Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turquia adota política exterior mais agressiva

2 participantes

Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sex Set 09, 2011 11:38 pm

Turquia adota política exterior mais agressiva



Por MARC CHAMPION, de Istambul

A Turquia está sinalizando que pretende trocar a alardeada política externa de "nenhum problema com os vizinhos" por uma abordagem mais marcante, em sua tentativa de se transformar na principal potência política do Oriente Médio e norte da África.

A mudança, dizem analistas e diplomatas, pode desencadear conflitos com Israel e forçar Washington a ter de escolher entre seus aliados mais próximos na região.

Essa abordagem ficou evidente nas últimas semanas, quando o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou enviar a marinha do país em uma disputa com Israel, aprovou um bombardeio aéreo de peso contra rebeldes curdos no norte do Iraque e pressionou o Egito a deixá-lo fazer uma provocadora visita à Faixa de Gaza, controlada pelo grupo Hamas.

Um ministro do gabinete turco também ameaçou que a Turquia pode usar sua marinha para evitar que Chipre e Israel desenvolvam campos de gás natural em alto mar, sem o envolvimento da região norte de Chipre, que tem o apoio do governo turco.

Enlarge Image
TURKPOL
Close
TURKPOL
Reuters

O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, no centro, visita o mausoléu do fundador da Turquia moderna, Ataturk, com membros de seu novo gabinente, em Ancara, Turquia, em 13 de julho.

Na segunda-feira, Erdogan inicia uma série de visitas importantes ao Egito, Tunísia e Líbia — três campos de batalha centrais em meio à onda de revoluções populares que varreram o mundo árabe nos últimos 12 meses.

A Turquia não está trocando um poder suave por um mais rígido, diz Ibrahim Kalin, assessor do alto escalão de Erdogan, mas está usando um "poder inteligente" para recorrer à força quando necessário. "O poder suave ainda está lá", diz.

A Primavera Árabe forçou a Turquia a redesenhar sua política externa, dizem analistas e diplomatas, depois que as revoluções derrubaram os regimes do presidente da Síria, Bashar al-Assad, e do ditador da Líbia, Muamar Gadafi — parceiros da Turquia na abordagem "sem problemas" — e que por um tempo colocaram Ancara em conflito com o sentimento popular árabe.

A repressão conduzida por Assad também levou Ancara a uma competição mais direta com o aliado da Síria, o Irã, cujo regime foi cortejado assiduamente pela Turquia. Semana passada, Ancara concordou em sediar o radar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, para um sistema de mísseis de defesa apontado para o Irã.

Autoridades da Turquia avaliam que os movimentos no mundo árabe em 2011 podem destacar os pontos fortes do país como um modelo muçulmano de democracia. Eles dizem que a política de "nenhum problema" segue afinada com a Primavera Árabe, porque compartilha os mesmos valores dos rebeldes.

Os membros do governo agora se sentem prontos para fazer pressão com essas vantagens, durante a viagem de Erdogan na próxima semana. "Deixamos claro que nunca tivemos nenhuma intenção imperialista, mas existe uma demanda nas ruas [do mundo] arábe", disse Kalin em uma entrevista por telefone quinta-feira.

O quanto de liderança turca os líderes árabes irão aceitar ainda é uma questão em aberto. Erdogan pressionou bastante, por exemplo, para conseguir permissão de cruzar sua fronteira com Gaza, onde ele provavelmente seria recebido como um herói por sua oposição declarada à política de Israel. Até agora, o Egito parece ter recusado a autorização para a viagem.

Ainda há pouco sinais de que Israel irá ceder às ameaças e atender as exigências da Turquia, para que o país peça desculpas pela morte de nove pessoas que partiram no navio turco Mavi Marmara em direção à Gaza, em maio de 2010.

Nem Chipre parece estar com pressa de se comprometer com negociações para a reunificação, enquanto a Síria até o momento tem ignorado a pressão de Ancara por reformas, bem como de outras capitais. No Irã, o ex-ministro da Justiça, Ayatollah Hashemi Shahroudi, se queixou de que a Turquia estaria promovendo o "Islã liberal."

Mas, por enquanto, pesquisas sugerem que Erdogan é o líder mais popular do Oriente Médio.

(Colaboraram Joshua Mitnick, att Bradley e Jay Solomon)

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sex Set 09, 2011 11:40 pm

Mas, por enquanto, pesquisas sugerem que Erdogan é o líder mais popular do Oriente Médio.
era de prever ..porque Obama sem tomates para segurar os falcões em Israel perdeu parte das iniciativas para o medio Orienete

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 10, 2011 10:13 am

.
Essa abordagem ficou evidente nas últimas semanas, quando o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou enviar a marinha do país em uma disputa com Israel, aprovou um bombardeio aéreo de peso contra rebeldes curdos no norte do Iraque e pressionou o Egito a deixá-lo fazer uma provocadora visita à Faixa de Gaza, controlada pelo grupo Hamas.

Um ministro do gabinete turco também ameaçou que a Turquia pode usar sua marinha para evitar que Chipre e Israel desenvolvam campos de gás natural em alto mar, sem o envolvimento da região norte de Chipre, que tem o apoio do governo turco.

Depois... queixem-se à ONU da mais que certa dura resposta, que levarão...

A repressão conduzida por Assad também levou Ancara a uma competição mais direta com o aliado da Síria, o Irã, cujo regime foi cortejado assiduamente pela Turquia. Semana passada, Ancara concordou em sediar o radar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, para um sistema de mísseis de defesa apontado para o Irã.

Pois, pois, conta-me dessas, Erdogan...

Autoridades da Turquia avaliam que os movimentos no mundo árabe em 2011 podem destacar os pontos fortes do país como um modelo muçulmano de democracia. Eles dizem que a política de "nenhum problema" segue afinada com a Primavera Árabe, porque compartilha os mesmos valores dos rebeldes.

Os membros do governo agora se sentem prontos para fazer pressão com essas vantagens, durante a viagem de Erdogan na próxima semana. "Deixamos claro que nunca tivemos nenhuma intenção imperialista, mas existe uma demanda nas ruas [do mundo] arábe", disse Kalin em uma entrevista por telefone quinta-feira.

A UE e todo o Ocidente, que se cuidem... e bem!

Nem Chipre parece estar com pressa de se comprometer com negociações para a reunificação, enquanto a Síria até o momento tem ignorado a pressão de Ancara por reformas, bem como de outras capitais. No Irã, o ex-ministro da Justiça, Ayatollah Hashemi Shahroudi, se queixou de que a Turquia estaria promovendo o "Islã liberal."

Uma coisa, é o que Erdogan quer. Uma outra, muito diferente, é o que diz querer, mas parece que "não consegue levar ninguém no bico", a não ser os ferrenhos adeptos do anti-judeus e, por tabela, anti-ocidente...

Espero que a UE, tenha ao menos a clarividência de não meter no seu seio o "cavalo de Tróia", que a Turquia é!

Twisted Evil Twisted Evil




_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 10, 2011 10:18 am

So queria fazer uma pergunta
Uma só

Ha ou havera algum pais amigo de Israel
?????????????......
ja que os únicos que tinha um atacou-o em pleno mar e o Outro matou-lhe 6 policias
Em nome de que

ahhh ahhh mas tem os EUA

Poiz so que os EUA teem os seus interesses na zona
Petróleo ...tal como a arábia saudita
Só que
Isto ainda não rebentou tudo numa revolta colossal por causa da rivalidade sunita xiita

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 10, 2011 10:29 am

.
Isto ainda não rebentou tudo numa revolta colossal por causa da rivalidade sunita xiita

Ora explique lá isso e muito bem, sff...

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 10, 2011 10:34 am

Joao Ruiz escreveu:.
Isto ainda não rebentou tudo numa revolta colossal por causa da rivalidade sunita xiita

Ora explique lá isso e muito bem, sff...

Laughing

A arabia saudita ate pediu a Israel para bombardear o Irao porque se o Irao tiver a Bomba H bye bye paises neutros
..cause de certeza que o Irao tem ja a bomba
??????????????????????????????????????????????????????????????
Cheira-me que a Correia do Norte com menos recursos a obteve mais facilmente
mas
na minha de nada vale ou valera

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 10, 2011 10:47 am

.
Não fuja com o dito à seringa. Isso nada diz sobre a sua douta afirmação

Isto ainda não rebentou tudo numa revolta colossal por causa da rivalidade sunita xiita

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 10, 2011 10:49 am

Joao Ruiz escreveu:.
Não fuja com o dito à seringa. Isso nada diz sobre a sua douta afirmação

Isto ainda não rebentou tudo numa revolta colossal por causa da rivalidade sunita xiita

Twisted Evil

falei claro my friend

A arabia saudita ate pediu a Israel para bombardear o Irao porque se o Irao tiver a Bomba H bye bye paises neutros
..cause de certeza que o Irao tem ja a bomba
??????????????????????????????????????????????????????????????
Cheira-me que a Correia do Norte com menos recursos a obteve mais facilmente
mas
na minha de nada vale ou valera


_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 10, 2011 10:59 am

.
Falou muito escuro, porque não sabe como sair dessa, mas eu vou ser muito claro - onde entra a guerra xiita/sunita nisto?!

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 10, 2011 11:05 am

Joao Ruiz escreveu:.
Falou muito escuro, porque não sabe como sair dessa, mas eu vou ser muito claro - onde entra a guerra xiita/sunita nisto?!

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Joao esta a entrar comigo carago
Irao e Iraque comeram-se uns aos outro numa guerra suicida
O Irao é xiita e no Iraque o Sul comunga do mesmo ...a Jordanioa é sunita ...a arabia saudita sunita

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 10, 2011 11:21 am

.
Não estou a entrar nem a sair. So que essa luta não se estende à palestina, onde os fundamentos religiosos são outros, como aliás é fácil de ver, lendo o que se segue:

De Jerusalém a Meca – Disputa Irã-Sauditas é mais importante do que Israel-Palestina?
@gugachacra

O centro dos conflitos no Oriente Médio não está em Jerusalém, como muitos afirmam. Verdade, a resolução da questão israelense-palestina seria uma das maiores conquistas da nossa geração. Mas guerras continuariam existindo naquela região, ainda que não envolvessem Israel e os palestinos.

Como escrevi diversas vezes, a mais violenta guerra da história do Oriente Médio no último século foi entre o Irã e o Iraque (década de 1980). Além disso, a última vez que Israel combateu um Exército nacional foi em 1973, já que não houve revide aos ataques de Saddam Hussein na Guerra do Golfo (1991). No Líbano e nos territórios palestinos, os israelenses sempre enfrentaram milícias.

O verdadeiro centro “simbólico” das guerras no Oriente Médio é Meca. Esta cidade, sagrada para os muçulmanos, está e continuará sob domínio dos sunitas. Este não é um problema e os xiitas aceitam com reservas. O problema está, quer queira quer não, em uma disputa geopolítica entre o Irã e a Arábia Saudita. Este embate entre os dois gigantes do petróleo não segue exatamente as linhas sunitas-xiitas ou árabes-persas.

Os países envolvidos são o Líbano, Iraque, Bahrein, Yemen e os territórios palestinos. E os iranianos parecem estar em vantagem em Beirute, Bagdá e Gaza. O cenário é favorável aos sauditas em Sanaã e Ramallah, mas pode pender para Teerã em Manama. Temendo que esta “guerra fria” esquente em seu próprio território, a Arábia Saudita já começou a intervir em Bahrein. No lado saudita da fronteira, há uma minoria xiita disposta a se levantar contra a monarquia dos Saud.

Amanhã (ou algum dia nesta semana), contarei a história de como os sauditas (e os EUA) perderam o Iraque para o Irã, e o Líbano, para a Síria.

E pediria aos leitores que parassem de se agredir e mesmo de me ameaçar. Não é fácil monitorar um blog que trata de assuntos de Oriente Médio. Discordem, critiquem, mostrem onde o outro lado e, inclusive, me convençam quando estiver errado. Mas isso não implica odiar outro comentarista ou este jornalista. E, para completar, opinião do leitor é do leitor, não minha. Existem as regras em vermelho. Se passar algo, por favor, basta me escrever apontando o horário e o nome do comentarista responsável. E, por favor, sem comentários em maiúsculas ou inglês, a não ser quando reproduzirem um artigo. Este blog é em português. O uso de minúsculas ajuda o entendimento

Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

O jornalista Gustavo Chacra, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, é correspondente de “O Estado de S. Paulo” em Nova York. Já fez reportagens do Líbano, Israel, Síria, Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Egito, Turquia, Omã, Emirados Árabes, Yemen e Chipre quando era correspondente do jornal no Oriente Médio. Participou da cobertura da Guerra de Gaza, Crise em Honduras, Crise Econômica nos EUA e na Argentina, Guerra no Líbano, Terremoto no Haiti e crescimento da Al Qaeda no Yemen. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Este blog foi vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2009, empatado com o blogueiro Ariel Palacios

Gustavo Chacra


queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 10, 2011 11:34 am

Joao Ruiz
Hoje mesmo vou a festa de anos de um Sobrinho que puto agarrou na mochila e dólares e foi ate ao Irão e depois esticou a viagem ate Goa
Nunca percebi as razoes para ja que os pais ficaram em pulgas com a ausência do Filho
Como estudante andou de autocarro (n baratissimo ) dormia em lares e conviveu com o povo
Nao viu miseria e sobre fanatismo eles aceitam todas as religiões so e apenas não aceitam laicos ( eu tava P****
Cumprimentam-se com a mao ** porque a outra *****
A pior ofensa é mostrar a sola do sapato
Os miranetes berram logo de manhãzinha ja parece o galo que berra perto das cavalariça como é estúpido nao destinge o Holofote da luz solar

Como veem nas misses e Noivas tenho tido o cuidado de mostrar todas as tendências ja que o vagueando e ecuménico ...alias nasci no medo e panico dos comunistas e gente do Leste
Era mesmo a matar o terror Salazaento
Depois eles vieram e são gente como nós e aqui no palácio já nasceram Ucranianos Portugueses
Em toda a Rússia temos ja leitores dedicados deste forum como na Ucrânia

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Turquia adota política exterior mais agressiva Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Turquia adota política exterior mais agressiva Empty Re: Turquia adota política exterior mais agressiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos