Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESTA A GRANDE VERDADE

Ir para baixo

ESTA A GRANDE VERDADE Empty ESTA A GRANDE VERDADE

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Dom Jun 15, 2008 3:56 pm

http://dn.sapo.pt/2008/06/15/editorial/governo_deve_agir_pode_limitarse_a_r.html





Governo deve agir, não pode limitar-se a reagir


No filme Manobras na Casa Branca, Robert de Niro faz o papel de um spin doctor consultado pelo presidente dos Estados Unidos da América que está numa situação embaraçosa e não sabe o que fazer. De Niro usou uma adivinha para aconselhar o presidente, perguntando-lhe:

- Sabe porque é que o cão abana a cauda?

E, face ao silêncio presidencial, deu-lhe a resposta:

- Porque é mais esperto que a cauda. Senão era a cauda que abanava o cão.

Este saboroso diálogo vem a propósito da forma como o primeiro-ministro tem lidado com a crescente contestação social, filha da escalada do preço do barril do petróleo.

Se analisada no dia-a-dia, a conduta de Sócrates é merecedora de elogios, pois tem sabido desarmadilhar os conflitos com pescadores e camionistas, sem nunca ceder no essencial.

Mas se apreciada em perspectiva, a actuação do Governo já não é tão louvável. Em vez de agir, limita-se a reagir, fazendo o papel de bombeiro que apaga diligentemente os fogos, um a um, mas começa a ficar sem braços e capacidade para acudir a todos os incêndios, que já estão a ser ateados por agricultores, taxistas, rebocadores e - pasme-se! - bombeiros.

Sócrates faria bem em equipar-se com um plano de choque de combate à crise, como está a fazer Zapatero, que vai tentar relançar a economia espanhola suprimindo impostos e devolvendo o IVA em 30 dias a todas as empresas.

O s portugueses esperam do Governo uma atitude pró-activa. Que aja, em vez de reagir. Que seja o cão que abana a cauda - e não o cão que é abanado pela cauda.



Os imigrantes têm toda a razão em levantar a voz contra a directiva comunitária que permite manter presos durante 18 meses cidadãos extracomunitários apanhados em situação irregular dentrio das fronteiras de União Europeia .

Uma directiva que permite a detenção de menores não é compatível com a generosidade da ideia da Europa. Deve ser repudiada por todos os que partilham Portugal como o espaço de vida e trabalho.

Como país de emigrantes, com cinco milhões de compatriotas espalhados pelas sete partidas do mundo, temos o dever de estar contra estas regras draconianas. O sangue novo vindo do leste, África ou Brasil tem vindo a fortalecer a nossa economia, contribuindo para evitar o colapso da Segurança Social e uma quebra signficativa da taxa de natalidade.

Num país em que pelo menos 5% dos residentes nasceram noutras paragens - dos quais dois, Deco e Pepe, estão na Suíça a engraxar o nosso orgulho por sermos portugueses - não podemos deixar de gritar o nosso não a uma directiva vergonhosa, bem como a toda e qualquer tentativa de fazer dos imigrantes os bodes expiatórios da crise que atingiu a Europa.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos