação, o líder da Al-Qaida considera que a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos é o começo de uma ocupação de todo o Golfo Pérsico para o controlo das reservas petrolíferas.

Março de 2004 - Responsáveis militares dos EUA explicam que as forças no Afeganistão vão intensificar operações próximo da fronteira com o Paquistão para procurar membros da Al-Qaida, incluindo Bin Laden.

A Câmara dos Representes vota unanimemente, a 18 de Março, para aumentar a recompensa pela captura de Bin Laden para os 50 milhões de dólares.

2009 - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Graves, não tem informação "segura" de onde se encontra Bin Laden "há vários anos".

2011 - Unidades de operações especiais da marinha norte-americana matam Bin Laden numa operação especial em Abbottabad, nos arredores da capital paquistanesa de Islamabad.

In DN

Shocked

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty VÍDEO: TV mostra imagens da casa onde Bin Laden foi morto após o ataque

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 10:37 am

.
VÍDEO: TV mostra imagens da casa onde Bin Laden foi morto após o ataque

por DN.pt
Hoje

As imagens são da cadeia de televisão norte-americana ABC e mostram o interior da casa após o ataque.


In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Corpo de Bin Laden identificado com recurso ao cérebro da irmã

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 10:43 am

.
Corpo de Bin Laden identificado com recurso ao cérebro da irmã

por DN.pt
Hoje

A notícia é avançada pela edição on-line do jornal inglês "The Telegraph".

O corpo de Bin Laden foi identificado e confirmado pelas autoridades norte-americanas comparando amostras do seu ADN com outras retiradas do cérebro da sua irmã.

Há uns anos, o FBI ficou com a custódia do corpo de uma irmã do líder da Al Qaieda, que morreu em Boston, mas cujo nome nunca foi revelado. O objectivo era precisamente o de um dia, caso Bin Laden fosse capturado, poder ser possível comparar o ADN e identificar o líder da Al Qaieda.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Ayman al-Zawahiri pode suceder a Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 10:55 am

.
Ayman al-Zawahiri pode suceder a Bin Laden

Hoje

Al Qaeda Ng1517393

A Al-Qaeda, organização terrorista fundada por Bin Laden em 1988, conta ainda com vários líderes que podem assumir a sucessão.

Na cabeça da lista está Ayman al-Zawahiri. Saiba quem são os 10 membros do grupo mais procurados pelos serviços de inteligência ocidentais.

- Ayman al-Zawahiri: braço direito de Bin Laden e co-fundador da Al-Qaeda. Médico egípcio de 60 anos, foi um dos pilares do grupo egípcio Jihad Islâmica antes de conhecer Osama Bin Laden no Afeganistão. Atraiu vários militantes e organizou a Al-Qaeda. Assim como Bin Laden, a recompensa oferecida pela sua captura é de 25 milhões de dólares.

- Saif al-Adel: egípcio, cerca de 50 anos, é o suposto líder do braço militar da Al-Qaeda. É acusado de participação nos atentados contra as embaixadas americanas de Nairóbi e Dar es Salaam em 1998. A recompensa pela sua captura é de cinco milhões de dólares.

- An War al-Aulaqi: imã radical de 39 anos, de dupla nacionalidade americana e iemenita. Não integra a Al-Qaeda formalmente, mas apoia as suas ideias e convoca a jihad pela Internet, onde tem granda influência. Em Dezembro, o secretário americano da Justiça, Eric Holder, disse que al-Aulaqi representa uma ameaça tão grande comio Bin Laden.

- Fasul Abdulah Mohamed: oriundo das Ilhas Comores, com cerca de 40 anos, é o suposto chefe das redes da Al-Qeda no leste da África. Também estaria envolvido nos atentados de 1998 no Quénia e na Tanzânia e funcionaria como contacto dos islamitas somalis. Figura na lista de terroristas procurados pelo FBI desde a sua primeira publicação, em Outubro de 2001.

- Adam Yahiye Gadahn: cidadão americano, de 32 anos, convertido ao islamismo. Discursa frequentemente na Internet em árabe e inglês para pregar a jihad contra Israel e os Estados Unidos. Os americanos procuram-no por traição e por suposta participação em actos terroristas com a Al-Qaeda.

- Suleiman Abu Ghaith: imã kuwaitiano de 46 anos que foi proibido de pregar no seu país pelo tom radical dos seus sermões. Juntou-se a Bin Laden em 2000. Desde então, tornou-se um dos principais porta-vozes da Al-Qaeda.

- Fahd Mohamed Ahmed Al Quso: iemenita de 37 anos, acusado de ser um dos organizadores do atentado contra o "USS Cole", que matou 17 americanos em 2000. Detido no Iémen entre 2002 e 2007, suspeita-se que se tenha unido posteriormente às fileiras da Al-Qaeda na Península Islâmica.

- Abdullah Ahmed Abdullah: egípcio de aproximadamente 50 anos. Suspeita-se que tenha ajudado Saif Al Adel na implantação e organização da Al-Qaeda no leste da África. Também integra a primeira lista do FBI, com uma recompensa de cinco milhões de dólares.

- Nazih Abdul Hamed Nabih al Ruqai: líbio, de 47 anos, ex-refugiado político na Grã-Bretanha. Também é suspeito de ter participado dos atentados de África em 1998.

- Ali Said Ben Ali el Hurie: saudita de 46 anos. É acusado de ter participado do atentado de Junho de 1996 contra as torres Jobar, em Dahran (Arábia Saudita), que causou a morte de 19 militares americanos. A recompensa pela sua captura é de cinco milhões de dólares.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Conheça os detalhes da operação que levou à captura de Bin Laden

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 02, 2011 11:21 am

.
Conheça os detalhes da operação que levou à captura de Bin Laden

por DN.PT e Lusa
Hoje

O ataque à casa de Bin Laden foi feito pelos SEALS. Participaram 20 soldados e a operação durou 40 minutos. As pistas surgiram há vários anos com um interrogatório em Guantánamo. O líder da Al Qaeda foi surpreendido com a operação montada pelos soldados americanos pertencentes aos SEALS.

A operação começou com quatro helicópteros a sobrevoar a casa situada em Abbottabad, a 60 quilómetros da capital do Paquistão. Imediatamente, 20 soldados, com explosivos de mão e equipados com meios de visão nocturna iniciaram o ataque.

De acordo com a cadeia de televisão Fox, os soldados deram a oportunidade a Bin Laden para se render antes de o alvejarem com um tiro na cabeça. Mas um oficial das forças que intervieram na operação já veio dizer que se tratava de "uma operação para matar" e que nunca ouve ordens para capturar Bin Laden. Nesta operação morreu um filho de Bin Laden, uma mulher usada como escudo humano no tiroteio, um mensageiro e o seu irmão.

Entre as forças norte-americanas não existiram baixas, apesar de um helicóptero ter sido atingido. De acordo com relatos dos meios de informação norte-americanos, o helicóptero terá sido posteriormente destruído pelos SEALS quando a tripulação já estava a salvo. A operação durou cerca de 40 minutos e os militares norte-americanos abandonaram o complexo de helicóptero, levando consigo o cadáver de Usama bin Laden que foi posteriormente lançado ao mar.

"Foi uma operação de precisão cirúrgica, realizada por uma equipa pequena, para minimizar danos em relação a civis presentes no complexo ou residentes em locais próximos", contaram algumas fontes.

Esta operação foi montada pelo Comando Conjunto de Operações Especiais e a CIA. E foi aprovada no sábado pelo presidente Obama, depois de ter tido a garantia de que era naquele local que Bin Laden se escondia.

Ainda segundo os meios de informação norte-americanos, a informação sobre o local onde Bin Laden se escondia já era conhecida das autoridades desde Agosto - o líder da Al Qeida deixou o refúgio nas montanhas para se instalar numa mansão de um milhão de dólares, oito vezes maior do que qualquer outra na região de Abbottabad.

O facto de se tratar de uma casa de luxo e não dispôr de Internet nem telefone motivou maior desconfiança, assim como o facto de estar protegida com muros duplos de seis metros de altura, vários seguranças e rodeada de arame farpado.

Apesar de contraditórias, algumas notícias apontam que os serviços de inteligência paquistaneses participaram na operação. Mas o ataque foi unicamente realizado pelos SEALS, um dos corpos de elite mais bem preparados do mundo e cujo lema é "a dor é temporal, o orgulho dura toda a vida".

Até à conclusão da operação, asseguraram fontes, os Estados Unidos não partilharam as informações com nenhum outro país, nem sequer com o Paquistão, por razões de segurança. "Era essencial para manter o segredo e a segurança da operação", disse uma das fontes, acrescentando que o governo norte-americano informou "a posteriori", imediatamente após a operação, o aliado paquistanês e outros aliados.

Mensageiro levou norte-americanos a líder da Al-Qaida

A operação norte-americana que levou à morte de Usama bin Laden foi preparada e realizada com "precisão cirúrgica", a partir de informações que permitiram localizar um mensageiro da confiança do líder da Al-Qaida, segundo responsáveis dos EUA.

Detidos na prisão norte-americana de Guantánamo deram aos interrogadores o pseudónimo desse mensageiro e disseram tratar-se de um protegido de Khalid Sheikh Mohammed, autor confesso do plano para cometer os atentados de 11 de Setembro de 2001, segundo responsáveis citados pela imprensa dos Estados Unidos.

O verdadeiro nome do mensageiro foi conhecido pelos serviços de informações norte-americanos há quatro anos, mas foram precisos mais dois anos para determinar em que região ele se movimentava e outros dois para o localizar num complexo em Abbotabad, cerca de 50 quilómetros a norte de Islamabad, o que ocorreu em Agosto de 2010. E foi a partir daqui que foi possível chegar a Bin Laden...

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Al Qaeda Empty Re: Al Qaeda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos