Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hesitações sobre o destino de Jerusalém

Ir para baixo

Hesitações sobre o destino de Jerusalém Empty Hesitações sobre o destino de Jerusalém

Mensagem por Vitor mango Qua Set 28, 2011 5:56 am

Hesitações sobre o destino de Jerusalém
Governo de Netanyahu "sem consenso" no plano do Quarteto para negociações com palestinianos

28.09.2011 - 09:50 Por PÚBLICO
.

O plano do Quarteto foi apresentando pouco após os palestinianos terem entregado a sua petição formal de adesão à ONU O plano do Quarteto foi apresentando pouco após os palestinianos terem entregado a sua petição formal de adesão à ONU (Jorge Cabrera/Reuters)

O Governo israelita não chegou ainda a uma decisão consensual sobre a proposta do Quarteto para o Médio Oriente para que sejam iniciadas negociações directas de paz entre israelitas e palestinianos no prazo de um mês, visando a formação de um Estado palestiniano em 2012.


Apesar da pressão exercida pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, numa reunião ontem que se prolongou pela madrugada dentro, com o seu núcleo duro ministerial, não houve entendimento para dar luz verde ao plano, avança o diário Haaretz na sua edição online.

O diário espanhol El Mundo diz, porém, que o Executivo israelita manifestou o seu "apoio" àquela proposta, sustentando que tal foi dito por Netanyahu, no final da reunião.

Poucas horas antes, numa entrevista à Rádio Militar, o vice-primeiro-ministro israelita Sylvan Shalom já o sugeria: “A nossa resposta vai ser muito seguramente positiva”, afirmou, ecoando a sinalização de acordo já dada pessoalmente pelo primeiro-ministro no sábado.

O plano do Quarteto foi apresentando pouco após os palestinianos terem entregado a sua petição formal de adesão às Nações Unidas como membro de pleno direito, com o grupo (formado por Estados Unidos, União Europeia, Rússia e Nações Unidas) a instar de imediato as duas partes a relançarem as negociações directas dentro de um mês. Segundo esta proposta, as conversações deverão estar terminadas no prazo máximo de um ano, permitindo a criação de um Estado palestiniano ainda em 2012.

Shalom alertou porém já para algumas hesitações: o facto de ser esperado um acordo dentro de um ano e que nos próximos três meses sejam firmados entendimentos definitivos sobre as questões de fronteiras e segurança “sem saber o que passará em relação a todos os outros aspectos, incluindo o destino de Jerusalém” – que os palestinianos querem como capital do seu futuro país, mas de que os israelitas recusam abrir mão.


Notícia corrigida às 12h20

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Hesitações sobre o destino de Jerusalém Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118212

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos